mobizapSP é atualizado para atender melhor passageiros e motoristas

Parece que o app foi lançado bem cru heim… E então já da p ter um feedback de uso?

seria legal o Tecnoblog fazer um review do app. E procurar saber como está o balanço financeiro na prefeitura a respeito do produto.

1 curtida

Bom, o ROI (Return of investment) do Uber é -39%, ou seja, a cada R$100, ele ainda pega R$39 de investidores pra bancar tudo funcionando. Não é lucrativo, então acho difícil a prefeitura conseguir ser 40% mais eficiente pra pelo menos ficar no 0.

DiDi (Chinesa dona da 99) também registrou a maior queda de valor no ano passado, quando anunciou resultados péssimos.

Tudo isso pra dizer que, provavelmente o app não é e não será rentável no curto e médio prazo. Mas o emprego dos devs está garantido, afinal, é dinheiro do contribuinte infinito hahah.

1 curtida

O Uber ainda está atrás do santo graal dos veículos autônomos. Então acredito que parte do ROI da empresa acaba sendo consumida em R&D (Research and Development) nesse sentido. Concordo que manter a infraestrutura atual é caríssimo mas ainda assim duvido muito que se eles não tivessem perseguindo o desenvolvimento da autonomia grau 5 a empresa pelo menos ficasse no empate (zero ganho, zero perda).

Fora que, por baixo, uns 90% das cidades mundo afora não estejam preparadas para os veículos autônomos. Seja por ser uma arquitetura antiga ou por ter se desenvolvido de forma desordenada e desorganizada. São Paulo mesmo: se é difícil pra um motorista experiente lidar com o tráfego da cidade, imagina pra uma IA.

1 curtida

Esse é o ponto: dinheiro do contribuinte. Se a prefeitura estiver alocando dinheiro nisso para dar uma vantagem a esses motoristas(que já não ganhavam mal), ela está deixando de investir em outras áreas importantes talvez para pessoas mais carentes.

Olhando de primeira parece interessante que o Estado crie serviços para competir com a iniciativa privada e pagar um salário melhor ao trabalhador. isso parece virtuoso. A questão é que nunca sabemos de forma clara se está dando prejuízo ou lucro. O Estado precisaria ser mais eficiente que o privado, o que não vemos muito por aí, nem na gringa.

Sabendo do tamanho do prejuízo(caso haja) e do que se deixa de fazer aos mais necessitados por falta de dinheiro, será que vale a pena? Na minha opinião quase nunca vale a pena.

Digo tudo isso levando em conta que um motorista de Uber que trabalha cerca de 10h por dia ganha mais de 3k líquido(estou sendo pessimista) já descontando tudo. Isso é mais que a média salarial brasileira, então teoricamente ele não precisaria dessa alocação de recurso do Estado.

3 curtidas

Cirúrgica sua opinião :clap:t2:.
Concordo 100%.

1 curtida

Uber não desovou a divisão de carros autônomos depois daquela vez que atropelaram uma pessoa?

1 curtida

Eles de fato venderam a divisão de carros autônomos, mas eles assinaram um acordo de 10 anos com a Motinal pra utilizar carros autônomos.

2 curtidas

Diminuíram o custo, ao não serem mais os responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento. Mas injetam dinheiro na join-venture com a Motional.

A experiência já começa ruim quando eles te obrigam a fazer crédito na plataforma. Não há possibilidade de cadastrar o cartão e pagar apenas a corrida, como nos demais. Você coloca créditos (Pode usar o cartão para isso) e depois pede a corrida.

2 curtidas

Mais um fracasso ESTATAL. Como sempre o estado se metendo onde não é chamado.