Tomara que a gente não fique sem acesso a determinadas configurações por conta disso. Até o momento há configurações que mesmo acessadas a partir da nova tela de configurações abrem no menu com visual antigo.
Não faz mal para ninguém.
Nem todas as funções estão no novo painel.
Podiam manter. Precisei configurar o tempo de hibernação automático, não tinha no painel novo.
Fui fazer uma configuração mais específica na rede, não tinha no painel novo ou era ilimitado.
Eles estão desde o Windows 8 (2012) tentando acabar com o Painel de Controle. Na Microsoft parece que os desenvolvedores só podem escrever uma linha de código por dia.
Aff não entendo essa mania de mudar… Configurações de energia e rede por exemplo são horríveis no novo painel de configurações.
Na verdade tudo que se pode fazer pelo velho Painel de Controle é mil vezes mais simples e funcional que na interface modernizada.
O Prompt de Comando (cmd
) praticamente não sofreu alterações também. Estava pesquisando imagens do cmd
no Windows 11 e é igualzinho o do Windows Vista, no qual houve mudança do cmd
do XP (que tinha barra de título com o estilo clássico do 98).
Daí a Microsoft, se não me engano no Windows 7, lançou o tal do PowerShell, e ambos convivem até hoje, o Prompt de Comando e o PowerShell. Na realidade, o PowerShell nem é bem substituto da interface do Prompt de Comando porque o PowerShell abre na mesma interface do Prompt de Comando, só que com cores trocadas (fundo azul em vez de preto). E isso fica evidente com o Linux, onde o comando pwsh
roda no mesmo emulador que um bash
ou zsh
.
Será que agora vai? Desde o Windows 8 essa ladainha…
Gosto do clássico do Painel de Controle. E não sei o porquê dessa implicância em descontinua-lo. Bastava fazer um upgrade e reunir as funções nativas e as mais recentes, remodelar o visual, manter o mesmo nome e principalmente a mesma funcionalidade nas opções avançadas.
Será que agora vai? Desde o Windows XP essa ladainha
Sinceramente? Não queria isso aí.
Acho esse Configurações péssimo desde o W8. Só piorou no W11. Confuso, várias telas e às vezes não resolve.
Já o Painel de Controle clássico é intuitivo e direto ao ponto. Você sabe onde tá as coisas.
Simplesmente funcional.
Não sou contra mudanças, mas essa aí é uma que acho ruim no Windows, apesar de entender o pq de mudarem.
Vai deixar saudades, até hoje, não me adaptei com a interface nova.
Não querendo ser advogado da Microsoft, mas rapaziada
Melhor aposentar o painel de controle do Windows 7/Vista do que ficar nessa papagaiada de 2 apps pra uma coisa só.
Interface Mica é bonita e ainda é bem moderna, mas o painel antigo é péssimo para telas pequenas e touchscreens.
Lembre-se que os dispositivos carro-chefe da Maiconsoft são os Surfaces, que tem 13 ou 15 polegadas. Imagine que maravilhosa experiencia tocar em botões minúsculos numa tela minúscula, cuja interface não foi adaptada ou pensada para dispositivos móveis ou touchscreen.
(Mas pode ser que isso só aconteça no Windows 13.1)
Eu lembro dessa promessa desde o Windows 8…
Lá pelo Windows 28 quem sabe o Painel de Controles desapareça…
Tenho uma sugestão inicial para a MS: pega o Painel de Controle, muda o visual para o mesmo das Configurações e cria um menu ‘Painel de Controle’ dentro das Configurações.
É porque aí teriam mais manobra pra colocar mais anúncios naquele interface tosca deles. Vai trocando entre telas, tem umas funções naquelas propagandas.
A verdade é que o Painel de Controle é mais intuito, fácil de usar e completo do que o Configurações. Poderiam simplesmente ter modernizado a interface dele para o Windows 10, coincidindo com a identidade visual do restante do sistema. Nem os desenvolvedores do Windows devem querer se livrar dele, daí a demora rsrs.
A menos que você use o Windows Terminal.
Inclusive, recomendo, o Windows Terminal tem recursos legais tipo acessar o Prompt, o PowerShell e até os terminais dos Linux no WSL, tudo na mesma janela e com abas!
E dá pra usar SSH no Windows sem instalar nada, só ativar nos recursos do Windows.
Legal como essas big techs adoram mexer no que é bom e substituir por algo pior. Tipo o Google que arruinou o Google imagens e a busca reversa e implementou o lens.