Microsoft vai matar apps nativos Email e Calendário do Windows 11

Uai, esses apps existem no Win11? No Win10 a MS já tinha tirado da loja e não tinha como instalar de outra forma. Só valia o “novo” Outlook. Por fim tô mantendo tudo via navegador.

Nunca vou entender por que a Microsoft ta trocando dois apps nativos que funcionam bem por essa porqueira extremamente lenta e travada do novo Outlook

7 Likes

Há alguns anos quando eu estava escolhendo meu aplicativo de calendário, estava na dúvida entre Outlook e o Google Agenda.

Para acessar o calendário no Outlook eu tenho que entrar pelo meu e-mail e depois ir no calendário.

No google é só clicar no app Agenda.

Eu achei a dinâmica de aplicativo separado e que inicia exatamente no calendário melhor.
Por isso eu escolhi o Google Agenda

1 Like

Mesma coisa, só queria sincronizar uma agenda do Google com o Windows, mas a Microsoft tenta enfiar o Outlook goela abaixo.
Gmail tem mais de 20 anos e é praticamente o mesmo design, funções aprimoradas…

Outlook já mudou de design completamente umas 5x.
Eu gostava quando era Hotmail. Inclusive eu tinha Hotmail, achava aquele visual do Windows xp/7 muito bacana.
Poderia ter mantido assim com, obviamente, algumas melhorias, mas perdeu muito a essência.

Estou usando o Thunderbird da Mozilla no Windows. E que perfeição gente, minimalista, rápido, bonito, funcional. Sincroniza maravilhosamente com Gmail e Outlook, e com 5 contas é tudo instantâneo.

9 Likes

Lançaram um app para Android agora tbm, está muito bacana.

3 Likes

A Microsoft tem, literalmente, um sistema operacional próprio e tá largando mão de apps nativos em favor de mais um webapp. Tô achando isso o puro suco da preguiça, ou mesmo uma economia boba de recursos. Até o WhatsApp tem app nativo pra Windows e a Microsoft fica nessa lenga-lenga com o Teams, Copilot e o Outlook, bicho. Não me surpreenderia se o futuro Windows 12 for completamente baseado em webapps. :sweat_smile:

5 Likes

Nossa, se ao menos esse app do Outlook pra Windows fosse bom… simplesmente empurraram um webapp como aplicativo nativo pra uma função extremamente importante.

O mais hilário é que enquanto o webapp do Outlook pra Windows é uma porcaria, o Outlook pra macOS é um app nativo que funciona incrivelmente bem.

5 Likes

Eu não entendo muito bem a Microsoft
Com MacOS, os aplicativos da Microsoft são nativos, e os do Windows usa Web Wrapper.
Windows tem uma cacetada de suporte pra trocentas linguagens e ainda tem o WinUi, Mica e muito mais pra dar um design consistente ao programa

“Ah é mais barato com webapp”
Microsoft é uma empresa bilionária, não há necessidade de cortar custos assim.
Um sistema operacional precisa pelo menos dos apps básicos sendo nativos ao sistema, e não “EVERYTHING IS MICROSOFT EDGE NOW :)”

8 Likes

Porque é a Microsoft. Lá dentro tem um departamento exclusivo dedicado a estragar a experiência do usuário.

11 Likes

Ainda não foi mencionado aqui, mas acredito que o Wino Mail seja um bom substituto. É open source e tem um visual bem parecido com os apps nativos que a Microsoft tá matando…

6 Likes

Testei esse novo Outlook, e a experiencia foi péssima. Repito: PÉSSIMA. Não sei se foi por causa da configuração do computador, mais não consegui fazer funcionar o negócio.

Antes tinha o Outlook do Office, excelente, porém com as novas tecnologias de login ele deixou de ser útil.

Então estou com o Thunderbird.

Sabe o meu calendário/agenda, é aqueles de parede, não há nada melhor.

4 Likes

Quem prefere apps com o máximo da funcionalidade local – busca local nos e-mails é uma coisa linda! – pode baixar o Thunderbird, da Mozilla (responsável pelo navegador Firefox), e ter nele o e-mail e/ou calendário. Pra quem não usa há tempo, foi bem remodelado há quase 2 anos e acompanha os designs modernos.

Edit: não vi antes que já tinham recomendado aqui e pensei em apagar o comentário mas vou deixar pelo link (e por reforçar a sugestão).

4 Likes

Incrivel como a MS é feita de mas escolhas ne. Trocando apps nativos por baseados em browser, que tipo de empresa preza por isso?? E infelizmente ate no mac eles conseguem estragar por causa da bomba do teams que tambem é assim.

3 Likes

Pra mim, o pior nem é essa porqueira de app, e sim ter retirado os eventos do calendário pela barra de tarefas, como era no Windows 10.

2 Likes

Descrição perfeita. Pensei que era lento só por causa do processador Celeron do meu antigo notebook (apesar de que o aplicativo antigo de email e calendário funcionava bem nele).

Mas mesmo no meu Ryzen 5 4600G com 16GB RAM e SSD Nvme esse novo Outlook demora muito a abrir quando se clica na notificação, além de ser lento pra tudo.

1 Like

O sistema todo se tornaria um webapp né :rofl:

Se eu desinstalar (nem uso) e usar direto no navegador o desconto é maior! Esse novo app é terrível! Testei ele por uma semana e me arrependi demais. Agora até o outlook do Office vão tirar fora?

Por isso a galera está migrando pra Linux e Mac.

2 Likes