Microsoft pode tornar mais difícil instalar o Windows 11 em PCs antigos

Acho que vou até instalar o W11 no meu notebook pessoal, antes que lancem essa atualização.
Eu não achei o W11 tão ruim como todo mundo reclama, eu só precisei fazer algumas pequenas alterações pra remover algumas mudanças que eu não gostei.

1 Like

Então, só que depois, se as atualizações automáticas estiverem ativas (e pelo que eu ouço de Windows recente, é quase impossível desativar nessas versões mais novas), eles são bem capazes de lançar aquelas “atualizações de segurança” que, disfarçadas como tal, no fundo trazem alguma inspeção do sistema nesse sentido. Isso já aconteceu antes (atualização disfarçada de segurança para impossibilitar/quebrar algo que estava funcionando antes), embora não consegui achar matérias para linkar aqui.

Não sei, posso estar sendo equivocado mas, ao menos me parece que a partir do Windows 8 as atualizações automáticas (e o próprio Windows) ficaram mais rígidas, parte dos motivos que me fizeram migrar pro pinguim (pensar que um dia eu já fui praticamente fanboy do Windows, mas o Windows, ao meu ver, foi piorando a cada versão que passava).

2 Likes

Eu tenho dual boot com Ubuntu, usei Ubuntu como SO principal por mais de um ano, mas tive muitos travamentos. Cheguei a reinstalar o Ubuntu do zero, mas os travamentos continuaram, acho que nem no Windows 7 eu tive tantos travamentos. No Windows quando algum programa travava, era só o programa, mas no Ubuntu quando algum programa trava o SO inteiro para de funcionar. E não vou testar outra distro, prefiro ficar no Windows.

Instalando o Windows 11 eu acho improvável que o SO simplesmente pare de funcionar totalmente após uma atualização, mas caso aconteça eu faço dual boot e volto pro Linux.

Quanto será que a Intel tá pagando pro Windows forçar essas trocas de maquinas dos usuários?

1 Like

Agora, o Linux engrena.
Com o fim do suporte ao Windows 10, muita gente vai adotar o Linux.

Eu sou usuário diário do Linux há vários anos já, mas não posso perder o meme :joy:

Brincadeiras à parte, é difícil, mesmo se o Windows se tornar impossível de usar diante de tantos anúncios do Office 365, de constante necessidade de troca de máquina e de telemetrias, muita gente depende do Windows porque depende de coisas que só rodam no WIndows. Jogos e suítes de edição (de vídeo e de imagem) que as pessoas pagaram/assinaram e que não funciona em Linux. Pra quem adotou ferramentas alternativas (como GIMP, Krita, KDEnlive e DaVinci Resolve) e abraçou os jogos disponíveis via Proton na Steam, já usam o Linux faz tempo. Pras demais, é questão de querer aprender a lidar com um toolset diferente e de poder migrar para esse toolset diferente.

2 Likes

Para os usuários corporativos não vai mudar muita coisa em relação ao Windows 10, a versão IoT Enterprise vai rodar em qualquer PC que tenha a instrução POPCNT (basicamente Intel Core i3/5/7 primeira geração em diante). Não há requisito de TPM, nem de boot por UEFI.

Para os usuários domésticos, só na base da sorte e da gambiarra mesmo. Ou utilizando uma versão pirata do IoT Enterprise - o que não muda muito no cenário atual, boa parte dos usuários domésticos já roda Windows pirata anyway.

Isso daí meio que derruba por terra aquela história de que “a exigência de TPM 2.0 é para segurança” (porque o TPM 2.0 seria supostamente para suportar uma instrução necessária para o BitLocker e etc), porque quem precisa de mais segurança, o usuário doméstico comum, ou o usuário corporativo que muitas vezes lida com segredos industriais?

E, no entanto, pra esses, é opcional, enquanto pro usuário doméstico, é compulsório.

