Microsoft admite que estava errada sobre código aberto

Originally published at: Microsoft admite que estava errada sobre código aberto – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Brad Smith, presidente da Microsoft, declarou que empresa esteve no lado errado da história com relação ao código aberto

Só falta uma versão oficial do Office para Linux.
A MS dificilmente irá abrir o código-fonte do Windows, mas ela tem aprendido muito com o open source no Windows 10…

3 curtidas

Criando uma versão oficial do Office para o Linux, ouso dizer que vai haver debandada…

Tenho usado o SoftMaker Office 2018 (versão paga) que comprei numa promoção de natal por 40 R$, mas tem a opção gratuita que é tão boa quanto o Microsoft Office em compatibilidade. Sendo inclusive mais leve que o Libreoffice e o Microsoft Office.

4 curtidas

Não acredito que haveria uma debandada.

Sim, muita empresa talvez não migre por causa do MS Office, mas em muitos casos não é apenas ele quem dificulta utilizar alguma distribuição Linux em lugar do Windows. É muito mais complexo que apenas a suite de aplicativos de planilhas e documentos.

1 curtida

A MS está focando em ganhar dinheiro com serviços em detrimento de ganhar dinheiro com software, que era o foco de anos atrás.

Daí entra uma das primeiras iniciativas, que é o Azure, que oferece sistemas Linux em seu portfolio. Mas ainda havia a barreira de integrar o desenvolvimento dentro do Windows pra teste e deploy. O Windows não é amigável para desenvolvimento moderno, principalmente web, e preparar o ambiente Windows pra isso é por vezes bem mais complicado que no Linux. Com isso chegaram o Bash pra Windows e o WLS, que são “facilitadores” pra que o desenvolvedor permaneça no Windows. E quem ainda preferir o PowerShell (que é extremamente poderoso também) agora vai poder usar no concorrente.

Basicamente: a MS está abraçando o Linux como forma de manter relevante no mercado. Não que o Windows esteja com os dias contados mas reter uma parcela, mesmo que pequena, da base de usuários é o que se dá a entender com essas iniciativas.

6 curtidas

Microsoft tem aprendido bastante com os erros do passado e tem acertado em cheio com muitas de suas iniciativas, tendências, produtos e serviços. Muito disso se dá com a gestão de Satya Nadella. Abriu mão de muita coisa irrelevante, como Windows Phone, pra focar em coisas que dão retorno para a empresa e até satisfação aos consumidores.

É realmente fascinante o rumo que a empresa está tomando, quem diria…

Pra mim Nadella é o diretor executivo mais competente dentre as grandes empresas de tecnologia, a gestão dele realmente é de se elogiar.

3 curtidas

Até a Apple, claramente, tem se voltado para o mercado de serviços. MS tbm entrou com força nesse nicho aí. A maior prova foi a criação do Office 365 por meio de assinatura mensal

Apesar d amá gestão de Ballmer, acredito que a microsoft deveria ter continuado com o Windows 10 Mobile para smartphones baratos, rodava melhor que os androids na época, quando vinha com o firmware atualizado.

1 curtida

Falta lançar o VS pra Linux, hein, dona Microsoft?

Mais leve que o LibreOffice/OpenOffice, até uma ancora de navio em Jupiter.

1 curtida

Eu duvido muito, o pessoal em geral é bastante acomodado e não vai querer “reaprender à usar o computador”. Mesmo se não tiver de continuar pagando o Office.

Bom, a situação não é grave se vc tem 8 GB de RAM e um Bom HD desfragmentado (Windows) ou um SSD. Ou Linux com boa RAM e HD de ao menos 7200 RPM. O problema principal é que onde trabalho é tudo Windows (o LO é mal otimizado pra Windows) e todo mundo só usa o Microsoft Office. Aqui em casa tenho Linux + SSD então o Libre não é tão lento. Mas a formatação é pior que no Microsoft Office (nos DOCX e XLSX).

Satya Nadella ou Brad Smith quem é o presidente da MS?

É normal uma empresa grande ter mais de um presidente, um executivo e outro que faz uma outra coisa que esqueci.

Brad Smith: Diretor operacional e Diretor jurídico (COO e CLO).
Satya Nadella: Diretor executivo (CEO).

Há outros tipos tbm, com siglas.

debandada talvez nao, porém teríamos mais projetos Linux+Office voltado para empresas e governos

1 curtida

Nunca tinha ouvido falar disso, sempre vi diretorias diversas.