Montando PC para uso cotidiano e jogos

Oi, pessoal.

Um amigo e eu estamos montando um pc pra mim, sou jogador mais casual, nada muito intenso, Stardew Valley, LoL, não gosto de FPS, mas quero montar de forma que não precise ficar fazendo upgrade num futuro próximo. A configuração que chegamos foi a seguinte:

-Placa Mãe B450M Gigabyte
-AMD Ryzen 5 5500
-Memória Rise Mode Z 2x8GB 3200MHz DDR4 CL16
-Placa de video Radeon RX 6600 8GB
-Fonte Gigabyte p550w 550w 80plus Bronze
-SSD Kingston NVME 1TB Leitura 3500MB/s Gravação 2100MB/s
-Gabinete Gamer Rise Mode Glass 06X Mid Tower
-Water Cooler Rise Mode RGB 120mm
-Monitor Gamer Samsung 24 Full HD 75Hz IPS 5MS

O orçamento era 4k e passou um pouco conisderando os periféricos e os preços atuais. Monitor ainda está bem em aberto, eu queria IPS, mas dependendo VA também serve, nem sei se vou ver diferença.

Vocês fariam alguma alteração? Alguma sugestão?

Edit: fizemos algumas alterações pra comprar o máximo de peças possíveis em uma loja só.

Não tem como ir de 3060 não?

1 curtida

A gente cogitou, mas não justificaria muito pelo meu uso, oferecia mais do que o resto do hardware conseguiria aproveitar, além de beirar os 5mil, e eu ainda preciso comprar mesa.

Verifica se esse não é o módulo cujo CL16 é em 2133 ou 2666 e pula pra CL28 em 3200.

1 curtida

Eu joguei SV durante muito tempo em um 3400G FullHD e nunca tive nenhum gargalo.

Se é jogador de jogos neste mesmo estilo, eu faria diversas alterações pra equilibrar melhor e consequentemente ajudar no orçamento.

• Processador: trocar pra um 5600G. Desempenho bruto é a mesma coisa e ainda tem a placa de vídeo ligeiramente competente.
  • Water cooler 120mm: 3 pontos - 1. esse processador não precisa, 2. o desempenho/melhoria de um WC de 120mm é pífio e 3. um cooler à ar vai economizar o orçamento e/ou pode usar o valor que seria investido em ventoinhas pra melhorar o fluxo de ar interno.
  • SSD: em torno de 100 a 200 reais a mais você encontra opções com escrita 3x superiores, de 6000 MB/s.
  • Gabinete Rise Mode Glass: Ele pode ser lindo, porém é horrível, péssimo, extremamente desaconselhável, pois a frente é um vidro fechado. Aquelas ventoinhas (não inclusas) são apenas pra enfeite, não ajudam em nada. Uma opção na mesma faixa de preço e com um air flow muito superior seria o Pichau Apus (e ainda vem com 2 ventoinhas).
  • Fonte: MSI MAG A650BN, mesmo preço ou mais barata e com mais folga.
  • Placa de vídeo: Não pegaria nenhuma, já que o estilo de jogo não precisa tanto poder de fogo. E mais pra frente seria o único upgrade (e todo o restante já estará balanceado pra pegar uma placa melhor).

Só faltaria o gabinete pra pegar em outra loja. E o único upgrade seria a placa de vídeo, o que é muito simples de colocar.

2 curtidas

Estamos debatendo aqui sobre suas sugestões. Um dúvida: o aircooler que você colocou ali é se 180mm, mas o gabinete Apus suporta 160, daí pra instalar mesmo assim?

De fato, falha minha.
Esse air cooler foi apenas pra constar, não foi uma indicação direta. Pode pegar outro modelo que o gabinete comporte.
A única coisa é que esses processadores de 65W não precisam de soluções de refrigeração parrudas como os water coolers.

1 curtida

E eu também fico com pé atrás com water cooler, nao sou o mais sortudo do mundo pra brincar assim. Tava vendo a possibilidade de tirar a placa e pegar o R5 5600G pelo menos por enquanto. Vi um vídeo falando que desempenho de GPU com APU é menor do que com processador sem video integrado, é isso mesmo? Mas de qualquer forma, pensando bem, eu acho que gosto de ter esse backup da APU caso dê pau na GPU, porque nesee caso teria que desembolsar outra GPU cara ou pelo menos uma de entrada pra sequer usar o pc.

1 curtida

Eu tinha o 3400G e depois mudei pra esse 5600G, uso o PC pra trabalho e durante um bom tempo não tive placa de vídeo. Usava até o Davinci Resolve renderizando vídeo.
Claro, o desempenho nem se compara, mas essas APUs empurram razoavelmente bem. Acho que o ideal seria vc pesquisar no YouTube testes com os jogos que pretende jogar.

O 5600G é bastante similar em processamento bruto ao 5500, então você estará no mesmo patamar anterior.

A placa-mãe que coloquei, é unica e exclusivamente por causa dos dissipadores nos VRMs. Mesmo que não for fazer overclock, prefiro deixar esses componentes mais resfriados.

E sim, ter o vídeo como backup é ótimo para qualquer problema que dê na placa de vídeo, não inutiliza o PC enquanto não resolvê-lo.

1 curtida

Tira placa de video e troca o processador para 5600G, isso é mais que suficiente, ainda mais que pelos jogos que citou aí “LoL e Stardey Valley”, podem falar o que quiser mas digo pela experiência própria, uso 5600G sem placa de video, sou “jogador casual sem nada intenso” e não vejo necessidade da compra da placa de video faz mais de 1 ano, placa de video tem um preço considerável e você mal vai fazer proveito real. Lembrando que em um futuro caso ache necessidade é só comprar a placa, já que o processador é bom.

