Microsoft ElectionGuard: uma iniciativa open source que pode revolucionar o voto

Originally published at: Microsoft ElectionGuard: uma iniciativa open source que pode revolucionar o voto – Antivírus e Segurança – Tecnoblog

Ou: trocando o chapéu de alumínio pela criptografia homomórfica

Até que enfim uma empresa grande pra bancar um projeto desse

1 curtida

Achei bem interessante, mas esbarra num problema grande: custo de implantação. Se nós mantemos até hoje urnas de 10 anos atrás, provavelmente precisaríamos de todo um novo conjunto de hardware e treinamento para os funcionários. É um custo muito alto.

Sem dúvida alguma Danilo… mas é aquela coisa, é algo que ainda está nos seus primeiros passos. Pode ser inviável agora, até mesmo pelo custo de processar os dados que é bem mais alto dentro desta tecnologia. Mas em alguns anos isso muda. Cinco, dez, não sei, mas muda.

1 curtida

A história da barrinha é verdade mesmo. Eu trabalhava na Justiça Eleitoral (atualmente tô licenciado, então ainda “sou de lá”) e me lembro desses questionamentos.
Atualizações são feitas em toda eleição. É a barrinha foi colocada justamente pra evitar a impressão de um “travamento” da Urna. Mas no fim gerou mais desconfiança!!! hehe

3 curtidas

Interessante seria ficar testando por vários anos em ambientes pequenos (até dois mil eleitores) para ir melhorando o processo/sistema, com foco especial na otimização de recursos.
Isso permitiria que hackers, crackers e autoridades conferissem o processo em busca de brechas. Quando o processo estiver otimizado para rodar em equipamentos simples e baratos, aí seria legal ampliar os testes para rodar em dois ou mais locais simultaneos e ver como que fica (exemplo: cinco unidades do sindicato recebendo votos para uma nova direção).

Os EUA são o local perfeito para isso, os caras votam em tudo, até juiz e xerife… Acho que este caminho que você falou é o que eles seguirão, pelo menos é o mais lógico.

Muita memória pra funcionar? Código Windows vista kkkk

toda vez eu lia criptografia homofóbica :frowning:

1 curtida

Mas aí o povo nem reclama.
Testa aqui no brasil e veja se o povo que está no poder a 40 anos não destrói a máquina. Se destruir é porque o sistema é bom :smiley:

Uma solução muito mais prática, elegante e com custos mínimos é essa, apresentada pelo Canal OBTJ do Youtube… Solução para as Urnas Eletrônicas no Brasil

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.