Modem Claro Sagemcom F@ST 3895

Migrei para um plano 500 Mega da Claro e esta trocou o modem da minha casa, por um SAGEMCOM F@AST 3895.

Quando testo a velocidade com um celular 5GHz, o download chega a 600 Mega! Ótimo! Mas quando testo usando o Notebook, que tem Ethernet Gigabit, o download só chega a cerca de 360 Mega… E o cabo de rede que uso é Cat 6. Logo, não tenho problema/limitação de cabo!

Abri reclamação na Claro e estou aguardando resposta…

Alguém, por acaso está com o mesmo problema? será alguma configuração do Modem? Procurei em todo s os locais possíveis, mas não achei Manual ou Datasheet desse modem… Meio “Fantasma”! :frowning:

Obrigado

Essa diferença ocorre quando tu testa no speedtest.net usando o MESMO servidor?
E tu tem CERTEZA que é CAT6? (tipo anteriormente testado com velocidades maiores)
Outra coisa, eu sei que é dificil, mas tu tem aqueles testadores de cabos? Pode ser que tenha um dos fios quebrados.

1 curtida

Olá Keaton, Bom dia!

Sim, usando o SpeedTest e o MESMO Servidor… Já testei com servidores da TIM, VIVO, a própria Net Virtua… Sempre o mesmo resultado no WiFi 5G chegamos a 500~600 Mega e no cabo em torno de 350 Mega… Se fosse o contrário eu até aceitaria mais…

Quanto ao cabo, sim, Cat 6 e já fiz o teste com dois cabos diferentes e dois Notebooks - trabalhei com Telecomunicações e conheço bem as diferenças e redes. Ambos os cabos são Cat 6.

Enfim, aguardando algum posicionamento da Claro-Net, pois me parece alguma limitação do Modem, SAGEMCOM F@AST 3895… Não sei de onde surgiu, mas essa SAGEMCOM me pareceu uma empresa meio “fantasma”… Site na Internet no Brasil não funciona… No LinkedIn tem apenas dois funcionários… E no site internacional esse modelo NÃO tem suporte ou Datasheet disponível… estranho…

Obrigado

Essa empresa é relativamente antiga, mas eles não vendem ao consumidor final, somente a provedores de internet muito grandes, então o interesse em divulgação deles é 0 mesmo.

É comum ter gargalo do navegador ao testar o speed test dependendo do computador, mas ele tem uma versão em linha de comando que é absurdamente mais leve de testar, procura no site do speed teste a versão speed test cli.

Se tu tem acesso a 2 computadores e 2 cabos, pode fazer um teste interno da rede, assim validando os cabos e interfaces de rede do modem, liga os 2 computadores por cabo ao modem e usa o software iperf3, infelizmente acho que só tem ele em linha de comando, tem de rodar em uma maquina como servidor e deixar ele aberto esperando e na outra rodar como cliente e apontar para o servidor.

Assumo que tu já tentou portas diferentes? Esse modelo parece ter 1xGigabit e 3xFast…

Sim, pois testei com Notebooks diferentes, em portas diferentes e com cabos Cat 6 diferentes…

Tu não teria um roteador wi-fi 5GHz que preste? Se tu não tiver TV, faz o seguinte teste: poe o router em bridge e usa o roteador e portas ethernet do roteador.

(A Claro falou que eu poderia fazer o que quisesse com o modem desde que não estragasse, incluindo jogar em bridge)

Edit: o meu modem é essa mesma desgraça que tu tem, o 3895… hahaha

Pergunta: quão antigos são esses notes?

Olhem que teste interessante acabei de fazer: nos dois Notebooks rodei ao mesmo tempo o SPEEDTEST… O App do Windows 10… Realizando o teste começando exatamente nos dois notebooks no mesmo momento… Somando os dois resultados, de download e upload, cheguei a uma média de download de 620 Mega e upload de 110 Mega… Ou seja, o roteador está realmente me entregando até mais do que 500 Mega de download!!! E mais do que 100 Mega de upload!!! ÓTIMOS RESULTADOS!!! Agora fiquei “em Paz”!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

PS: Não entendi a limitação de velocidade em cada Notebook, quando testados individualmente, já que ambos são Gigabit Ethernet!!! E o roteador também… “Mistério”!.. Individualemente estão dando na casa de 320 Mega de download e 110 de upload… Será que a porta do roteador está limitando alguma coisa??? Os Notebook são um Dell e um Samsung…

Processador deles. Se eles forem mais fracos, pode ser gargalo no processador.
Ex.: Meu pai usava um Athlon 64 X2 5200+ e assinava 350mbps, mas o processador é tão lerdo, mas tão lerdo que só aguentava 40mbps. Mudou pra um 3 4100 e passou a pegar 100% direto… mas não sei como funcionaria o gargalo nos atuais.