Investe mais em outras coisas, como na placa mãe por exemplo pega alguma versão gamer(asus tuf por exemplo), com melhor resfriamento, o modelo b450 ou b550 são suficientes.

Sobre o monitor vi esse samsung 24(t350) por aprox 600 no amazon, mas o mesmo monitor samsung t350 de 27 tava aprox. 800, recomendo a troca.

5600G costuma aparecer entre 800 e 900 no amazon, caso não ache melhor nas outras lojas.

Prefiro air cooler, vida útil mais longa, os water cooler mais baratos, a bomba tem a metade da vida útil da fan, mas os mais caros passa até 80 mil horas

Dos jogos que vc via jogar, placa de vídeo vai ser necessário? Se tu não pensa em comprar, faria o que faria o @PikaDasGalaxias falou e ir pegar uma placa intermédia em vez da entrada.

Eu discordo parcialmente. Não é lá tão ruim assim, certamente é menos eficiente com relação ao custo, mas funciona relativamente bem pra CPU menos parrudo. Principalmente se tu quiser um ambiente menos ruidoso. Mas se a idéia é só economizar, melhor deixar o stock cooler e aceitar a temperatura de 85°C (que ainda é segura).

Eu uso um Isengard 120mm no meu 5500, ao invés da temperatura chegar em 85°C em 5 minutos de uso pesado como quando com o Deepcool AK400, leva quase 1 hora para chegar em 85°C e não passa disso, também não throttla… Além disso, o tom do ruido é bem menos irritante que o do stock da AMD. (Sei lá porque meu 5500 chega a gastar até 105W [lembrando que o TDP dele é de 65W]. E ele faz isso tanto na minha B450M-DS3H V2 quanto na AB350M-DS3H V2). Mesmo o fan em tipo 35% mantém o CPU abaixo de 60°C e é quase inaudivel…

Que se ele enfiar um 5600G, não vai ter… Pois são SSDs PCIe 4.0 x4 e tanto o B450, quanto o 5600G sugeridos suportam apenas PCIe 3.0… hahaha (Ou seja, se tu não planejar atualizar a placa mãe e o CPU logo, seria desperidicio de dinheiro…)

A entrada de ar desse case é lateral*, não frontal… não faz tanta diferença, até porque nem filtro esse case tem pelo que lembro… o problema mesmo é que o case é uma piada de mal gosto de tão mal projetado e construido. Ele é um white label barato, tem vários desse tipo que óbviamente são o mesmo case com pequenas mudanças externas… (*existem fans reversos, cujo fluxo de ar é o contrário do fan normal)

Detalhe: esse cooler escolhido é uma piada. Tem 2 fans de 90mm, ai eles tiveram a brilhante idéia de multiplicar 90mm por 2 e escreveram 180mm… se fosse 180mm nem caberiam no case… hahaha

Em relação ao 5600G no lugar do 5500+Placa, eu to vendo um video do desempenho do 5600G em jogos e apesar dele conseguir rodar, a configuração é sempre em full hd, mas com todo o resto no baixo, e eu quero qualidade visual no que eu for jogar. Eu citei aqueles dois ali, porque são os principais que eu jogava antes num notebook bem ruinzinho, e entendo não gastar muito pra jogar jogo pixelado, mas pode ser que ru eventualmente queira jogar algo mais pesadinho.

É só desnecessário. Se quer usar essa solução, então parta pra um de 240mm. Um air cooler minimamente bom (fora o stock) vai ter desempenho semelhante.
Benchmark serve só pra testar o limite, em uso real o usuário não fica mais de 5 minutos com o processador em 100%, então é irrelevante esse dado.

A velocidade máxima do PCIe 3.0 é de 3500 MB/s, ou seja, o autor ainda teria quase o dobro da velocidade de escrita do que havia listado anteriormente. Sem contar a maior garantia, melhor MTBF… Cada um sabe onde o bolso aperta, mas não dá pra negar que o proposto tem mais qualidade.

Você considera esses 5 milímetros como uma entrada de ar? :crazy_face:

-Quase- toda ventoinha pode-se montar puxando ou empurrando o ar.

Kkkkkkk @Keaton
Tenho essa gabinete, peguei porque era bonitinho na foto e barato, ele tem dois “filtros”, o de cima nem funciona, o debaixo que fica na fonte, esse é até bonzinho, segura os pelos do cachorro

Essa entrada de ar, nem sei se funciona, não tem filtro, não tem nada, eu já penso que é onde jogar o para fora

Só que precisei comprar um fan, coloquei na parte de trás, baixou 15 graus

Air cooler vocês têm algum que cabe no Apus pra indicar e que nao seja tão caro?

Air cooler que eu vi que passava de 160mm era da noctua, ainda nunca reparei de outra marca.

Cooler, sempre vou de cooler master, tem o deepcool que são bons também

Parei quando vc falou que fullhd é ruim kkk, esquece minha sugestão, compra o kit lá mesmo da 5500+placa, podendo pagar, mal não há.

120mm => R$ 125-130; 240mm => R$ 200-270… hahaha

Ops… Eu tava achando que era outro case. Eu li errado e tava achando que era o Galaxy Glass, aquele aquario mal feito. Esse case ai é mais ou menos, pra um case mais simples até pode servir. Mas o fato de vir sem cooler é um off. Muito melhor um SuperFrame Super X. (Os cases da Terabyte são absurdamente cxb e com qualidade acima do valor vendido)

Eu tava achando que era o Galaxy Glass. (o que tu pode notar devido ao comentário sobre o lateral) hahaha

Não to dizendo que full hd é ruim, é que mo teste colocam a resolução em full hd, mas reduzem todas as texturas, sombras, detalhes… era a isso que eu me referia.

1 curtida