Microsoft instala no Windows 10 novo app do Outlook que ninguém pediu

Não gosto que o calendário do outlook fica dentro do email
prefiro quando são apps separados, e por isso vou com o calendário do google

1 Like

Como desabilitei os updates nada disso por aqui. Mais um dia, mais um app arruinado.

1 Like

Não, não pode. Ativaram um kill switch no app antigo, ele fica preso em uma tela informando que foi descontinuado, com botões para exportar os dados ou abrir/instalar o novo app (que piorou em todos os aspectos, é essencialmente um PWA):

6 Likes

isso outlook desde 1998, outlook express…

não deve estar atualizado ainda oi nem percebi…

as pessoas são muito dramááááááááticas…

Cada dia mais escrachado de que a narrativa “é para sua segurança” vem frequentemente com segundas intenções…

Especulação minha: essa versão nova do Outlook talvez seja pra embutir mais a IA da Microsoft, já que talvez a versão anterior não permitia Copilot de forma tão integrada. Daí, também, a “necessidade” de integrar Calendário na mesma interface, pois já unificam a chamada ao LLM. Sim, era só usarem as chamadas de API da própria Microsoft, mas vai saber quão bagunçada é a implementação das chamadas do Copilot, a ponto de terem de puxar informações da UI… Como eu disse, especulação minha em cima de especulação minha.

Mas, pessoalmente? O Copilot não é de todo ruim. O Copilot, junto com o Outlook (tanto o provedor de email quanto o cliente para Android), com o Edge e com o VSCode, são os produtos que ainda utilizo da Microsoft, mesmo não usando Windows…Porque no Linux e (em menor grau) no Android, eu tenho controle sobre eles, não eles sobre mim.

O problema está em forçar goela abaixo. O problema está em mudar aquilo que era funcional pra embutir algo que é de nicho, uma IA. Algo que, vale ressaltar, não tem apelo, é desbotado, é algo feito claramente pra preencher uma “lacuna corporativa”. O Clippy ainda tinha mais apelo, era engraçadinho, tinha o cachorrinho, o Mago Merlin, o surfista, o gatinho, etc… A Cortana também tinha algum apelo (achava legal a Cortana no Windows Phone). O Copilot não tem nenhum apelo, não tem “personalidade”, é algo sem sal pra ser integrado dessa forma na interação do dia-a-dia.

2 Likes

Mas o Outlook antigo ainda funciona (vamos ver até quando)

Isso é o branding confuso da Microsoft também.
Tem Outlook o app de email parte do Office, tem o Outlook Express, que vinha com o Windows, agora tem a versão nova e o webmail grátis da Microsoft também chama Outlook.com

2 Likes

Eu tinha feito um passo a passo que vi em um site (não esse da matéria sobre a Microsoft) que travou essa atualização de ser baixada e continuo usando o Mail e Calendário separados normalmente.
A única coisa que notei é que tem demorado um pouco mais pra sincronizar e-mails do Yahoo…

Por que a Microsoft é uma empresa tão caótica? Não existem bons gestores nessa empresa? A empresa parece perdida, não tem foco, muda de “pensamento” o tempo todo. Cria algo agora, mais tarde não existe mais, ou muda o nome, ou é ambígua com 2+ apps que fazem a mesma coisa (exemplo os vários Teams que existiam)… é invasiva, entre outros. Que canseira…

4 Likes

A Microsoft nunca foi uma boa empresa de software na verdade, você pode ver por sua história e todo o seu movimento atual.

O seu crescimento e sua posição hoje se deu pelos acordos conseguidos pelo tio Bill.

Como hoje os Estadunidenses sabem que não são esse Guaraná todo, o tio Donald (Pato Donald) está fazendo o mesmo jogo usado pela Microsoft anos atrás para se tornar a força suprema nos PCs de todo o mundo.

Não sei se é porque eu desinstalo logo o e-mail e o calendário em novas instalações do Windows (Usava Outlook do Office 2016 até para de funcionar, agora utilizo o Thunderbird), no meu computador não foi instalado esse novo e-mail.

PS.: Fiquei com receio de instalar devido a essas coisas que a Micro$oft faz. Agora que o W10 está respirando por aparelhos (para eles) e que logo será tirado da tomada, a Micro$oft pode encher o sistema de tranqueira.

Quer saber pode até ser uma boa ideia de ela deixar em paz o sistema.

2 Likes

Última grande atualização do Windows 10 foi a versão 2004 em 2020, a base do sistema permaneceu inalterada desde então.

De lá pra cá é só atualização cumulativa portando as partes incômodas do Windows 11 (principalmente os anúncios)…

2 Likes

Tipo esse:

Já tive outras propagandas no W10 depois do lançamento do W11, cheguei a printar, mais como o assunto não chegou acabei deletando.

Eu só instalo essas atualizações por receio de estar perdendo algo importante, mesmo não baixando mais arquivos duvidosos como nos anos 2000. Por isso que eu não terei receio de perder o suporte da Microsoft.

Espero não me arrepender kkkkkk

2 Likes

Não tem essa de “ninguém pediu”… O sistema é deles! Eles fazem o que quiser! Quando você compra o Windows, seja diretamente ou indiretamente, você está comprando uma licença de uso! Você não é dono do sistema. Eu entendo a frustração diante dessas palhaçadas da Microsoft, mas é isso… O sistema é deles… :man_shrugging:t2:

1 Like