Também meio que derruba por terra a hipótese de que a Intel ou fabricantes querem vender computadores (e chips) novos, porque qual é mais caro, um PC Gamer de um usuário doméstico mais avançado, ou milhares de PCs corporativos/workstations de uma empresa?

1 Like

TPM é para armazenar a chave de criptografia do BitLocker, que a Microsoft agora quer ativar por padrão e acho que usam também para verificar as assinaturas digitais do UEFI e tal. Não entendi por que querem que seja 2.0, mas enfim… A Dell diz que desde 2015 os PCs dela tem TPM 2.0 Trusted Platform Module Common Questions for Windows 11 | Dell US

IoT Enterprise é mais para coisas tipo thin clients e quiosques. Pro resto, vão usar o 11 Enterprise normal, que continua querendo TPM, Secure Boot e etc.

Não sei hein, hoje em dia quase todo notebook e PC já pronto (tipo Dell, Positivo, etc) vem com licença OEM.

Olha, se o IT de uma empresa com segredos industriais não está configurando o BitLocker nos notebooks dos funcionários, eles estão precisando levar um xingão. Até por que por um bom tempo os únicos modelos que vinham com TPM eram as linhas empresariais, tipo os ThinkPad e Latitude.

Minha maior bronca com a janela de suporte do Windows 11 ser 8a geração em diante é justamente lascar com quem comprou algo com CPUs Intel de 6a ou 7a geração ou por aí, até por que alguns modelos com essas CPUs ficaram no mercado por vários anos.
Enquanto isso, tem coisa de circa 2007 que consegue rodar quase 20 anos de versões do Windows (XP, Vista, 7, 8, 8.1, 10…)

A Intel nesse momento, tá quase virando a Nokia dessa década, ela tá tendo que pensar nos Chips bugados que ela lançou no mercado

1 Like

No TPM 1.2 não há suporte para SHA-256 (somente SHA1) e o suporte para AES é opcional. O uso do SHA1 é desencorajado pois já pode ser quebrado com relativa facilidade, e cada vez mais mecanismos de segurança tem optado pelo SHA-256 ou alguma variante do AES…

2 Likes

Eu já migrei. Até o momento bem satisfeito. Infelizmente preciso usar o Windows ocasionalmente. Mas 95% do uso já é Linux

para ‘desativar’ as atualizações… veja se é possivel definir sua rede local como ‘conexão limitada’, como se fosse um 4G… assim o sistema evita baixar atualizações para não gastar sua ‘franquia’.

é um truque que uso faz anos nas instalações do win10 que fiz.

Geralmente o pessoal exagera nisso. Quase um clássico. Windows 11 é bom. E olha q nem uso ele como sistema principal mas conheço quando o pessoal fala mal de algo de forma exagerada.

Olha que nunca fui de ficar reclamando de Windows novo, mas o 11 quando chegou foi muito ruim. Faltava recursos básicos que todo mundo já estava acostumado, usabilidade era péssima. Fora as coisas que a MS vai enfiando sem ninguém ter opção de escolha.

Hoje tô usando ele no meu notebook, e sem problemas, mas no inicio foi tão ruim que voltei para o 10.

Desculpe o desabafo, eu sei que uma empresa privada visa o lucro, mas é preciso ter o mínimo de consciência social e de prática socioambiental.
Pois nós já vivemos num planeta que está no limite dos recursos naturais e ainda sim essas empresas querem forçar a troca de PCs e notebooks totalmente funcionais, para atender seus meros caprichos, será que tudo vale pelo lucro? Será que quando todos os recursos naturais se esgotarem tudo isso vai valer a pena?
Nós temos que cuidar ao máximo, trocar de notebook ou computador quando esses realmente não atendam mais nossas necessidades. Pelo menos é o que eu penso, quem discorda tranquilo.

1 Like

A Microsoft está protegendo milhões de pessoas de instalarem o Windows 11 :pray:

2 Likes