https://tecnoblog.net/noticias/microsoft-revela-mais-opcoes-para-quem-quer-manter-o-windows-10/
Sou viciado em atualização e os meus sempre estão atualizados.
Porém a realidade é que para muita gente o Windows 11 não tem nada de realmente útil em relação ao 10.
Para quem só usa o Chrome, word e Excel, não tem nada no 11 que justifique a troca do equipamento só para continuar com um sistema operacional suportado.
Eu tinha um notebook que estaria plenamente capaz de atender as necessidades com boa performance, mas a Microsoft recusou pelo processador ser de 1 ano antes do que o mínimo. E não foi falta do TPM 2.
Será que o recurso da geração seguinte do processador é realmente tão essencial assim? Acredito que não, pois nas gambiarras de instalação o Windows 11 rodou nele.
A Microsoft sendo uma mãe aos seus usuários.
Nada, a questão é uma união entre as marcas para que se venda. Uma paga uma que paga a outra que paga a outra para termos esta verdadeira bagunça. Do contrário, em um mundo perfeito, digamos assim, você teria uma configuração que poderia durar por dez anos ou mais. Só o Windows 98 poderia ser utilizado até hoje se a Microsoft o atualizasse, mas isso jamais renderia lucro.
Tem gente (e empresas bilionárias) que ainda usam o XP heuheuheuhe. É questão de saber ou querer trocar (e compensar).
1000 pontos no Rewards é tranquilo de conseguir, e mesmo se não tivesse a opção do rewards o que vai acontecer é uma distribuição pirata dessas atualizações.
Para a maioria das pessoas, até mesmo o Windows 7 serviria perfeitamente, mas devido ao término do suporte, não somente pela Microsoft mas como de desenvolvedores terceiros também, fica bem complicado o seu uso hoje em dia para várias aplicações. Isso sem contar na questão da segurança, claro.
Mesmo ainda tendo suporte da Microsoft, certos terceiros como a Adobe terminam o suporte antes mesmo do próprio suporte da Microsoft terminar, como foi o caso do Windows 10 LTSC 2019, que mesmo possuindo suporte da Microsoft para até 2029, já faz algum tempo que a Adobe não permite mais a instalação de alguns de seus produtos nessa versão, sendo a 22H2 a versão mínima exigida.
Fico questionando isso também. Já instalei algumas dezenas de Windows 11 na base da gambiarra, e até o momento todos funcionam de acordo. Sim, é ligeiramente mais pesado que o Windows 10 e o upgrade de versão (23H2->24H2 por exemplo) não é permitido, mas fora isso não vi maiores problemas.
Eu imagino que não tenha nada que impeça você de ir no Microsoft Update Catalog e baixar/instalar as atualizações manualmente. É um serviço ingrato, mas é uma alternativa.
La vai eu gastar 1k dos 2,7k que juntei até agora pois recentemente gastei 15,7k no gift da netflix ja que a família paga então o dinheiro fica pra mim.
(inclusive, saudades de gastar poucos pontos do rewards e trocar por gift netflix de R$150… bons tempos)
Contando os meses para eu migrar para o Ubuntu
Uso o Windows 10 em 6 computadores, ainda na versao 20H2 (Build 19042.631), de 2020. Nunca atualizei essa versao (nem mesmo atualizacoes de segurança eu instalo) e nao pretendo atualizar para Window 11. Nao vejo porque atualizar, so serve para ter dor de cabeça com updates que mais causam problemas do que resolvem. NUNCA TIVE UM UNICO COMPUTADOR INVADIDO OU INFECTADO com absolutamente nada (verificado por softwares de segurança).
Mas, claro, rede de casa protegida pelo firewall do roteador, e todos em casa sao profissionais de IT e sabem o que estao fazendo quando usam os computadores.
Linux é logo alí. Já iniciei a migração algum tempo.
E muita gente compra mesmo por não saber. Tenho um notebook Dell que comprei em 2019, atendendo todos os requisitos que é pedido para o Win11 com exceção do TPM 2.0. De início acreditei que não conseguiria migrar para o Win11 sem ser de modo forçado, até que notei que o TPM 2.0 estava desativada na BIOS com outro nome comercial. Onde que uma pessoa comum vai saber disso? Simplesmente vai abandonar uma máquina ainda com desempenho bom para comprar um novo aparelho considerado “compatível” e é aí que essas marcas ganham com o abandono do suporte do Win10.
Vamos migrar para o Linux, existem várias distribuições, muitas são bastante amigáveis, uso o Linux Mint, mas tem várias outras como o Big Linux, Zorin os, pop os, manjaro, Ubuntu, entre tantas outras.
Para muitos casos, principalmente profissionais, o Linux não atende (meu caso é um deles). Muitos softwares não tem suporte ao Linux e os que eu preciso para executar meu trabalho não rodam. É o caso da Adobe, Autodesk, Graphisoft, Trimble, e por aí vai.
Fica ainda o apontamento disso acontecer com o LTSC 2021, que ainda é baseada no 21H2 (19044), mas empresas como AutoDesk e Adobe só suportarem o 22H2 (19045) em um futuro próximo.
E tem ainda o Windows Server 2022, cuja compilação é exclusiva (20348), e também pode ter problemas à médio prazo.
Estou com SSD novo sem uso há mais de 1 ano, esperando eu parar de procrastinar e fazer a clonagem do meu C: pro disco novo.
Meu notebook oficialmente não suporta o W11.
Com toda essa palhaçada da Microsoft tive uma ideia: vou esperar chegar outubro e instalar do zero o Linux (provavelmente o Mint) no SSD.
A partir de então vou usar Linux no dia a dia, e caso precise de algum programa do Windows vou fazer o boot do sistema instalado no HD antigo. (Sim, eu sei que o Linux tem Wine.)
No caso da versão para consumidores, acho difícil. A última build “real” do Windows 10 foi a 19041 com o lançamento da versão 2004, todas as builds subsequentes (19042, 19043, 19044 e 19045) são artificiais, a Microsoft simplesmente liberou pequenos pacotes de ativação que tem o único objetivo de incrementar o número da build, a base do sistema e as APIs disponíveis são as mesmas. Até mesmo o pacote de atualizações cumulativas é um só para todas essas builds.
(dá até para instalar/desinstalar manualmente esses pacotes de ativação com uns comandos meio obscuros e ver o número da build subir/descer, sem nenhuma mudança significativa)