Microsoft recua da decisão de remover Painel de Controle do Windows

1 Like

Acho o Painel de Controle Clássico a única coisa legada do Windows q merece ficar. Kk

4 Likes

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
Piada pronta

2 Likes

A Microsoft nos fazendo de trouxa com essa fic do fim do painel de controle que nem ela acredita:

hwcCTmx

5 Likes

Eu nunca achei que eles fossem remover totalmente, o que provavelmente vai acontecer é que irão tornar o painel de controle antigo obsoleto e deixar ele bem escondido no sistema.

1 Like

Antes da MS pensar em descontinuar, ela deveria terminar a migração para o mais atual, fazer todos os ajustes necessários para, ai sim, descontinuar, pois atualmente, é um remendo. Metade de um lado, metade de outro

1 Like

Vamos ser justos, o novo painel é bem mais fácil de entender para o usuário leigo ou nova geração. Acho que a Microsoft sim deve complementar ele.

Mas jamais excluir o antigo, pois lá tem tudo e nós dá geração Windows XP e 7 sabemos exatamente onde está tudo. Além de ser mais útil para configurações avançadas

Por exemplo, o recurso temas é muito melhor no painel novo. No painel antigo era pouco usual.

Painel de desinstalação de apps, configurações de armazenamento… Todos esses ficaram melhores, mas claro que muito recurso mais avançado ou não existe ou é limitado. Então por isso é uma obrigação manter o painel antigo.

2 Likes

Tem também de resolver os problemas de conflito de configuração entre o velho e o novo, ao ajustar IP fixo em um deles o outro não reflete a alteração de configuração. Talvez por isso estão considerando aposentar ele.

Por isso que eu disse que a Microsoft perdeu a oportunidade com o lançamento do novo Windows para ARM.

Vendo pelo lado dela, ela está perdendo a oportunidade até de já começar a trabalhar o Windows as a Service.

Tira painel, coloca painel… Já vejo esse tipo de noticias a uns bons anos.

Confesso que atualmente o novo painel de configurações está bem melhor e possui quase tudo… mas o caminho correto entendo que seria migrar tudo primeiro, refinar e só após remover. Mas com isso, meu pensamento que deveria também atualizar as janelas de eventos do sistema, credenciais, certificados, literalmente é trabalho para anos ainda.
Pois não é só apenas o Painel de Controle em si que é antigo, têm várias outras ferramentas do sistema que não são atualizadas nunca.

Essa é uma boa ponderação! Realmente esse painel de de rede, o que se faz no novo não reflete no antigo e vice-versa… é algo bem esquisito de ocorrer.

Não entendo muita coisa de programação, mas na minha opinião de leigo DOZE ANOS seriam suficientes para uma empresa do tamanho da Microsoft fazer essa migração. Mesmo que se mantivesse o painel de controle, o configurações já deveria estar completo há muitos anos.

A impressão que tenho é que o Windows é grande sistema que o novo corpo de funcionários da Microsoft não entende o que foi feito. Parece que só a geração do Windows 7 para traz sabia do sistema.

Então ficam fazendo esses remendos por anos. O certo era fazer outro sistema do zero, mas isso vai custar muito dinheiro e sem retorno.

Então sai mais barato a Microsoft manter as coisas desse jeito e ir fazendo remendo ao longo do tempo.

Eles poderiam repaginá-lo, é bem estranho ler ainda “Windows 7” dentro do painel de controle. Observei isso no Windows 10 e agora no 11 e pensava que iriam consertar, mas nada. Por aí vemos o descaso da Microsoft com seu painel de controle.

Quebraria a compatibilidade com software legado, que é só o que mantem o mundo corporativo usando Windows.

2 Likes

Roubou meu comentário. :gun:

Só me lembro de uma opção do Painel de Controle carregar o nome do Windows 7 nas versões mais novas do SO, e é intencional (ferramenta de backup). Mantém essa ferramenta antiga para que você consiga restaurar backups feitos na época do Windows 7, caso contrário você pode configurar e utilizar o Histórico de Arquivos…

Como programador, eu imagino que isso aí não teria problema algum se ambos os painéis fossem meramente um “front-end” diferente para o mesmo “back-end”. Suponhamos, por exemplo, que o registro dessas configurações são lidos e armazenados a partir de um arquivo INI, tudo o que o front-end faz é traduzir o tecniquês do arquivo em uma interface de usuário possível de ser compreendida para quem não tem background em serialização INI. As duas interfaces supostamente se alimentariam e alimentariam esse arquivo INI, sendo que seus controles só terão estilos, nomes e disposições diferentes.

Agora, se a alteração feita por um desses “front-ends” não está aparecendo no outro “front-end”, significa que eles não estão acessando o mesmo arquivo/local e sim arquivos/locais diferentes. Como que se dois bancos de dados diferentes, assim, dois sistemas completamente distintos. Daí não me atrevo nem a tentar imaginar a bagunça que é nos bastidores do código-fonte do Windows em consolidar a informação de ambos os registros, principalmente se, por exemplo, o painel Configurações habilitou IPV6 em seu registro enquanto o Painel de Controle desabilitou IPV6 no outro registro, como o sistema deveria se comportar diante dessas discrepâncias? Talvez consideram o lastModified dos arquivos como peso pra definição (o que foi alterado mais recentemente tem peso sobre a configuração do outro)? O fato é que a bagunça programática deve ser gigantesca ali no Windows, não no Painel de Controle ou no Configurações (porque são ambos apenas front-ends), mas nos subsistemas do Windows, como o de stack de rede.

Há também uma terceira via de configuração que é pelo Prompt de Comando (ex.: netsh) e também pelo PowerShell (ex.: Get-NetAdapter), o que deve acrescentar ainda mais à bagunça do Windows, pois qual dos dois registros esses comandos irão sobrescrever?

Pelo que me lembro via CMD está sincronizado com o painel antigo, mas nenhum dos 2 está sincronizado com o painel novo, claro, tenho de confirmar isso nas ultimas versões do Windows, esses meus testes foram feitos a pelo menos 2 anos.

E sim, por baixo dos panos o caos no Windows é ainda maior que a parte visível, o qual já bem grande.