O jeito mais justo, sou da área e a maioria gosta de home office, desde que nao vire oba oba e todo mundo produza o que é esperado, é a melhor forma de implementar o home office.
Trabalhos por demanda ou projeto, com prazos, custos e padrão de qualidade definidos.
Se atendeu escopo, prazo, custo e qualidade, é o que interessa, o cara pode estar na praia se quiser.
E como define produtividade?
Quantidade pontos entregues por sprint? Basta superestimar as tasks no refinamento.
Quantidade de linhas de código escritas? Basta escrever um código mais verboso.
Quantidade de cards resolvidos? Basta fugir dos cards de maior complexidade e/ou quebrar atividades em micro atividades.
Qualquer métrica arbitrária para tentar medir a produtividade individual e/ou de um time vai cair nesse tipo de armadilha. Todo mundo está careca de saber que a produtividade está intrinsecamente ligada a capacidade de gerência dos gestores, mas não vejo uma empresa tocando nesse ponto.
Trabalho num produto com pouco mais de 400 devs, em 35 squads entre times de back, front e mobile. A empresa tem mais de 5 mil profissionais técnicos (devs, qas, devops, dados, sre, etc) trabalhando em diversos produtos, 100% remoto, espalhados no mundo todo e nossa produtividade vai muito bem, obrigado.
Concordo plenamente. Pena a maioria das gestões por aí ta mais preocupada em ver a pessoa no escritório pq não sabe como medir o q está sendo entregue.
Isso acho bem subjetivo mesmo. A questão maior pra mim é q por ser subjetivo as lideranças não sabem bem (ou não querem saber) como fazer isso, e aí voltam ao velho “se está aqui, está trabalhando”.
Nem vão. A culpa sempre é do peão q supostamente caiu de produtividade “do nada”. Nunca do gestor q não sabe monitorar essa produtividade, q é algo q se espera de um gestor.
Cara, eu pensei o mesmo! Como medir essa produtividade é a grande questão e de fato está muito ligado a capacidade dos gerentes, por experiência, aqui na empresa em que trabalho temos um híbrido bem flexível e eu mesmo vou à empresa a cada 14 dias, quanto a cultura pelo menos a equipe em que eu estou tem sído bem produtiva e bem gerenciada, a empresa começou recentemente um processo de instalação de um software que “vigia” o que os colaboradores fazem no computador da empresa e quanto tempo fica em cada software, uma ferramenta que tem o potencial de trazer mais dados sobre o dia a dia dos colaboradores no homeoffice, mas claro, tem o potencial de ser usada contra os colaboradores também kkk, mas pelo menos eu vi um bom meio-termo.