Ministro pede que operadoras com 5G DSS não mostrem ícone de 5G no celular

1 curtida

Eeee povo q gosta de dar o migué, hein! Enganando na cara dura!

É quase igual ao 4G. Na teoria realmente o 4G é tecnologia 4G, mas em diversos locais a infra é tão ruim que nem dá pra chamar de 4G e mais, chega a ser pior do q o 3G.

9 curtidas

Em meio a uma pandemia :mask: com tanta coisa pra se preocupar, esses políticos vem querer dar canetada sobre o ícone que aparece no celular :roll_eyes:

Tá certo que 5G DSS equivale em velocidade a um bom “LTE-A Pro”, e até concordo que deveria mostrar algo tipo 4.75G ou 4G+++ mas ai já é frescura demais pois órgãos internacionais o consideram 5G e apesar de ser o 5G de entrada espremido em freqüência legada pra quem não tem novas freqüências dedicadas ao 5G.

Isso é “procurar pelo em ovo” que não vai levar a lugar nenhum e é só uma discursão inútil pra político desocupado mostrar serviço brigando por nada e desperdiçando recursos públicos.

1 curtida

Tipo a TIM com 5CA (freqüências diferentes combinadas pra entregar maior velocidade) e o backbone (link da torre) sem via rádio que só consegue entregar velocidades de 3G.

Nesses casos o 3G é mais rápido pois tá todomundo tentando usar o 4G a parte do link dedicado/reservado ao 3G está sem uso.

1 curtida

Cara, separação de competências. Ministro de Telecom tem que se meter em que no tocante à pandemia? Cada um no seu quadrado.

12 curtidas

Gostei… Espero q as fabricantes removam esse ícone ou coloque um ícone DSS ao invés de 5G.

Nos EUA essa nomenclatura é tão bagunçada que o nosso H+ é o 4G lá, enquanto o nosso 4G é chamado apenas de LTE. Já tem operadora lá chamando o nosso 4.5G de 5Ge! Se não existir nenhuma regulamentação, nossas nomenclaturas ficarão tão bagunçadas quanto nos EUA.

Logo mais, se continuar com essa palhaçada de chamar de DSS de 5G, vamos ter de ter um ícone só pro UWB, q oferece velocidades nunca antes vista.

Aí, na cabeça de um usuário comum, nunca vai realmente saber quando está na rede 5G de vdd ou na 5G DSS, já que pessoas “normais” não olham o Service Mode ou consultam o site da operadora pra saber que em qual rede está.

11 curtidas

Mas aí que está. Os órgãos internacionais não ligam. Se fôssemos escutar os outros países, talvez estivéssemos chamando o LTE-A Pro, ou o nosso 4.5G, de 5Ge, como a AT&T faz.

E olha q as melhorias do LTE (4G normal) pro LTE-A Pro (4.5G) são bem significativas! Vc passa de uns 30Mbps no 4G com a conexão boa, pra 100, talvez até 200Mbps!

Já vi o 5G DSS entregar 80Mbps! Mesmo com o 4.5G entregando bem mais :joy::joy::joy::joy::joy:

Errado o ministro não está.
Se as operadoras anunciam rede 5G, que forneçam o serviço de acordo com o padrão 5G sem fazer gambiarras.

Esse pessoal do marketing tem que ficar longe dessas coisas, ainda mais que no momento, o padrão 5G não foi regulamentado no Brasil. Logo o ministro tem razão em reclamar dessa gambiarra.

10 curtidas

Burocrático, pragmático, mas temos que convir que o ministro está correto em certo ponto, pois pode ser importante exigir e cobrar regras para o termo “5G”, e evitar problemas futuros para as próprias operadoras com reclamações no PROCON e Reclame Aqui.

Só lembrar a bagunça nos anos 2000, que tivemos quando as operadoras implantaram a tecnologia “chip”, e tínhamos aparelhos com TDMA, CDMA e GSM.

Lendo os argumentos, até que concordo com a posição do ministro, só acho que o grau de exigência do pedido não faz muito sentido, considerando que é também uma estratégia de marketing das operadoras. Acho que o certo é isso ser informado claramente ao cliente pra que se tenha ciência de que a tecnologia disponível no momento ainda não é o 5G pleno. É mais ou menos o que as operadoras fizeram na época do “4.5G”, ou “4G+”

1 curtida

É Ministro das Comunicações

3 curtidas

Cara, ele é o ministro das comunicações, tu queria que ele se preocupasse com o quê?
E ele tá certo, esse “5G” aí não passa de um 4G Max, não tem nada de 5G. Tanto que as velocidades chegam a ser inferiores ao 4G já implantando, em alguns locais.

3 curtidas

5GDSS que na verdade é um 4G+ , e um futuro 5G que vai chegar com o dobro de ANTENAS para poder funcionar em uma cidade que está proibindo a instalação de novas Antenas por poluição visual,??? Nunca vai da certo.!! OPERADORAS manipulação de velocidade no 4G .!!!

No bairro da LAPA, em São Paulo, meu galaxy s20 chega a 230 Mb no 4G+ da Claro, as operadoras deverias parar de manipular a velocidade das Torres, a propagadas do 4.5 G foi abandonada para chamar de 5GDSS …kkkkk

Ele que se preocupasse em fazer logo o leilão das freqüências do 5G de verdade ao invés de ficar reclamando que “5G DSS não é 5G de verdade”

1 curtida

Todo o segmento de educação que teve de mudar pra EAD e os pobres não tem acesso a internet pra estudar é responsabilidade do ministro de comunicações, mas tu não vê ele fazendo nada sobre isso.

O Brasil sempre seguiu a nomenclatura do 3GPP, e não tá sendo diferente agora, não tem bagunça nenhuma aqui.

1 curtida

“Em meio a pandemia” ?
Te decide se o cara se preocupa com telecom ou com pandemia rs

2 curtidas

Boa ministro pq isso ai as operadoras podem cobrar como se fosse o 5G mais não e parabéns a esse ministro…

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.