E a terceira guerra mundial acaba de ser cancelada
Seria pedir muito um MS 365 no Linux?
Acho q sim, né…
Um contêiner oficial pra Linux só com o necessário pra rodar apps do Windows já seria a salvação. Nem que fosse pago. Afinal a M$ vende serviços né?
Caramba, não fazia ideia que eles não se conheciam!!! De forma simples, gostando ou não dos SOs criados por esses 2, sem eles o mundo hoje seria MUITO diferente!
Se isso acontecer, a Microsoft perderia um de seus triunfos frente ao Linux. (apesar de ter versão para o macOS, acho que a MS jamais faria uma versão para Linux) — não por limitação técnica, mas por estratégia de mercado mesmo. O Linux já é forte em servidores, em cloud e em dispositivos embarcados; se ganhasse também uma versão oficial do Office, por exemplo, eliminaria uma das últimas grandes barreiras para sua adoção em massa no desktop. Isso poderia acelerar uma migração que a Microsoft sempre tentou evitar, mantendo seu ecossistema fechado como diferencial competitivo.
Acho que o problema do Linux não ser um sucesso no dekstop não é da Microsoft e sim de empresas como Adobe e de outras que não fazem software para o sistema open-source.
Se uma Adobe, por exemplo, começasse a fazer um Photoshop, Premiere ou After, aí meu amigo, você iria ver o pinguim explodindo.
Veja o caso do Android, kernel Linux e bilhões de App para o sistema.
Esse é o grande ponto. Inclusive a MS sentiu na pele.
Windows phone foi um fracasso não por ser um sistema ruim, mas que não tinha apps e suporte suficiente.
Linux passa a mesma coisa. Além disso o open source tem um problema. Qualquer um pode alterar a sua distro. O que impacta em vários problema de estabilidade e segurança.
Imagine uma Adobe tendo que dar suporte à um usuário que possui uma distro “zoada”.
Apesar dos problemas do windows ele é um sistema fechado e controlado.
Teve um bug agora que não lembro, mas a Microsoft foi fazer uma atualização e o software dessa empresa bugou geral com tela azul. Descobriram que o bug era no software e não no Windows. Mas mesmo a MS lançou a correção.
Se fosse no Linux com diversa distros seria muito mais complicado resolver isso. Porque vai depender da boa vontade dos devs daquela distro.
A Microsoft nos últimos anos tem se posicionado mais como uma empresa de serviços do que um “jardim murado”. Prova disso é a integração dos apps do Office e Onedrive com o Android e a filosofia “Xbox Anywhere”, apostando mais no Gamepass em diversas mídias do que numa solução fechada de console.
Pra MS esse modelo de negócio é vantajoso, porque gera uma receita constante com assinaturas em vez de depender só da venda de PCs e licenças do Windows.
O homem mais poderoso do mundo da tecnologia na atualidade ao lado do Bill Gates
Não seria bem assim, correções no linux são até mais ageis do que no windows. E outra existe empacotamnetos como o flatpack e snaps que já resolveria esse problema.
Simples, faz parceria com 1 ou 2 empresas de Linux e só oferece suporte a eles, tipo Ubuntu e Fedora. Oracle já faz isso com o banco de dados deles.
Exato. As alternativas existentes são pífias e funcionam muito mal. Com ressalvas para jogos graças a Valve e seu Steam Deck.
O dia (se chegar), a Adobe lançar sua suíte pra Linux, uma coisa posso arriscar garantir, o markeshare do Windows cairia pela metade.
Office 365 só não saiu pra Linux porque a M$ está focando em Web Apps né
Esse é um dos pontos. Além de cada distro ter o seu comportamento, não tem um “comum” entre as distros. Apesar que isso não foi problema para a Valve e o seu Proton. (ou tem? pois é tenso rodar steamapps, proton e gamescope em distros Debian-like)
É como o @Felipe_Silva disse. Se tiver uma empresa que trabalha com Linux, tipo Canonical ou Red Hat, talvez as coisas fossem diferentes. Ou a Adobe escolher montar uma distro exclusiva, bem como a Valve fez.
A Adobe poderia aproveitar o código Unix dos antigos MacOS Intel e portar o resto, cobra um valor extra e vida que segue.
Caramba, Bill Gates ta só o pó da gaita.
Não sei não…de fato a Adobe é um player pesado e tem sua importância, assim como a Autodesk com os produtos CAD e BIM.
Mas o Office é mais comum a qualquer tipo de empresa, q essas outras duas.
O contraponto é que ao mesmo tempo em que nem todo mundo trabalha com Adobe e Autodesk, tb temos uma parcela gigante que só usa o básico do MS Office e, portanto, qualquer alternativa como LibreOffice ou OnlyOffice daria conta do recado, isso sem contar com o Google Docs.
O problema maior vem com o corporativo. E por consequência, as pessoas q usam no corporativo, acabam usando as mesmas ferramentas na vida pessoal por mera compatibilidade e “memória muscular”.
Juntando a inteligência desses dois supera a de todo Brasil. Finalmente Torvalds descansou sua alma, ele almejava muito esse dia.
O problema é justamente o resto. macOS até tem uma camada de compatibilidade com X11, mas o X11 tá de saída e a Adobe não usa X11.
E bem, pra video o Da Vinci Resolve até suporta algumas poucas distros Linux
Uma curiosidade é que Steve Jobs pensou em contratar Linus.