Microsoft alerta: bug no Outlook Classic faz CPU disparar 50%

Nossa, cadê a união europeia para aplicar multa?

Estão boicotando na cara dura para forçar uma migração.

3 Likes

Um dia desses, num outro tópico sobre Outlook, eu disse que “O Outlook (no Android) é um dos únicos softwares da Microsoft que não me dá problema”. Retiro o que eu disse: não me dava problema, recentemente passou a dar problema. Não apenas o app, mas o provedor de email.

De repente o app no Android parou de sincronizar meus emails. Para piorar a situação, quando entrava pelo navegador no Outlook Mail, solicitava autentiicação, aí eu digitava minha senha e recebia uma página em branco “Too many requests” (mas era o primeiro request do dia). Pensei: “O Outlook deve estar floodando os servers da Microsoft com tentativa de sincronização”, então fui lá nas configurações de Apps do Android e desativei-o, forçando parada. Esperei um dias, tentei logar de novo pela Web, pra receber o mesmo erro…

Até que uma hora descobri que se eu logasse alternativamente através do recebimento de código via SMS ou email, aí logava. Por precaução, entrei nas configurações de segurança e removi a autenticação via Outlook App, substituindo-a por um app TOTP que já uso pra HuggingFace e GitHub, mas é como se a Microsoft tivesse forçando o uso de formas passwordless de autenticação, preferencialmente “biometria” (face ou digital).

Então não é apenas o Outlook software que estão boicotando, mas também a própria provedora de email, de forma a empurrar coisas como biometria, chave de segurança e afins.

Eu ainda consegui, depois de vários dias e depois de perder bastante da minha paciência com esse “Too many requests”, passar meus emails pro K9 Mail, um cliente de email. Por enquanto, voltaram a sincronizar. Só não larguei o Outlook de vez porque tem coisa com esse email cadastrado, senão já tinha ido, sei lá, pra Tutanota ou afins. Mas os provedores que menos têm frescuras são pagos por assinatura mensal/anual, o que exige que o usuário seja pago mensalmente/anualmente, o que exige que o usuário tenha um emprego, o que exige que uma empresa contrate a pessoa, o que exige o envio de currículo, o que exige um email de contato e/ou de cadastro em plataformas tóxicas como LinkedIn e Gupy… “Eu vejo dependências circulares. Com que frequência? O tempo todo!”

2 Likes

Não virou Mozilla Thunderbird?

Sim e não.

Por enquanto, K9 e Thunderbird ainda existem como apps separados. Inclusive, quando se vincula, por exemplo, um email do Outlook, aparece como “K9” e não como “Thunderbird”. O GitHub, no entanto, aponta para o mesmo repositório do Thunderbird. Apesar de compartilhar o mesmo repositório, claramente o K9 é diferente do Thunderbird em funcionamento prático: mais leve e com menos recursos/frescuras, eu diria.

O K9, portanto, é como se fosse uma versão “alternativa e minimalista” do Thunderbird, em partes mantida por uma “subsidiária” da Mozilla por assim dizer.

1 Like

Gente, nunca mais, desde esse “nono” Outlook, nunca mais uso.horrivel, depois de tantos clientes de email. Fui pro edsonmail e sou eternamente feliz

Eu uso o Gmail mesmo desde a época que foi lançado. Preferia quando tinha a versão Inbox, mas aí mataram ela.

Gmail tem evoluções calmas e mantém as funcionalidades completas sem toda hora repaginar o visual.