Vish, já vem a reca de navegadores feios. Se não fosse o chrome até hoje tínhamos aquelas coisas feias. Google pode até parecer um monopólio, mas ela ao menos faz um trabalho direito.
Jovem gafanhoto, em um passado remoto, antes do Chrome a Microsoft dominava o segmento de browsers com o Internet Explorer.
Ele era horrível e engessou a internet e seu desenvolvimento por anos, pois a Microsoft queria moldar toda a internet de acordo com sua vontade.
Com a chegada do Netscape o negócio começou a mudar e a Microsoft voltou a atualizar o IE e a internet voltou a se desenvolver normalmente.
Deixar o Chrome como único no mercado vai voltar esse contexto.
O Google não parece, ele é. E que raios é um “navegador feio” e “aquelas coisas feias”?!
ele deve esta falando daqueles toolbar e navegadores que metade da pagina era opções como era nos IE antigos
Acho que o Safari engessa mais o mercado de navegadores que o Chrome. Pois o Chrome lança várias coisas, as vezes até o Firefox se une ao Chrome por um bem em comum, mas o Safari parece atrasado e limitado.
E vale lembrar que no iOS todos os navegadores são na verdade uma versão customizada do Safari.
vai acabar a mamata do firefox
vai acabar é o firefox mesmo
Sim, mas não é o caso, o Chrome não é o único do mercado.
Sim. Eu usava o Opera antes do Chromium e a navegação era feia e quadrada, parecia página dos anos 90.
Netscape é anterior ao IE. Era o navegador mais utilizado entre 94 e 98/99, quando o IE, que já vinha instalado no Windows, numa época de início da popularização da Internet, ganhou terreno pela comodidade de não ter que baixar nada.
Mas quem matou a dominância do IE foi o Chrome.
O Firefox teve uma época onde cresceu em market share mas nunca chegou ao topo. O restante, como o Opera, eram de nicho.
Qual a significância do SAFARI no mercado para engessar algo ?? heheheh
O Safari não tem a mínima relevância nas outras plataformas, a não ser no Mac e iPhone, ninguém usa Safari no Windows, no Linux, no Android, nas Tvs, nos videogames, em lugar algum.
O Safari é excelente no iPhone, no celular, faz tudo que precisa, abas, navegação anônima, recursos de leitura, ditado, coisas de smartphone, já no Laptop e Desktop, nem no MAC o povo usa, o Firefox rola muito melhor.
Até uns 15 anos atrás, eu ainda tinha e usava o BOOKMARK.HTM do Netscape, ou seja o arquivo de FAVORITOS. Fui migrando entre navegadores, valia ouro pra mim e passei a usar direto no no Firefox o recurso de sincronizar FAVORITOS na nuvem, tinha uma extensão que agora não lembro o nome, ótima… mas isso morreu, quem tanto precisa de favoritos, quem tanto navega em site ? Eu tenho uma duzia e deu, é aquilo lá, a Internet mudou, os navegadores como um todo perderam muito sua significância…
O problema é que boa parte (se não a maioria) dos outros navegadores do mercado usam o mesmo motor do Chrome, que não é muito diferente da situação que tinhamos na época que o IE dominava o segmeno de browsers.
O monopólio, e os problemas que isso causa, são diferentes no caso do IE e do Chrome. Não vejo a coisa assim tão simplista.
IE era empurrado junto com o Windows numa época em que não havia muitos concorrentes (ou não eram tão conhecidos, o que acabava implicando também na compatibilidade com os sites, ou seja, na experiência do consumidor).
Então veio o Firefox, mais rápido, relativamente bem compatível com o que existia até então, o que tornou uma alternativa viável e conseguiu quebrar esse monopólio.
Depois veio o Chrome, era ainda mais rápido que os demais concorrentes IE e Firefox, tinha o peso da marca da já mundialmente famosa Google e era sim mais bem acabado visualmente, como o colega ali falou, tanto que a concorrência correu atrás de uma interface mais minimalista depois que o Chrome fez sucesso (adeus, toolbars inúteis).
Então apenas dizer que a situação hoje é semelhante à do passado com o IE não faz muito sentido. O IE foi abandonado por ser uma carniça, o consumidor usava até então pois era o que tinha, a participação do IE crescia na mesma medida que os PCs e a Internet se popularizaram, e essa massa nova de usuários não conhecia o Netscape, que foi o que fez a participação deste cair na primeira “guerra dos browsers” porque foi diluindo, diluindo, até perder a significância.
O Chrome tornou-se um monopólio quando já havia o peso da concorrência do Firefox e do IE. Ele superava as deficiências dos dois e entregava uma experiência melhor ao usuário médio.
Então enquanto não houver algo que jusfique para o consumidor médio uma troca de browser, ele não vai trocar. A experiência prestada pelo Chrome já é muito boa. O consumidor médio está pouco ligando se o monopólio faz bem ou mal desde quando ele abre o programa, acessa o site sem problemas e isso não trava o seu equipamento.
O Chrome é mais usado porque é melhor, ou é melhor porque é mais usado? Antes, realmente, tinham muitas diferenças de um navegador pro outro. Hoje eu acho que dentre os dominantes do mercado, tem pouquissima diferença e muita firula.
Acho que as pessoas são meio cegas de colocar o Chrome num patamar tão superior. Eu uso no meu computador corporativo pq integra com minha conta do Google e faz sentido nesse contexto, em casa não uso pq consome muita RAM e não compensa, e sinceramente, não faz diferença nenhuma. Inclusive eu tbm preferi trocar meu buscador pq acho até invasivo o tanto de anúncio bizarramente direcionado e isso melhorou muito.
eu usei netscape no w 3.11. era ruim c ele, pior sem ele… se desse alt+tab, parava tudo e só a janela atual é q rodava.
o ie apareceu no w95 e, na versão 4, aí começou a ficar legal! a multitarefa não era aquelas coisas…
As principais empresas de tecnologia são americanas e nos EUA mais de 50% das pessoas usam iPhone.
Eu me refiro que o Safari engessa as coisas pois o Chrome parece mais focado em evoluir e lançar coisas novas que o Safari. E como eu citei, o Safari impede a evolução dos navegadores no iPhone, pois todos precisam rodar em cima do Safari.
É difícil o Chrome lançar algo inovador para o desenvolvimento de sites se não for rodar no Safari, pois os desenvolvedores não vão perder tempo aplicando um novo recurso que não funciona em um dos principais navegadores do mercado.
Muitas pessoas usam o que já vem instalado e nem se preocupam em baixar outro.
Troca os nome por Microsoft e IE e vira exatamente minha bronca nos anos 90. A diferença é que o OSX e IOS são pinto frente aos milhões de Windows no PC e Android no iPhone. E o Safari é de longe menos ruim do que IE no Windows.
O maior impacto do Safari seria no IOS, mas falando sério, navegar na Web ??? No celular ??? Isso nunca aconteceu. Navegar na WWW é muito anos 90. Não vejo o navegador como app central do celular. Talvez no PC sim, mas no celular passa longe, do IR, bancos, gov.br, mercado livre, spotify, WhatsApp a tudo no celular é app. O navegador é as páginas tradicionais passam longe.