Microsoft terá usina nuclear fornecendo energia para sua operação de IA

Isso parece uma realidade completamente surreal
Usar energia nuclear para melhorar a sociedade como um todo? Não
Usar para IA? SIM!

9 Likes

Pode tentar argumentar que IA vai melhorar a sociedade como um todo (só ignorarmos que vai demorar um tanto pra isso acontecer).

3 Likes

As pessoas na europa dizem salvar o planeta com carro elétrico aonde a recarga da bateria na tomada vem de usina nuclear e quem dos ambientalistas citam sobre isto.
Kkk

1 Like

Mais ecológico que as alternativas.

Mas que é meio curioso ser justamente a usina de Three Mile Island, famosa pelo acidente em 79, é.

6 Likes

Usina nuclear desativada sendo reativada e com histórico da irmã dela já ter tido um vazamento e derretimento, o que será que pode dar de errado nisso.

1 Like

Microsoft fazendo o outro vazamento de usina nuclear
(Se acontecer, printa meu comentário)

3 Likes

Por que não era mais financeiramente viável, supostamente. O reator 1 operou sem problemas por muitos anos.
Diabos, até os outros reatores de CHERNOBYL continuaram operando por anos e anos e anos depois do desastre, e os reatores de lá são um design soviético (RBMK) pior que os PWR americanos.

2 Likes

O que mais me chamou atenção foi essa informação:

:scream: Essa informação procede produção?

Rapaz, a energia nuclear, mesmo com alguns problemas, é uma das formas mais eficientes de produzir energia sem emitir tanto carbono. Ela libera muito menos CO₂ do que queimar combustível fóssil, e ajuda bastante no combate às mudanças climáticas. A Europa, por exemplo, mistura energia nuclear e renovável pra depender menos de fontes poluentes, como o carvão.

11 Likes

A hipocrisia comeca quando exemplo meu tio que anda de carro até a padaria é o vilão e a microsoft treinando uma IA com usina nuclear tudo bem.

Vem logo o reset

Mas energia nuclear é limpa, extremamente eficiente e melhor: completamente previsível e estável.

Só pra vc ter ideia, nesse momento (10h12 do dia 21 de setembro), Angra 1 e Angra 2 são responsáveis por 3% da geração da energia elétrica do Brasil, enquanto a Solar, com seus inúmeros parques espalhados pelo país, representa apenas 3,6%. (fonte: ONS)

Angra 1 e Angra 2 vão manter essa taxa de geração 24 horas por dia e 7 dias da semana, enquanto a solar só vai funcionar durante o dia.

Esse trabalho seria do governo, porém a usina da Microsoft tbm melhora a sociedade como um todo.

1MW de energia que a Microsoft deixa de consumir do sistema público, é 1MW que sobra pra sociedade. Se tá sobrando energia, então estamos pagando mais barato.

6 Likes

Tem de pensar na energia elétrica como um ecossistema. A Microsoft está deixando de gastar 837MW do sistema interligado desse país, então sobra mais pra sociedade em si.

2 Likes

Not quite, por que não vai ter fios exclusivos pra Microsoft. E por que a rede americana é dividida em três, por REASONS.

Mas o princípio continua valendo.

Boa saída. Vamos ver é como alguns vão reagir à reativação de uma usina nuclear. Daqui uns dias vai pipocar notícia de gente querendo melar o negócio porque energia nuclear é insegura.

É, talvez lá seja assim. Aqui talvez desligariam os reatores que estão fazendo a energia sobrar só para poder cobrar mais caro mesmo :smile:

Pra isso teria que ter reatores suficientes… A obra de Angra 3 é mais velha que eu e não termina nunca…

3 Likes

Varia muito dependendo da região e época do ano. Mas é um número até que conservador na minha opinião.

Teu tio é a Taylor Swift ou tem jatinho para ser vilão?

Taylor Swift é a celebridade que mais emite CO2 com seu jatinho (uol.com.br)
10% mais ricos dos EUA são responsáveis por 40% da poluição que aquece o planeta, diz relatório | CNN Brasil

4 Likes