Inegociável, mas facilmente burlável.
A Microsoft talvez alivie os requisitos para o Windows 11 quando o Linux chegar a 10% da base de PCs.
E vc acredita mesmo nisso? Se o Linux chegar a 5% já é muito.
É um absurdo que tenhamos discussão ambiental em todos os campos e a Microsoft queira que consumidores finais simplesmente dispensem computadores plenamente funcionais por conta do TPM. Eu serei um dos que irá burlar essa palhaçada. Ocasionalmente eu preciso trabalhar da casa da minha mãe, que tem um desktop Core i3 de sei lá qual geração, que me atende super bem (inclusive ainda no Windows 10). Aí vou precisar investir dinheiro e produzir mais lixo eletrônico por conta de uma palhaçada dessas.
E sim, eu já tentei de coração aberto usar Linux (Ubuntu, Zorin, Mint…), mas eu não consegui instalar o PJe Office e nem fazer meu token certsign funcionar. Perdi horas com comandos em terminal e não consegui fazer meu trabalho. Pra mim é inconcebível um negócio que no Windows eu instalo dando cliques e no Linux eu preciso partir pra linha de comando (e mesmo assim não conseguir). Joguei a toalha pra esse sistema.
Lógico que é inegociável. Se ela flexibilizar os requisitos, ninguém mais vai comprar notebooks novos com a maravilhosa tecla do Copilot.
Microsoft tá cada dia mais chata. Tomara que perca cada vez mais usuários… mas por conta da Cloud ela está ganhando usuários atualmente.
Intel que está feliz com essas medidas da Microsoft, vai garantir as vendas de 2025 de processadores novos para notebook.
Tudo é um lobby pra alavancar vendas de novos PCs que estagnou a eras. E quando vier o Windows 12, outro requisito.
E o ciclo recomeça.
Me veio uma dúvida, houve computadores com windows 11 que sofreram no apagão CrowdStrike do Windows no meio do ano deste ano?
Essa semana tentei criar uma VM com Windows 11 no Proxmox usando um Lenovo Thinkcentre antigo e não deu certo, mesmo alterando o registro para burlar as exigências, no fim tive que criar a VM com Windows 10 mesmo.
Relaxa. É só ativar essas recomendações no Windows 11 que você compensa a emissão de carbono da troca do PC. (contém ironia)
Possível notícia futura sobre o Windows 11:
“Atualização 25H1 do Windows 11 causa tela azul em PCs sem o botão do Copilot e te lembra de fazer xixi no banho para reduzir a pegada de carbono; entenda.”
Como se as pessoas estivessem brigando para ter esse Windows tenebroso.
Se não fosse a MS deixar de dar suporte para o W10, isso nem viraria notícia.
Eu chamaria esse movimento da Microsoft de “obsolência forçada”; querem que todas as pessoas usem equipamentos com no máximo 5 anos de fabricado, sendo que, com os devidos cuidados, é possível usar um PC ou notebook por muito mais tempo… Conheço pessoas que possuem desktops da Positivo da época que ela era focada em educação; atualmente roda o Windows 7 e recebeu alguns upgrade e, para entretenimento de crianças, tem servido muito bem…
Meu note antigo não é aceito por causa do processador. As outras exigências são atendidas. Não lembro o modelo, mas não é um tão antigo.
Uma dica, testa o BigLinux, já vem com isso pré-instalado.
Fora isso, eu não me adaptei bem ao Linux, principalmente depois que começou a apresentar bugs. Como estava sem saco de ficar formatando e trocando de distro, voltei pro win.
Esse apagão não foi culpa da MS de fato
TPM 2.0 nem é tão problemático pra maioria dos notebooks e até alguns desktop dos últimos anos.
A minha maior bronca é que a “nota de corte” do Windows 11 é a 8ª geração da Intel (e equivalentes da AMD), que acaba excluindo muito hardware perfeitamente funcional com menos de 10 anos, e até coisas que ainda estavam à venda quando o Windows 11 saiu, por nenhum bom motivo.
No campo oposto, coisas do tempo do Windows Vista com Core 2 Duo/Quad passaram quase 20 anos com alguma versão do Windows em suporte ativo (XP/Vista/7/8/10).
Vamos ver até quando. O Windows 11 24H2 requer SSE 4.2, o que já exclui CPUs de antes de 2011, mais ou menos.
Eu com meu I7 7gen perfeitamente funcional