Na conjuntura atual, é possível montar um PC razoável com uns 3k?

Estou sofrendo há anos com um notebook positivo bem ruinzão que recentemente tem dado tela azul por esquentar. Queria algo com desempenho satisfatório, mas nada muito potente, só jogo joguinho pixelado tipo Stardew Valley, Terraria, Don’t Starve Together e no máximo LoL, então não precisa ser O pc gamer. Alguém comentou comigo que se não for colocar placa de vídeo é melhor ir de notebook mesmo. Uma das vantagens do PC é poder dar upgrades depois. O que vocês acham? Dá pra montar algo mais ou menos nesse valor? Ouvi dizer que os Ryzen com final g têm processador gráfico até razoável. Ou seria melhor pegar um notebook com um i5 das gerações mais recentes?

Depende… Ryzen 5 3400G tá bem escasso… e os scalpers estão vendendo ele à 1.8k+…
Mas pelo mesmo preço dá para pegar o Ryzen 5 1600 AF e uma placa de vídeo ±… (Mas eu sinceramente não pagaria 1300 numa GTX 750Ti, como o povo anda pedindo…)

Acho que compensaria, se possivel, tu esticar um pouco esse valor para uns 4k e pegar um Ryzen 5 3500U. Ex.: Notebook ASUS AMD Ryzen 5 3500U, 8GB, 256GB SSD, 15.6´, Windows 10 Home, Cinza - M515DA-EJ502T | KaBuM! (unico ruim desse note é que só tem 1 slot de RAM, aka: single channel)

1 curtida

Dias atrás eu vi um notebook, acho que Samsung, por menos de 4k com i5 10ª geração. Esse Ryzen 5 equivale a qual i? Eu entendo muito pouco de hardware assim.

1 curtida

Os video onboard dos Intel são bem, e para não usar palavra de baixo calão, tristes. (pelo menos enquanto a Intel não libera a GPU deles)

Como tu mencionou que queria jogar algumas coisas, sei lá se é uma boa idéia se o note não tiver uma placa de video offboard no caso de Intel. (No caso de video onboard, a GeForce MX 330 tem um desempenho parecido ao de uma GTX 650 Ti, placa de 2010)

Apesar do Ryzen 5 3500U ser mais antigo, ele até que é bem competente.

1 curtida

tenho esse asus, pegamos na magalu mes passado por 3400, roda tudo bem, nessa faixa de preço n dá p achar nada melhor, o bom é que esse tem tela full hd, q anda meio dificil encontrar em notebooks dessa faixa de preço

2 curtidas

Provavelmente foi o Samsung Book X40 que estava saindo por R$ 3.050 (com cupom de R$ 600 de desconto). Acabei indicando a compra para meu irmão colocar em seu consultório por ter um processador i5-10210U (baixo consumo), GeForce MX110 de 2GB, 8GB de RAM e um HDD de 1TB, porém, com slot de expansão para ambos. Com pouco mais de R$ 600 ele conseguiria colocar um pente de RAM extra e um SSD de capacidade média e deixar uma máquina decente.

1 curtida

A 11ª geração da Intel para notebooks vem com a Iris Xe, que tá muito melhor que as (U)HD Graphics das gerações anteriores.

Para comparação, a variante com 80 EUs (encontrada nos i5-11xxG7) tá no mesmo patamar da Vega 8 dos Ryzen mais recentes, enquanto a variante com 96 EUs (encontrada nos i7-11xxG7) supera a Vega 8 e se aproxima bastante da MX 350.

Já tem alguns notebooks da Dell com a 11ª geração à venda por aqui. Semana passada encontrei um modelo com i5-1135G7, 8 GB de RAM e 256 GB de SSD por 4 mil…

1 curtida

Eu estou “encucado” sobre a Iris Xe
Estava pesquisando sobre o Dell 5402 (com o i5-1135G7) e não sei se pego ele ou algum notebook mais barato com Ryzen 5
Tenho como prioridade o desempenho, mas gosto de alguns requintes do notebook da Dell (Parte do chassi em alumínio e teclado retroiluminado).
Minha dúvida é: será que vale a pena pegar o Dell na faixa dos 4500-4800?

Não vale. Nessa faixa de preço você já encontra especificações melhores na concorrência…

1 curtida

Sim, sim, mas ele mencionou a décima geração, não a décima primeira. (no caso, nem lembrava que a décima primeira já tinha o Iris)

Apesar de eu detestar a politica de mimimi da Intel, é bom saber que a Intel está evoluindo nesse quisito.
Mas é dificil acreditar nas resenhas que eu tenho visto. Várias o Ryzen 4800U dá um show, várias o 1186G7 dá um show e não há muito um consenso… Queria achar uma resenha que tenha sido feita enquanto a temperatura/consumo dos processadores fosse mantida sob controle.

Tu tem de ver se não encontra nada melhor na concorrência, mas Dell geralmente tem um hardware decente à um preço indecente.

1 curtida

O que vi era o X30 e um outro que já tinha a tal da Íris Xe, mas esse eu nem lembro mais qual era. Pelas configs esse aí pareceu ser uma promoção boa.

Acho que foi esse preço mesmo que vi, até fiquei tentado, mas não sabia muito a respeito e estava pensando a possibilidade de montar um desktop, deixei passar.

1 curtida

Entre uns 3 a 4k, considerando também os acima de 4k que podem entrar em alguma promoção, recomendam alguns modelos pra ficar de olho?

1 curtida

Olhando aqui, vi que o samsung book (se eu não me engano x45) está por um preço muito mais razoável

1 curtida

Mas tem tudo que tu achou interessante no Dell? Construção do note é boa?

Olha, a construção é em alumínio, ele tem teclado retroiluminado e leitor de impressão digital (apesar de dizerem nos reviews que é bem mais ou menos) e é tem modelo de 14 polegadas.

Considerando apenas o processador, ele parece não valer muito a pena… Mas nessa faixa de preço ele é o único com construção melhorzinha e teclado retroiluminado.

O preço dele varia entre 4500-5600, mas atualmente o mais barato é no site da Dell.

Como alternativa também tem o Vostro 5402, que é o mesmo notebook, só que na cor preta, com uma RJ-45 e com windows 10 pro. Esse só no site da Dell custando 5500…

Me referia no Samsung que tu tinha achado.

Para a faixa de preço (considerando Bra$il 2021) ele se equipara com os seus concorrentes, em alguns pontos até se sobressaindo (levando em consideração o aspire 3 e 5 com tela HD :face_vomiting:).

ECA. Aspire 3/5 tem construção em plástico de qualidade bem meh… só se tu for ultra cuidadoso… caso contrário tu termina com dois notebook em 2 tempos…

Meu s145 (comprado antes da pandemia por um valor totalmente razoável) com 1 ano e meio tá com as bordas da superfície lisa com a tinta saindo.

Depois dele, só notebook com plástico fosco e de boa qualidade, ou alumínio.