Olá, pessoal. Como alguns sabem, meu antigo Galaxy Note10+ deu problema e fiz a troca pro flagship mais atual da Samsung. Neste tópico, conto a vocês um pouco da minha experiência com ele após 1 mês de uso.
A começar pelo design. Eu, particularmente, preferia o design do Note10+. Na minha opinião é o aparelho mais bonito que eu já vi. Sim, pra mim é muito mais bonito que o aclamado S10 (eu prefiro aparelhos quadrados). Muito bem construído, o único ponto negativo sendo o material da carcaça, que é cromado e se desgasta com o tempo.
A posição dos botões e S Pen também me pegou no S24U. Eu costumo segurar o celular mais com a mão esquerda, e mexer nos botões no lado esquerdo do Note10+ era mais cômodo, além de puxar a S Pen, que ficava no lado inferior direito. Ainda não me acostumei com essa mudança.
A tela curva era algo que enchia os olhos. Parecia que a tela transbordava. Os toques acidentais, que aconteciam algumas vezes, não era algo que me incomodava tanto. Muito pelo contrário, era muito mais fácil a navegação, uma vez que eu uso bastante o painel Edge e a navegação por gestos laterais configurados pelo Good Lock. No S24U é um pouco mais difícil. Já me pequei tendo que arrastar o dedo na lateral umas 3 vezes pra executar a ação.
No entanto, a tecnologia antirreflexo do S24U, o pico de brilho maior e a taxa de atualização de 120hz equilibram bem a comparação. Mas, não sei porque, eu gostava mais da tela do Note10+. Eu creio que seja por causa da tela curva mesmo. Agora, parece que estou segurando um aparelho convencional, sem nenhum diferencial.
Sobre a construção em si, o titânio do S24U me parece deixar o aparelho sólido e resistente, além da pegada ser mais firme. Nesse caso, ponto pro atual. No entanto, é perceptível a diferença de peso e espessura. O S24U é bem mais pesado e espesso e deu pra sentir a diferença considerável. Talvez com o tempo eu me acostume.
Sobre as câmeras, sem comentários. É um salto de 5 anos. Ela é melhor em todos os quesitos.
Agora vem a parte que posso dizer que me incomoda um pouco com o novo sistema. Começando com o Modo Não Perturbe que não silencia as vibrações. Eu tive que desativá-las manualmente em vários apps, porque o que deveria silenciar literalmente todo tipo de som no aparelho não faz sua função. Não sei se tem a ver com alguma configuração diferente na One UI 6.1, mas no Note10+ quando eu ativava o Não Perturbe até as vibrações eram silenciadas. Todas, sem exceção.
Outra coisa que me incomoda é ter que tocar no OK, quando se digita o PIN do aparelho. Pesquisei no fórum da Samsung e vi que é algo que ela mudou na One UI 6. Não tem como dispensar o “OK” da senha, a menos que você a configure com 6 dígitos, aí o desbloqueio é automático. Achei nada conveniente. Deveriam voltar com essa opção.
A Rotina da câmera não é tão eficiente. Eu configurei, desde o Note10+, pra ativar o Não Perturbe toda vez que eu abro a câmera. Não gosto daquele som da foto. No entanto, No S24U, algumas vezes ele não reconhece quando saio do app da câmera e simplesmente mantém o silencioso. Eu tenho que abrir a multitarefa e fechar o app da câmera, pra ele desligar. Um pouco chato isso. Talvez o Routines não tá conseguindo reconhecer quando a câmera fica em segundo plano.
A Central de Ações. Já falei aqui na Comunidade que odiei essa Applerização que a Samsung tá fazendo no seu sistema. Preferia muito mais a antiga, em que eu conseguia alcançar os ícones com uma mão só. Essa filosofia de design Form over Function, que a Apple sempre adotou no iOS, é uma das piores que existem, e agora a Samsung tá jogando fora o Function over Form que seu sistema tinha. Lamentável essa mudança.
Sobre as notificações. Eu tenho percebido que algumas, que deveriam ser fixas até que eu as desative, ou complete uma tarefa, como as do app Keep Screen On e To-Do, não são fixas. Elas saem com um swap. Não sei se é uma configuração do próprio app (já procurei e não achei) ou do sistema, que não permite mais notificações assim. É bem provável que seja a segunda opção, pois eu consigo tirar a notificação chata do correio de voz com um swap também.
O Always On Display agora tem ajuste de brilho automático. Antes eu poderia configura-lo para deixar no brilho máximo o tempo todo. Agora ele faz o ajuste de brilho de forma automática. Sendo assim, se ele estiver no bolso ou num ambiente escuro, ele reduz o brilho, e aumenta automaticamente assim que há uma mudança de luminosidade. Achei a mudança bem-vinda.
Sobre a bateria, só elogios. Dura o dia todo com uso intenso de 80% a 20%. Eu demorei um pouco pra me acostumar com a rotina de autonomia nova e, no começo, sempre que chegava em 50% eu colocava o S24U pra carregar, pois o Note10+ já durava muito pouco, afinal, eram 5 anos de uso total (3 e meio na minha mão e 1 e meio com o antigo dono) e nunca tinha trocado a bateria.
No mais, a performance é consideravelmente melhor, óbvio, mas no geral não me senti como se tivesse feito uma das mudanças significativas com um celular, pois o Note10+ me atendia bem, tendo como ponto negativo praticamente a bateria (que poderia ser trocada). Estava nos meus planos ainda passar mais 1 ou 2 anos com ele, muito embora ele não recebesse mais atualizações.
O que eu posso concluir disso é o seguinte: ainda bem que a Samsung prometeu 7 anos de atualizações pra esse aparelho, pois é justamente o tempo que eu pretendo ficar com ele, e não o trocarei, a menos que (Deus queira que não) aconteça um imprevisto tal como aconteceu com o Note10+. Se eu não notei um bambambam na mudança de um aparelho de 5 anos atrás pra hoje, além das melhorias óbvias, quem dirá daqui pra frente.