Microsoft explica TPM 2.0 para te convencer a ir para o Windows 11

Bom, vale dizer que o TPM 2.0 foi introduzido com os processadores Intel de 8a. geração no 2o. semestre de 2017. Então lá se vão quase 8 anos que a tecnologia existe. E quem não quer sair do Windows 10 tem a opção de pagar pelo suporte estendido (não sei se vai ser oferecido a usuários finais). E pra quem usa versão alternativa já tem risco de problemas com malware de qualquer forma.

Não estou defendendo a MS, longe disso. Tô com 2 máquinas aqui que não são elegíveis ao upgrade pro Windows 11. Pensando se pulo pra última geração de uma vez ou se vou pra algum usado que suporte TPM 2.0 pra não ficar no Win10 sem suporte. Mas e certamente uma das máquinas vai pro Linux já que tenho apenas uma licença do Windows.

2 Likes

Tem uns dois meses que troquei o notebook para um que suporte oficialmente o Windows 11. Era o momento ideal para trocar de computador, pois o meu tem 10 anos de uso.

o TPM verifica a integridade do software

Vamos verificar se seu software é legítimo ou pirata

2 Likes

Windows 11 IoT LTSC já tem esses requisitos também?

Tem muita pirataria no Windows 11 também. E olhe que não vi computadores que suportem o Windows 11 com licença original.

Microsoft sendo a mesma de sempre, tirando a escolha do usuario, e querendo obrigar, o usuario a qualquer custo, a aceitar as porcarias que ela quer oferecer,vamos pelos lixos que mais atrapalham, windows defender, desde o win 10, bitlocker no 24h2 agora, e agora isso ai, e so esperar pra ver se vao recuar, isso a retirada “por baixo dos panos” da autenticação 802x1 no 22h2… esse povo nao aprende.

2 Likes

TPM 2.0 é bem mais antigo que isso. A especificação foi finalizada em 2014 e algumas CPUs de 4ª e 5ª geração da Intel já vinham com uma implementação baseada em firmware. A partir da 6ª geração virou padrão, mas para o Windows 11 a Microsoft também exige suporte para o MBEC, que só apareceu na 7ª geração.

Inclusive nunca entendi a Microsoft limitar o Windows 11 somente para a 8ª geração ou mais recente, sendo que a 7ª geração já oferece tudo que o Windows 11 pede…

3 Likes

Honestamente, quase nenhum usuário doméstico precisa dessas coisas do TPM 2.0, acaba mais por atrapalhar.

E temos um pequeno problema que pode ser bem mais chato pro usuário doméstico, tem que ativar o TPM na bios, que pode ser algo complicado pra algumas pessoas, ou em alguns casos, precisando de update de bios pra resover alguns bugs relacionados a ele como nas plataformas AMD que ao ativar o TPM tava gerando micro stutter aleatoriamente no sistema de tempos em tempos.

Enfim, com a quantidade de coisas anti consumer que a microsoft anda fazendo no 11, não importa o quanto eles tentem falar que é bom, não ajuda quando você fica dificultando criar conta local no sistema e coisas do tipo.

2 Likes

Se a máquina veio com Windows de fábrica o TPM já vem ativo. Acho que já faziam isso antes do Windows 11 (pra poder encriptar o C:), mas se a máquina vem com Windows 11, certamente tem.

Meu desktop de casa parou de atualizar, mas já está com o Win11. Descobri que o processador Ryzen 3 2200g não tem suporte ao win11. Fiquei em dúvida se é pelo TPM 2 ou outro motivo… Qdo instalei não deu nenhum aviso pelo que lembro.

Seu Ryzen 3 2200G, apesar de ser da série 2000, usa arquitetura Zen. Para o Windows 11 a Microsoft exige no mínimo arquitetura Zen+ para os chips da AMD…

1 Like

E se esse alguém for o próprio usuário que, sob os próprios desígnios? Onde que o TPM 2.0 distingue o autor da “adulteração”? Isso que Microsoft e outras empresas (além de muitas agências estatais) fazem tem um nome da hora em inglês: Adult Babysitting, tratar adulto como criança.

2 Likes

O máximo que vi acontecer até então, ao redefinir por fora o TPM de um PC com a versão mais recente do Windows 10 e 11, foi o Bitlocker pedindo a chave de recuperação (se ativado) e o Windows forçando a logar novamente com a conta Microsoft para redefinir o PIN do usuário…

Mesmo com suporte a TPM 2.0, muitos processadores não entram na lista de suporte oficial.
Ninguém sabe realmente quais os critérios. Um i7 7700K não tem suporte, mas um Celeron 6305 tem. Kkkkkkk

3 Likes

A linha de corte das CPUs é o suporte ao MBEC (processadores Intel) ou ao GMET (extensão equivalente nos processadores AMD).

Sem isso você tem uma perda de desempenho ao usar os recursos de segurança baseados em virtualização, que a Microsoft ativa por padrão no Windows 11. Nos processadores da Intel essa extensão surgiu no Kaby Lake (7ª e 8ª gerações), já na AMD surgiu no Zen+ (CPUs Ryzen 2000, APUs Ryzen 3000G).

Tecnicamente o i7-7700K atende aos requisitos, afinal é uma CPU Kaby Lake, mas fica de fora sabe se lá porque (somente modelos selecionados da 7ª geração são elegíveis). Já o Celeron 6305, apesar de muito mais fraco, é baseado no Tiger Lake (11ª geração), bem acima da linha de corte que a Microsoft estipulou (8ª geração)…

3 Likes

Ainda tem muita pirataria no Win11… Quando ligarem as chaves do TPM2 vai ser dedo no cu e gritaria… Não digo aqui no Brasil, mas em países onde a lei anti pirataria é mais rígida

3 Likes

No caso de CPUs Intel, 8ª geração pra cima, com uma notável exceção pro Surface Studio que usa 7ª geração.

Os modelos selecionados:

Sobre o TPM, não sei por que a Microsoft insiste em ser o 2.0, mas tem uma coisa positiva vindo da exigência: criptografia de disco até na versão Home. Não é tão versátil como o BitLocker completo que te permite criptografar qualquer drive, mas ter o drive C: criptografado ajuda a evitar que um técnico vaze nudes ou algo assim.

Esse sistema mostra como a Micro$oft brinca de ser uma empresa séria. Fez um sistema bizarro pensando que boa parte das pessoas iria trocar o hardware em prol do seu sistema e se lascou! Ahhh como é bom ver isso! O Windows 11 é um fracasso tanto quanto ou maior que o Windows Vista.

Boa parte das pessoas foram excluídas do novo sistema…eu mesmo sou um que não troco meu hardware para ter esse windows bizarro ai…

Eu fico imaginando quando virá um sistema para desmembrar essa por**ria de windows…quando?!

1 Like