MikroTik / UniFi para rede doméstica

Pessoal, estou pensando em migrar meu sistema atual, que conta com uma ONU Huawei HG8310M em bridge e um Roteador ASUS AC68U em PPPOE, para um sistema mais robusto. Tenho fibra de 1gb.

Pensei em um Roteador MikroTik RouterBOARD hEX RB750Gr3 e um AP UniFi nanoHD de início, mais tarde apenas aumentando se necessário a cobertura ou até mesmo atualizando para um AP AX.

Tenho dúvidas se isso realmente funciona, se vale o investimento em equipamentos separados x tudo-em-um.

Qual a opinião de vocês?

Um mikrotik só faz sentido se tu vai usar as funções dele, vai precisar de configurações de roteamento avançado, filtros de conteúdo e vpn no roteador.

3 Curtidas

Vai de Ubi que não tem erro.

O MikroTik só será útil, como disse o @Felipe_Silva , se você for utilizar as funções dele que, diga-se de passagem, são muitas.

1 Curtida

A pergunta é: você precisa de que, exatamente? Se é estender alcance de sinal, aconselharia a estender o sinal com um segundo roteador funcionando como repetidor (ou um repetidor propriamente dito). E mudaria o firmware do seu roteador para o OpenWRT, que vai te dar muito mais opções no seu roteador atual.

Mikrotik + Ubiquiti só faria sentido se você tivesse muitos usuários simultâneos utilizando o Wi-Fi e precisasse de estabilidade. Acima de 20 usuários e/ou dispositivos, por exemplo.

1 Curtida

Dispositivos aqui varia entre 10 e 15 no máximo.
O que mais sinto hoje é falta de alcance maior do Wi-Fi e algumas engasgadas que acontecem. Não sei se a falta de MU-MIMO contribui pra isso.

Eu concordo com todas as respostas, principalmente com a do @trovalds.

Se o objetivo é apenas estender o alcance do Wi-Fi, você pode colocar outro roteador no modo AP ou até mesmo um access point como os UniFi e não precisa necessariamente do MikroTik.

Só discordo da parte do repetidor, pois vai impactar a performance da sua rede sem fio, principalmente sua conexão sendo de 1 Gbps. Se for usar repetidores, então eu recomendo dar uma olhada em kits power line em vez de repetidores.

Se não tiver OpenWrt para o seu ASUS atual, você pode tentar o firmware ASUSWrt-Merlin. Qualquer um desses firmwares alternativos já irá “desbloquear” features avançadas para seu roteador e aí so basta conectar um AP numa porta LAN dele para estender seu alcance Wi-Fi.

Se sua fibra é mesmo de 1Gbps até que não é má idéia usar equipamento semi-profissional como Ubiquiti ou MikroTik. Mas duvido que, mesmo que com uma Intel AX200/201 você consiga usar toda a velocidade no WiFi.

1 Curtida

Se no cabo o teu roteador atual tá entregando toda a tua banda, eu deixaria ele, desativaria o wifi e colocaria um UniFi pra atender a parte do wifi.

1 Curtida

no cabo não tenho o que reclamar mesmo. Fora que acho o sistema da Asus (com fw Merlin) bem completo. Tenho ativado até uma proteção da trendmicro, avisando por email sempre que tem uma ameaça.

1 Curtida

Bom, comprei um Edgerouter X. Quando chegar passo as minhas impressões.

Planejo deixar o AC68U como Access Point e mais tarde substituir por um NanoHD

Bom, sua configuração de rede me lembra muito a minha, então irei deixar aqui uma sugestão simples e barata: se você tiver um computador parado (cpu básica + 1 PCI Gigabit) porque não tentar o pfSense?

Simples, aberto, grátis e atualizado. Com funções que o Mikrotik, Cisco e outras grandes marcas possuem; com plugins desenvolvidos pela comunidade; ele pode ser instalado num pendrive de 8 GB; e o melhor: Linux.

Eu tenho uma ONU da Fiber Home, configurada pelo provedor de forma extremamente limitada (eu só consigo ligar e desligar o Wi-Fi, DHCP e dar reboot), então, nem IP público eu tinha (preciso hospedar alguns arquivos enquanto trabalho na rua, então consigo acessar meu PC remotamente).

Então, reutilizei um computador velho parado do meu avô, só precisei comprar uma PCI Gigabit (paguei 39 bidens na época, uns 160 taokeis). Instalei o pfSense como gateway padrão e uso Wi-Fi mesh (Twibi Intelbrás).

Paguei no final das contas uns 900 taokeis, porém, consigo ter VPN direto com o escritório e ter IP público, usar o Squid com filtros para anúncios (na minha rede nenhum anúncio entra, nem cookies de terceiros, as vezes buga, mas dou um jeito de contornar).

Sem falar no gerenciamento do Wi-fi que é perfeito, podendo separar visitantes em sub-rede isolada, conceder tickets de acesso e gerenciamento de dispositivos.

Eu poderia continuar falando as funções do pfSense aqui, mas daria um longo texto :laughing:

Se quiser dar uma olhada, segue o link do SO.

1 Curtida