Pessoal, nem sei como descrever o que estou sentindo, mas vamos lá.
Pra começar, gostaria de deixar registrado que não sei exatamente em qual categoria esse tópico se encaixa melhor, então moderadores fiquem a vontade para movê-lo.
Então, pra quem me acompanha aqui na comunidade, sabe que tive problemas de saúde tempos atrás. Depois de meses fazendo exames descobri uma doença pulmonar bem chata( e dolorosa) que deve me afligir por muitos anos. Tive que ser internado recentemente e deixei as atividades em casa por conta de meus irmãos, pais e cunhado.
Minha mãe se revezava com minha irmã pra cuidar de mim por alguns dias e nesse período, as contas ficaram mais caras. Como não podia trabalhar, acabei deixando meu cartão com elas pra fazer compras e pagamentos.
Acontece que meu BENDITO cunhado adora uma farra: bebe, faz churrasco todo fim de semana e só trabalha quando quer. Minha irmã que NUNCA guarda dinheiro, resolveu pegar o cartão pra abastecer a despensa e não repassou o extrato.
Agora recuperado( por enquanto), descobri um ROMBO ENORME que não faz o menor sentido: o dinheiro que eu havia juntado durante quase 2 anos evaporou, sumiu. Quando questiono minha mãe ela diz que não acompanhou o saldo, quando questiono minha irmã e cunhado, eles dizem não fazer ideia de onde o dinheiro foi parar.
Se vocês puderem me dar dicas do que fazer nessas horas, ficarei muito grato. Aprendi que não se deve confiar em todo mundo, principalmente família.
Só existe uma única dica possível nesse caso:
Advogado.
E a outras duas dicas são: 1. Tenha em mente que se o dinheiro era seu e você quer ele, não importa quem o gastou. Se não gastou para a manutenção da sua saúde, é um roubo. E 2. procure um psicólogo/terapeuta pra te ajudar, pois você travará uma briga grande.
Pega os documentos fiscais relacionados ao cartão junto com o emissor, pega o histórico no hospital do período em que você esteve internado pra mostrar que os gastos do cartão batem com o período em que você esteva internado e vai atrás de um advogado.
@xavier muito obrigado pela dica, hoje descobri que esse dinheiro foi sacado várias vezes ao longo dos dias em que fiquei incapacitado. Por enquanto vou apenas insistir que eles falem, minha irmã e meu cunhado estão muito quietos e não atendem minhas ligações.
Cometi um erro grave por não ter monitorado a conta pela internet, confiei demais em terceiros e me ferrei.
@centauro os gastos com hospital não foram grandes por se tratar de instituição pública, os remédios que tomei à parte não somam mais do que R$400, o que pesou mesmo foi alimentação fora de casa.
Vou reunir os documentos e tentar recuperar esse dinheiro, quando tiver uma resposta volto aqui pra conversar mais com vocês.
Vocês foram de grande ajuda.
Se me permite uma sugestão, já procure meios legais enquanto está tentando a conciliação. Porque, não te desanimando, mas ela não deve vir (com base nos seus relatos).
A primeira etapa será no Juizado de Pequenas Causas, só depois pra se tornar um processo de fato. Quanto mais você demorar, mais vai se arrastar.
Outra coisa, se foi sacado em caixa eletrônico, dá pra se requerer as imagens das câmeras e com isso agilizar muito o processo, pois dá pra ver exatamente o sacador. Acho que precisa de um BO pra entrar com esse pedido, então, novamente, a ação mais rápida seria falar com um advogado de sua confiança.
O documento do hospital não é só pra mostrar os gastos, mas pra confirmar o período em que você esteve internado e mostrar que o período em que ocorreu o aumento dos gastos no seu cartão (inclusive os saques) não só batem com o período em que você estava internado (impossibilitando em grande parte que você tenha sido o responsável pelos gastos) mas que também não são condizentes com a sua condição à época (você estava internado em um hospital público, não faz sentido ter um aumento exponencial de gastos não relacionados à saúde como, suponhamos, compra de alimento e bebidas, além, claro, dos saques em caixa eletrônico).
De qualquer forma, é um advogado quem vai conseguir dar um auxílio melhor, informando com mais certeza quais documentos você vai precisar, os procedimentos para o requerimento desses documentos e todo o processo legal que será mais apropriado para o seu caso.
Finalmente, depois de dias sofrendo encontrei a resposta!
Minha irmã e meu cunhado quem sacaram o dinheiro e gastaram inadvertidamente.
Só precisei dizer a minha mãe que estava entrando com um processo pra recuperá-lo e faria o pedido das imagens do caixa, minha mãe toda desgostosa da vida conversou com minha irmã e ela veio até minha casa implorar por desculpas.
Confesso que fiquei com dó quando ela começou a berrar, mas como eu sei que ela NUNCA junta dinheiro e o projeto de marido dela vive na farra, tive que ser firme pra não levar outro calote. Fui muito inocente confiando neles, minha fraqueza é ser bonzinho demais, só que hoje isso acabou.
Meu dinheiro é só meu e se alguém quiser, vai ter que pagar!
@xavier e @centauro estou seguindo suas recomendações e já procurei um advogado, parte dos documentos do banco já tenho em mãos e agora só falta os do hospital. Não pretendo processar minha irmã, mas ela e o marido tem que me ressarcir para que a gente volte a ser uma família e tenha confiança um no outro.
Novamente obrigado por tudo, me ajudaram muito. A ideia das câmeras foi genial e decisiva.
Fico contente que você, em partes, já conseguiu desvendar o que aconteceu.
Mesmo que a partir de agora é esperar, pelo menos já está com todas cartas na mesa.
De forma geral a gente é educado para ser compreensivo, a não ser materialista, mas precisamos ser mais pragmáticos quando o assunto é dinheiro. Você está completamente certo de pensar desta maneira.
Salvo raras exceções, o dinheiro nós ganhamos dando um espaço de tempo de nossa vida, logo, qualquer pessoa que pegue seu dinheiro sem o seu consentimento estará pegando uma parte de sua vida.