Microsoft começa a trocar senhas por passkeys, mas com uma pegadinha

Mas faz sentido. O Microsoft Authenticator é utilizado como uma porta de escape para situações que as chaves FIDO são incompatíveis, com em um PC sem Bluetooth ou um navegador não suportado.

2 Likes

A Microsoft está fazendo a maior bagunça nas contas.

Gerencio uma conta com 365 family e ela bloqueia todo dia por tentativa de login com senha errada a partir de vários países aleatórios.

Reseto senha, coloco outras formas de login, faz de tudo e eles continuam bloqueando a conta. Vi outras pessoas relatando o mesmo.

Microsoft está se esforçando muito para eu mudar tudo para o Google.

1 Like

Ativem o quanto antes.
Minha conta dava erro 400 sempre, nao abria com senha de jeito nenhum, fiquei meses sem poder logar até que um dos meus HDs estava logado e eu consegui ativar o autenticador.
Agora não tenho mais problemas pra logar.

2 Likes

Alguém me explica como que faz login num novo dispositivo utilizando passkeys? Se é um novo dispositivo, não vai ter nenhuma chave de acesso cadastrada lá (e ainda bem, pois pode estar usando um computador compartilhado), e sem ter senha, como fica?
Imagino que tenha utilizar outro dispositivo para conectar, como computador ou celular. E como vai eles vão trocar informação? Tem que estar no mesmo Wi-fi, Bluetooth, cabo?
E se eu não tiver nenhum dispositivo comigo? Vamos dizer que roubaram meu celular e eu preciso acessar às contas de email da Microsoft e Gmail para justamente bloquear o acesso do celular roubado? Não vou conseguir?

1 Like

Bluetooth. Chaves fisicas podem usar USB ou NFC tbm

Você recebe um código de backup via email ou sms

Vc precisa cadastrar a Passkey num celular Android ou iOS. Daí quando vai fazer login, aparece um QR Code na tela q vc digitaliza e o celular autoriza, via Bluetooth, o login no PC.

O Microsoft Authenticator atua em casos q vc n pode usar o Passkey. Daí eles mandam uma notificação perguntando se foi você que tentou fazer login.

Se o celular for roubado, vc deve precisar fazer login na conta da Google ou Apple pra restaurar os Passkeys antes.

1 Like