Ministro das Comunicações diz que 5G DSS não é 5G, mas GSMA rebate

Eu odeio concordar com o ministro, mas é ridículo dizer q essa pocaria é 5G.

Ja vi testes de velocidade usando o DSS com resultados piores q o 4G!

O Anatel devia proibir colocarem os ícones 5G no celular pro DSS.

2 curtidas

Nos Estados Unidos teve até operadora colocando ícone de 5G, para conexão 4G. Isso meio que não é regulado em nenhum lugar.

5 curtidas

A interface aérea é 5G NR (com LTE operando na mesma frequência com alguns esquemas de multiplexação do capeta), então errado não tá.

O desempenho realmente é patético, mas ainda é NR, então :man_shrugging:

O famoso “tecnicamente correto”.

4 curtidas

Pse. Igual o a propaganda que fazem do 5G. Quem vê até acredita que vai mudar alguma coisa na vida cotidiana. Acontece que a gente nunca atinge as velocidades teóricas em condições ideais. Ondas milimétricas então, esquece. Que é onde faria diferença, poder ter um único plano de internet para onde quer que vá e independente do dispositivo.

Até hoje tem localidades sem 4G, que dirá 5G. E em 2028 o 6G estará disponível para os países começarem a regulação e testes para 2030 estar operacional. E o Brasil não vai ter coberto todo seu território com 5G ainda, como foi com o 4G para o 5G.

1 curtida

Então vamos renomear o 4g meia boca que temos também, só deveriam chamar de 4g o que tiver agregação de frequências.
Qualquer coisa com 10 Mhz de largura de banda ou menos não pode ser chamado de 4g, pq as velocidades são horríveis, comparáveis ao 3g de qualidade.

A operadora: AT&T, que usou o selo “5G Evolution”, ou “5G E” para sua rede LTE Advanced, que chamamos aqui no Brasil de “4.5G”

3 curtidas

Se a gente for seguir a risca as definições de 3G, 4G e 5G do IMT, EDGE é 3G e LTE Advanced Pro talvez se encaixe como 5G.

As operadoras americanas tem brincado com os logos desde o tempo do HSPA+: T-Mobile e AT&T (essa última pra HSPA+ de 21Mbps) usaram “4G” pra HSPA+, aí pra diferenciar, usam “4G LTE”. Uma palhaçada.

2 curtidas

Não sei o que é mais bagunçado, as versões de internet móvel ou dos padrão de USB. Isso de cada um decidir o que é ou não é patético.

Criem um padrão claro e objetivo que todos devam seguir. É simples, mas pelo visto o marketing tá falando mais alto.

3 curtidas

Errado ele está? Tecnicamente sim, mas na prática não.
Vender o 5G DSS como se fosse o responsável por todas as inovações e vantagens que o padrão 5G oferecerá é enganar as pessoas.

Fato é que como estão atrasando o leilão das frequências, as operadoras não querem ficar de fora da novidade e vão inventar artifícios pra vender uma tecnologia que não está devidamente implantada.
Podem usar o espectro que for pra 5G, mas é só cosmético. Sem as mm wave, esse 5G não passa de um 4G achando que é gente.

1 curtida

Tinha que ser 4G+ pq é isso! Nada a menos nada a mais!

Mas o que vão vender como 5g depois não vai ser mmwave também, só vai ser uma frequência mais alta e com maior largura de banda. (Vão usar a faixa dos 3,5 GHz que é da tv por satélite analógica).

4G release 8 e 9

LTE ADVANCED
4G+ release 10, 11 , 12 até 2 faixas ao mesmo tempo de espectro mimo 2x2

LTE ADVANCED PRO
4.5G+ ou 4.9G ou
5G E (EVOLUTION) release 13 e 14
Usam mimo 4x4 até 6CA
6 faixas ao mesmo tempo
Modulação de 256QAM dowlink
64QAM de uplink
LAA

na minha cidade fica 4CA
4 faixas ao mesmo tempo
Banda + 7(20mhz) + banda 7(10) + banda 1(10) +banda 3(10)

Ou banda 28(10)

Em breve 5CA
Só funciona com tops de linha o 4.9G

5G DSS release 15 MASSIVO MIMO
5G UWB release 16 , 17

A operadora pode ter e oferecer, nenhum problema nisso. Acontece que não temos o 5G “puro” no Brasil (ainda) e ao direcionar o marketing para esse 5G DSS, como se ele trouxesse os mesmos benefícios, induz o consumidor ao erro.

É mais uma questão de propaganda, que de fato técnica.

2 curtidas

Mas só que vai trazer os benefícios de verdade do 5g é o Microwave e as frequências pra IoT (e esse segmento nem vai quase ser divulgado na grande mídia pelas operadoras). O 5g puro é só mais do mesmo do 4.9g.
Pra quando vamos ter Microwave no Brasil? E onde vamos ter?

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.