Uma coisa é você ter um banner nos sites dos serviços do Google pedindo pra você baixar o Chrome, outra coisa é ter os mesmos banners pedindo para baixar o Edge nos sites da Microsoft e ainda ter que lidar com diversas pop-ups e notificações espalhadas em tudo quanto é canto do sistema operacional.
No meu computador eu não uso o Bing, nem o Microsoft Edge como buscador/navegador padrão e recentemente fui surpreendido pela mesma pop-up mencionada no artigo do Tecnoblog, aqui apareceu ao abrir um PDF pelo Edge. Fora isso, segue outros exemplos da Microsoft infernizando quem não usa o Edge como navegador padrão, não relacionados ao problema abordado na notícia:
Screenshots
Banner na pesquisa da barra de tarefas/menu Iniciar (não adianta fechar, ele sempre volta após um ou dois dias):
Banner no app Configurações, inclusive abrindo a popup da segunda imagem automaticamente em algumas ocasiões (não consegui identificar o critério):
Posição de destaque no seletor de aplicativo padrão:
(também é comum aparecer uma mensagem insistindo para testar o Edge nessa mesma janela se você clicar em qualquer outro programa que não seja ele)
Primeiro logon logo após instalar uma atualização de recursos (a mais irritante, pois abre em tela cheia):
(diferente das outras, essa screenshot não é de minha autoria mas já apareceu exatamente a mesma tela aqui)
Outro ponto muito conveniente é em relação à regalias “exclusivas” do Microsoft Edge:
-
No Windows 10 os programas não podem mais fixar ícones na barra de tarefas sem intervenção do usuário, no entanto a restrição não se aplica ao instalador do Microsoft Edge, nem ao próprio navegador, que conseguem fazer isso automaticamente, tanto no fim da instalação quanto ao aceitar qualquer um dos banners ou pop-ups das screenshots anteriores.
-
O Windows 10 também passou a impedir que programas se definam automaticamente como padrão para abrir um tipo de arquivo ou protocolo, sem intervenção do usuário. Para mudar o navegador padrão, por exemplo, você tem que acessar manualmente o app Configurações e efetuar a troca você mesmo, Chrome, Firefox e cia. conseguem no máximo te direcionar para o local correto. Já o Microsoft Edge não possui essa restrição, fazendo a alteração automaticamente se você aceitar a pop-up ou banner.
Logo no lançamento do Windows 10 a Microsoft foi extremamente criticada por conta dessas práticas e senão me falha a memória foi até processada, aí baixaram a bola e pararam de encher o saco (isso no SO, os banners dentro dos sites permaneceram inalterados).
Com o novo Edge baseado no Chromium eles finalmente tem um navegador decente (coisa que não tinham há décadas), mas tinham que estragar adotando as mesmas práticas de sempre. Mais fácil fazer as pessoas odiarem o navegador ao invés de quererem dar uma chance…