Mineradores de bitcoin estão reativando usinas fósseis nos EUA

Ué, mas os mineradores não estavam usando fontes verdes pois eram até mesmo mais baratas e tal? :thinking:

7 curtidas

A mineração desse jeito está pedindo pra ser proibida ao redor mundo, pois a situação já está ficando sem controle. Já não bastava ter inflacionado hardware e atrapalhado imensamente a vida dos profissionais, gamers e estudantes que precisam de computador, notebook e componentes, agora virou um tremendo problema ambiental também.

Nada contra as pessoas lucrarem com as criptos, já que os governos estão imprimindo dinheiro e desvalorizando as moedas, mas a que custo para o restante da sociedade? Sinceramente, está me dando é desespero, se as criptos não desvalorizarem nunca mais, voltaremos à idade da pedra na tecnologia :disappointed_relieved:

3 curtidas

Ué, mas a culpa não era dos banhos prolongados?

5 curtidas

Depois não reclamem quando tiverem câncer de pele

Não dou 1 ano pra tds as moedas PoW serem proibidas.

Uma coisa que nunca entendi das criptomoedas: todo o processamento necessário para “minerar” é usado para quê? Ou toda a potência computacional (nem sei se existe esse termo) gerada por milhares de fazendas de mineração, toda a imensa quantidade de energia consumida e a poluição jogada no meio ambiente não tem um retorno útil para a sociedade?

parte desse processamento é usado na certificação das transferências de BTC, o resto é “inútil” mesmo.

Essa é a atual pegadinha.
Eu honestamente consigo ver utilidade em cripomoedas e em blockchains, independente se o fim seja pra dar um upgrade no já obsoleto dinheiro de papel ou pra fugir da descentralização da Economia pelo Estado, mas enquanto tais moedas continuarem nesse patamar inalcançável e não serem utilizadas em uso comum e acessível, pra mim, isso tudo não passa de mais uma forma de especulação financeira aonde a ponta mais fraca, ou seja nós, vai tomar na tarraqueta de uma forma ou outra.

Estão se tornando justamente aquilo que juraram destruir.

1 curtida

“Ou você morre herói, ou vive o bastante para ver você se tornar o vilão.” - Dent, Harvey

Piadas a parte, eu compartilho de sua visão de uso real de criptomoedas, e principalmente do uso de blockchains (imagina seu uso nos setores contábeis ou para suprir os cartórios?), mas o que me contraria no cenário atual é o uso absurdo de recursos.
Já li algumas vezes de locais que tiveram apagões de energia por causa de fazendas de mineração que consumiam muita eletricidade, ou então no impacto nos preços de hardware, que onerou muito os profissionais que precisam de uma máquina mais potente e agora tem que pagar valores muito mais altos para trabalhar, além dos gamers, que muitos estão migrando para os consoles (eu estou considerando seguir esse caminho), pois somente uma VGA de alto desempenho está custando bem mais que os consoles de nova geração. E não vou nem entrar no cenário ambiental, pois isso tá explicito na matéria.
Se pelo menos o uso do processamento tivesse algum fim útil, como aqueles programas de computação distribuída que algumas universidades tinham (ou ainda tem, não sei), eu não reclamaria muito, mas como você e o amigo @LekyChan pontuaram, é uma quantidade enorme de processamento e recursos desperdiçados por alguns poucos, mas que afetam negativamente muitos mais.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.