Posso estar errado, mas arrisco a dizer, que o próximo da lista será o Access, sendo o Excel o substituto natural, pois a maioria prefere usar o Excel para criar banco de dados para os mais diversos fins. Tem vários tutoriais no YouTube ensinando, uns usando VBA, outros sem VBA. Sem falar que existem outras ferramentas muito mais intuitivas pra banco de dados como o Airtable, que é uma mistura de Access com Excel, só que muito mais fácil de usar. O único ponto ruim é que o Airtable não permite manter o banco de dados localmente, somente na nuvem e precisa pagar assinatura, caso o usuário precise de mais de espaço de armazenamento e recursos adicionais. Mas mesmo no plano gratuito dá pra fazer bastante coisa.
Minha mãe vai odiar saber disso kkkkkk
Nossa discordo completamente. Usar o Excel como Banco de Dados é algo inimaginável em um software real.
Note que não estou falando de uma pessoa entrar no arquivo e editar, mas sim um sistema que usa o Access como banco de dados (o que já não é muito bom também, mas anos luz melhor que o Excel)
Eu cheguei a usar o Publisher no inicio dos anos 2000 pra fazer cartões e outras coisas.
Hoje é mais simples usar o Canva…
Foi por isso que eu disse, que posso estar errado. No caso eu estava me referindo ao usuário que quer apenas fazer um inventário, estoque de loja, cadastro de clientes, funcionários, etc… Coisas que não são tão complexas. Por isso citei o Excel e o Airtable. Agora no ambiente corporativo que precisa de uma solução mais robusta, sem dúvidas o Excel não atenderia, pois não foi desenvolvido pra esse fim.
Hoje tem tanto ERP “grátis” que faz tudo isso sem muito esforço, tanto na web quanto smartphone… Não vejo por que alguém perderia tempo criando um sisteminha na unha…
Ta ai um software que parou de evoluir mesmo lá na versão 2003, se for ver bem da 2003 pra cá só mudou a interface.
O mercado mudou muito o Publisher lá nos anos 90 era pra ajudar empresas micro e pequenas a fazerem publicações impressas, aquelas empresas onde 1 funcionário faz de td um pouco rsrs, faziam lá cartão de visitas, cardápios, boletins informativos e etc…
Empresas grandes nunca usaram isso.
Enfim, Publisher parou no tempo lá nos anos 2000, a internet cresceu mto e muita coisa impressa no passado foi digitalizada hoje, o próprio Microsoft Designer seria um substituto do Publisher, software 100% web e com plano Free, mas tem outros que substituem bem, Canva, Adobe Express e deve ter muitos outros.
Microsoft já tem o Power BI para esse público.
O Excel e o Power BI i estão se unindo cada vez mais. Em grandes empresas já substituíram totalmente o Access, que é considerado muito inseguro devido ao uso local.
MS empurrando os órfãos do Publisher pra concorrência. Word e Power Point não são capazes do que o Publisher é. Quer dizer, você pode até produzir um resultado parecido mas com certeza vai ter que perder bem mais tempo pra isso.
eu cheguei a usar o Publisher pra imprimir aviãozinho de papel
Word e PowerPoint não substituiriam o Publisher para alguns usos. O Canva seria o substituto ideal para o Publisher.
Quanto ao provável fim do Access especulado em tópicos acima: o LibreOffice Base seria um substituto pro Access? Se bem que o Excel e o Power BI seriam substitutos melhores.
E o Visio, que saiu do Office e estão cobrando uma fortuna! O problema de usar o Canva ou outro é que preciso de um fluxograma no Word com texto selecionável e não um PNG colado.
Visio (e Project) sempre foi caro e meio que opcional no Office (acho que era exclusivo das versões mais caras ou licenciado separadamente).