Microsoft sempre sendo problemática na sua forma de lidar com o hardware e na forma que documenta e informa sobre mudanças. Minha máquina tem um Core de 8ª geração, suportado anteriormente. Não tem nenhum recurso de IA e outras coisas mais, mas não uso isso. Isso só não me deixou mais atordoado e até meio incomodado porque uso minha máquina para trabalho e, 99,9999999% do tempo, estou no Linux, uso o Windows só para atualizar e deixar lá. Mas o que me deixa realmente incomodado é o desktop dos meus pais, com um ano de diferença na compra mas com um Core 6ª geração, que vai ficar no Windows 10 e que não terá atualizações, deixando o PC totalmente suscetível a problemas de segurança, e é difícil controlar, à distância, as coisas que meus pais e irmãos fazem com ele, mesmo orientando. Isso vai tornar o computador ainda mais fácil de ser comprometido, porque convenhamos, o Windows não é referência em segurança, não só pelos milhares de problemas na arquitetura dele e que dizem respeito à Microsoft, mas também por ser mais usado e visado por quem quer explorá-lo, algo que é imensamente menor no Linux e macOS. Meus pais ainda são um pouco resistentes à mudança para o Linux, mas vai ser o jeito. Imagina ter que comprar um computador novo apenas porque a desenvolvedora do SO resolveu não suportar seu hardware, sendo que o computador é completamente capaz de rodar tudo o que precisa? Não me aprofundo isso, mas minha prima tinha um Core i7 de 2ª geração rodando o Windows 11, então muitos desses “bloqueios”, que são burláveis, são bem artificiais. Não estamos em uma condição ambiental, nem econômica e social, para descartar milhões de máquias completamente funcionais simplesmente por um bloqueio que, pelo que tenho visto, pode ser burlado, tendo o computador rodando o Windows 11 perfeitamente, enquanto temos ainda botões do Windows 95 no Windows, componentes derivados do Windows 3.1 e um tanto de coisa legada que, juntando a todos os milhares de serviços de telemetria e coisas que rodam em segundo plano sem nenhuma necessidade, tornam o Windows um Frankenstein de software. A minha sorte é que não me sinto confortável em usar o Windows, que é bem pouco otimizado para desenvolvimento, te força a ficar atualizando o tempo todo (e você nem tem direito de recusar), rda milhares de coisas sem necessidade e tal. Se removerem o suporte ao meu processador, felizmente não me sentirei afetado, porque rodo jogos no Linux mesmo, mas fico pensativo quanto à segurança de muita gente, e todo o lixo eletrônico que a Microsoft quer criar. Nada mais justo pra alavancar a venda de computadores, né?
Melhor não, depois que a Motorola foi obrigada a atualizar o moto G4 Plus porque prometeu e não fez. Aí depois da atualização vários G4 Plus começaram a ter problemas (o meu inclusive), tô fora dessas atualizações aí.
Nem eles sabem o que querem
Acredito que a Microsoft até gostaria que essas gerações não tivessem mais suporte o quanto antes, então resolveu tomar essa iniciativa atrapalhada meio que pra adiantar que o fim da linha pra eles está próximo, e para que os usuários dessas gerações fiquem preocupados.
Tudo parte de um problema maior chamado capitalismo. Os investidores vão ficar tristes se os lucros não forem absurdos.
Aliás, se precisar de uns anos a mais de atualizações de segurança vá para as versões ltsc… Acho que até a do win11 vai funcionar, já que é preparada para muito mais hardware.
Bem, eu já achei o W11 horrível mesmo, vou continuar de boa com o W10 LTSC mesmo…
MS: não vamos mais permitir que os FABRICANTES/INTEGRADORES ativem o Windows 11 em máquinas com chips de 8a., 9a. e 10a. gerações da Intel (que, por sinal, a própria Intel tirou de linha faz tempo e o que acha no mercado é sobra de estoque), mesmo que sejam vendidas como novas. De fato, acha hardware sem uso pra máquina até mais antiga que isso.
Os usuários: socorro, a MS não vai deixar eu atualizar para o Windows 11 quando eu não tiver mais como usar o Windows 10! MS é malvada! Fala uma coisa, faz outra! Onde já se viu!
Ou, pra bom entendedor: a falta que a interpretação de texto faz. Parabéns a todos os envolvidos.
PS: e pelos comentários o povo ainda ficou sem entender. E o pior: ainda defendem o Linux. O dia que o Linux for aceitável no desktop eu passo minha licença do Windows pra frente.
Também passei por isso no meu finado G4 Plus. Até tenho ele, mas a bateria dura, mais ou menos, 10 minutos. Ele ficou lerdo e a bateria caiu em autonomia
A questão não é só sobre ativação neste hardware. Conheço gente que burlou o registro ali na atualização e instalou o Windows 11 em máquinas com processadores bem antigos. Ok, então isso quer dizer que o sistema roda, e roda bem, em hardware antigo. Concordo contigo sobre o Linux (as distros Linux) não estarem prontas pra uso geral por uma série de motivos, principalmente por familiaridade e introdução em larga escala, porque uso o dia todo em tudo que faço e não me sinto atrás, em experiência, ao Windows. Muitos amigos meus, idem. Todos do trabalho também. E vai ser um passo introduzir aos meus pais. Não deve em nada ao Windows, mesmo porque, o pacote Office, grande chamariz ali, hoje em dia pode ser substituído pelo Google Docs (as novas gerações, inclusive, utilizam mais ele que a suite da Microsoft). O problema aqui é um computador com um Core de 6ª geração ter ficado de fora, por exemplo. Um processador capaz de rodar o sistema, como já se viu, mas que perde o acesso e que ficará sem suporte, aberto a mais brechas de segurança (isso aí o Windows perde pra qualquer outra alternativa, seja pelo número de usuários ou pelo péssimo gerenciamento feito pela Microsoft e ser de código fechado, não auditável e etc). Isso só fortalece a obsolescência programada, algo que a Apple também fazia, e muito, nos Macs Intel (tenho um aqui que roda, com o apoio de uma ferramenta, versões do sistema que a Apple nunca permitira que ele alcançasse).