Não acredito que seja CPU, pois os dois Notebooks têm o mesmo processador… Intel(R) Core™ i5-2450M CPU @ 2.50GHz 2.50 GHz e um tem 8 Giga e o outro 12 Giga de Memória e ambos com HD Sólido (SSD)… Estou/vou checar as configurações das portas Ethernet no Gerenciador de Dispositivos e ver se alterando alguma coisa melhora…

E quando o download chega, eventualmente a 400 Mega, esses suportam… Acho que pode sr alguma limitação do Modem SAGEMCOM F@AST 3895 ou da rede da Claro… Amanhã vou fazer contato com o Suporte Técnico da Claro, já que não se encontra na Internet ou no site da SAGEMCOM o Datasheet ou Manual desse Modem “Misterioso”!.. Uma vergonha!

O curioso é que com um celular usando Wi-Fi 5 GHz o download fica excelente! Vai para algo em torno de 550 ~600 Mega… Mistério! rsrsrsrsrsrs

Pode até não ser o processador, mas eu acredito que tenha uma boa chance de ser.
Tu tem idéia que eles são absurdamente lerdos pro padrão atual, né?

Só para tirar a dúvida, tenta ver se alguém não pode lhe emprestar um notebook mais parrudo… Algo com um Intel oitava ou nona geração. Sério mesmo. PODE ser gargalo…

Outro teste que tu pode fazer seria pegar um outro roteador 5GHz com porta gigabit, ligar ele no gigabit do 3895 e conectar esse celular no roteador… se o celular continuar pegando os 600mbps, o problema é sim no notebook. E provavelmente é gargalo no processador

2 curtidas

Esse processador faz 10 anos que lançou e o site do speedtest é bem pesado, testa com a versão em linha de comando e vai ver que consegue a velocidade máxima.

Quase certo que o processador do teu celular é mais potente que o dos notebooks.

Verdade! Pode ter alguma influência da CPU, pois os dois Notebook foram comprados em 2012…

Mas o que mais me intriga é que antes, quando eu tinha VIRTUA 250 MEGA, os testes sempre davam acima de 250 Mega e hoje, acabei de fazer um teste, com a TIM e a Vivo, dando cerca de 120 Mega de download! E o upload 100 mega!..

Enfim, vou reclamar primeiro com a CLARO-NET! Abraços.

Eu acho que não é o ideal mesmo não. Se falar que por wifi chega a velocidade contratada, pode ser que nem enviem o técnico até aí, ou se o fizer, vão cobrar visita técnica, pois tudo leva a crer que não é o equipamento.

Faça o que o Keaton disse, tente ligar um segundo roteador nele, e veja se por ele entrega a velocidade contratada, mesmo que por wi-fi.
Dessa maneira você já sabe que a limitação não são as portas, e sim o seu equipamento.

1 curtida

Pois é! Hoje liguei para a Claro e eles confirmaram que o sinal do meu modem não estava 100%… E agendamos uma Visita do Técnico para amanhã…

Hoje os testes que fiz foram “sofríveis”! Dando um download de apenas em torno de 100 Mega… Fiz vários, pela manhã e agora há pouco…

Vamos ver o que encontramos, já que pelo menos 400 Mega os meus dois Notebooks suportam, sem dúvida alguma!

Depois do diagnostico compartilho o resultado! Abraços!

Se você estiver curioso pra ver o sinal do seu modem, dá pra ver entrando em niveis.virtua.com.br.

É só preencher o código da cidade — os três primeiros números do seu número de contrato, por exemplo, 003 para São Paulo —, o MAC Address do seu Cable Modem, que você consegue na etiqueta embaixo do modem e o captcha.

Se não me engano, a página mostra os níveis em uma escala de cores (verde, amarelo e vermelho).

2 curtidas

Muito obrigado pela informação. Muito útil. Abraços.

Pois é, eles falaram isso pra mim e me cobraram (acho que 90 pela) visita técnica porque estava tudo normal com o modem… hahaha

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.