Por isso, o PC e o Android são as melhores alternativas para emulação de jogos e consoles antigos.
O problema é que não existe emulação legalizada na maioria dos consoles. Eu acho que a emulação entra em uma zona cinzenta no que tange à legalidade.
Na época o executivo defendeu a emulação legalizada
Perder a conta ainda não é banir o ID do console. Foi pouco.
Se fosse a Sony e a Nintendo hmmm…
O artigo tem algumas omissões e equívocos.
O banimento não é da conta Microsoft ou Xbox como um todo, apenas ao acesso ao modo desenvolvedor no Xbox que exige um pagamento de US$20. As pessoas estão perdendo a acesso a esse modo desenvolvedor apenas.
Outro fato é que algumas pessoas acharam maneiras de instalar o RetroArch sem precisar do acesso ao modo desenvolvedor. Isso é possível através de uma versão não pública do RetroArch na Microsoft Store, em que é preciso o link direto pra instalar. É incerto ainda se a Microsoft vai dificultar isso também.
E por fim, isso funcionava no Xbox One também e não apenas no Series.
Toda a emulação moderna é legalizada, feita em clean room, ninguém utiliza código original, à la Atari, ou código vazado. Se vai contra o TOS do Dev Kit, aí é outros quinhentos, mas esse papo de emulação legalizada e emulação pirata, não cola.
O termo correto seria emulação oficial e emulação não oficial.
<E que beleza, dei um like sem querer em um post e agora o site não me deixa tirar…>
Microsoft foi boazinha ainda, inocência achar que essa brecha ia durar muito tempo. E criticar Phil Spencer por sua declaração é forçar a barra, já que ele afirmou que defende emulação legal, como reitera a matéria.
Diretor da Xbox disse que foi um engano e irão reestabelecer as contas de desenvolvimento:
Já foi parar no tribunal algumas vezes o caso sobre emulação lá nos EUA. Emulação é válido desde que não utilize o mesmo código, esse foi o problema da Atari com os cartuchos não licenciados, eles usaram o código do 10NES, obtido judicialmente sob falso pretexto.
Ilegal é utilizar o mesmo código ou os elementos gráficos. Por isso que decompilados de jogos ainda estão no GitHub, não é o mesmo código e eles não fornecem os gráficos. E também por isso que os emuladores não são processados.
A questão dos jogos, se você tiver uma cópia legítima do jogo e você fizer uma dump da ROM, também sem problemas.
O problema é utilizar ROMs das quais você não possue o jogo físico, aí é ilegal.
Esse post tem tanta informação errada que é mais fácil contar as que estão certas.
Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.