Obsolência programada… curioso. Os Kernel Linux LTS tem suporte por 5 anos (ou menos). Depois disso ou você atualiza ou você lida com as consequências. https://www.kernel.org/releases.html. Ou você pode pagar pra ter suporte (não oficial que algumas distros oferecem) já que os mantenedores do kernel não garantem as correções promovidas após o término do suporte oficial deles. Basicamente: por sua conta e risco.
O Windows 10 foi lançado em 29 de julho de 2015. E vai ser ter suporte em 14 de outubro de 2025. Mais de 10 anos. E já falou que vai promover suporte por mais 2 anos, pelo menos, pra qualquer um interessado e mais ainda no futuro pra empresas (pagando, claro). E a MS está dando suporte para hardware a partir de 2017, o ano de lançamento dos Intel de 8a. Geração. São 8 anos de “janela”. Raramente um parque de máquinas é trocado depois de 8 anos.
E quanto a usabilidade (do desktop linux): qual “desktop enviroment” você acha que um leigo vai ser capaz de utilizar após algum contato com o Windows? GNOME 4x? KDE Plasma? Cinnamon? Mate? Unity? Deepin? XFCE? Ou vai de ChromeOS de vez e fazer tudo via navegador?
Não sei se está por dentro, mas a própria Canonical abriu um programa de suporte a última versão LTS por 12 anos, depois dá uma olhada, a saber: Canonical expands Long Term Support to 12 years starting with Ubuntu 14.04 LTS. Lembrando que o Ubuntu Pro é de graça, agora, para até 5 máquinas de uso doméstico, só empresas precisam pagar, tudo bem? Eu mesmo tenho o Ubuntu Pro pra versão LTS que uso e não pago nada para ter todo esse tempo de suporte, depois dá uma olhada, isso é novo. Isso inclui desde versões de 10 anos atrás. Aí estamos falando da versão do kernel com suporte LTS. O Linux não é um sistema operacional, é um kernel, como você bem sabe. Uma distribuição, em uma mesma major version, pode ter diferentes versões do kernel, como acontecerá nesse caso da Canonical, por mais 12 anos, como na última LTS, lançada ano passado. Isso já será maior que o tempo de suporte da Microsoft. Mas isso nem é o caso, porque nenhuma distribuição até então colocou nenhum tipo de bloqueio de hardware, ou você tem algum a citar? Rodo Ubuntu mais atual no meu MacBook White 2009, claro que não na melhor velocidade. Como dá pra ver, temos aí uma máquina que já tem 15 anos de lançamento. Isso com a versão mais recente do kernel da distro, sem nenhum bloqueio. Não tem nada a ver com versão LTS de kernel, porque não fico usando kernel de 5 anos mesmo na máquina de 15 anos atrás. Esse argumento não dá não. Eu só precisaria pagar algum tipo de suporte estendido caso tenha algum caso de uso em que alguma aplicação não funcione em uma versão posterior, mas não por uma imposição de processador. Se eu quiser rodar a versão mais recente nesse MacBook, é claro, é sabendo que pode rodar igual uma batata, mas não há nada ali que me impeça de fazer isso. Ainda não encontraram nenhum tipo de instrução ou algo no conjunto de instruções dessas versões que faça o Windows ser incompatível, ou acharam? Porque se tenho um Core i7 de 6º geração, 12 GB de RAM e um SSD, o que me impede de rodar o Windows? O suporte a versões do Windows são bem menores, com as versões dentro do ciclo de vida tendo um tempo de suporte, o que é esperado, se não me engano são 6 ou 9 meses. O problema é que existem computadores com processadores mais antigos que foram lançados depois. O computador que citei foi comprado em 2019. Ah, mas por que não comprou um com versão mais recente do processador? Custo. Nem todo mundo tem dinheiro para isso. Hoje teria, na época, nem eu nem meus pais tínhamos. Não estou falando de parque de máquinas. Eu trabalho como desenvolvedor e a empresa e os devs trocam de máquina para auxiliar nas atividades, mas falo de estudantes, comerciantes, estudantes, e etc. Quando a ambiente gráfico, temos de tudo. Todos são personalizáveis. Se você fala de um ambiente gráfico que se assemelha ao Windows, temos sim o Plasma aí, igual você mesmo falou. Existem milhares de skins para cada um destes ambientes. Minha tia mesmo passou a usar Linux por um tempo, se deu muito bem com o GNOME. Essa é a alternativa. Se você então fala que não é um substituto à altura (o que eu discordo), e fala de coitadismo sobre o fim do suporte, qual seria a sua solução, lembrando que o Brasil é um país onde o acesso a isso é caro? Não estou nem aí pra parque de máquinas nem “frota” de PC de empresa, estou pensando em estudantes, comerciantes, instituições sem fins lucrativos que dependem de doações, etc. Todos ficarão sem suporte e desprotegidos, como se o Windows fosse seguro mesmo dentro do ciclo de vida dele (e lembrando que o fim do suporte leva a ataques mais frequentes às versões descontinuadas).
8 anos pra quem comprou no lançamento, e aí que tá o cerne do problema. Tinha notebook com 7ª geração sendo vendido em 2020 ainda, por exemplo.
Se a Microsoft tivesse esticado o suporte do Windows 10 por mais uns dois anos, a chiadeira seria menor.