Microsoft admite erro que impede que PCs compatíveis recebam Windows 11

W1ndows V1sta: Mistake Edition

Eu sou um dos que tem esse problema. A ferramenta que a gente baixa de Microsoft diz que posso atualizar, más Windows Update diz o contrário. Motherboard Asus A320M-K/BR, CPU Ryzen 5 3400g, 16 GB de RAM.

Tu tem de ver o motivo… Tu pode estar com o Windows em modo CSM, sem secure boot, entre outros… hahaha ai não vai mesmo.

Edit: Acho que eu descobri o motivo… Asus A320M-K/BR parece não ter TPM… ou seja, tu tem de comprar o módulo TPM à parte.
image

Sim, essa motherboard tem TPM. Já está ativo e igual o Secure Boot. De fato, a ferramenta de Microsoft diz que tudo está pronto, más Windows Update pensa diferente…
O mais difícil foi ativar a Secure Boot, mas foi resolvido segundo o vídeo de YouTube “How to Change Legacy to UEFI in Windows 10”, não posso colocar o link aqui.

Todas as CPUs suportadas possuem TPM baseado em firmware (só ligar na BIOS), um módulo TPM separado é completamente opcional…

1 curtida

Eu tenho um notebook Intel Core i5-5200U com 4Gb de memória e eu fiz o teste com o aplicativo da Microsoft que verifica se o hardware é compatível e no entanto esse aplicativo diz que não tem suporte a este processador, ele passa em todos os outros requisitos menos no processador, daí eu cliquei no link que ele disponibiliza para ver a lista de cpus compatíveis e advinha só quem está na lista? Este mesmo processador que o programa diz não ter suporte :man_shrugging:t3:, eu tenho outro pc que foi a mesma coisa porém no nome do meu processador não tinha o número 8 entre duas palavras enquanto o que tinha na lista tinha, o meu pc é um AMD Ryzen 3 2200G with Vega Graphics enquanto na lista era o mesmo nome porém o 8 entre Vega Graphics e só por isso não era compatível, e agora nem esse que estava na lista não está mais. Eu acho uma palhaçada isso, onde já se viu o hardware ter que se adequar a um software? Não teria que ser o contrário? Eles deveriam de dar suporte a todos os processadores pelo menos.

O Core i5-5200U não é suportado e nunca esteve na lista, você se confundiu. Somente processadores Intel de 8ª geração pra frente (e o Core i7-7820HQ) ou processadores AMD com arquitetura Zen+ ou mais recente são suportados oficialmente.

Na AMD é um pouco mais bagunçado porque antes da linha 5000 as APUs usavam a arquitetura anterior, ou seja, somente CPUs Ryzen da linha 2000 ou mais recente ou APUs Ryzen da linha 3000 ou mais recente atendem o requisito de ser da arquitetura Zen+ ou superior, portanto o seu Ryzen 3 2200G também não entra.

Lembrando também que não é o fim do mundo, o Windows 10 ainda vai ter suporte até 2025, considerando o estado em que o Windows 11 foi lançado eu recomendaria ficar no Windows 10 mesmo, pelo menos por enquanto…

1 curtida

Eu não estou conseguindo colocar link neste post, mas este processador Intel Core i5-5200U esta sim na lista da Microsoft. Se eu pudesse colocar os links eu te mostraria que vc está errado.

Segue a lista dos processadores Intel compatíveis com o Windows 11. O i5-5200U não está nela, e nunca esteve…

1 curtida

É vc está certo e o aplicativo da Microsoft que verifica o hardware que está errado, o link que este programa fornece está errado o Windows 10 21H1 não pode atualizar para este novo Windows 11. Como eu disse é uma pena este site aqui não deixar colocar link para pessoas como vc não quer estar com a “razão”.

O link que o Mateus postou é um link oficial da Microsoft.
Ou seja, é a Microsoft falando quais processadores suportam e na lista você pode ver que o Core i mais antigo é da sétima geração.

Imagino que você esteja falando do PC Health Check, que ganhou fama de ser altamente problemático e que a MS chegou até a retirar o download pra resolver o problema pra depois trazê-lo de volta (teoricamente) com os bugs corrigidos.

Eu não sei quão confiável é esse programa agora e, sinceramente, se o programa diz uma coisa e a documentação oficial da MS diz outra vira basicamente uma fonte da MS conflitando com outra fonte da própria MS.
Então aqui você está basicamente argumentando qual fonte da MS está correta.

Esse impedimento é válido para contas novas para evitar spam, algo que eu diria que é bem justificável.

1 curtida

Os links que eu estava tentando posta são do próprio site da Microsoft do qual este aplicativo da Microsoft me direcionou e é onde que eu pude ver a lista de processadores “compatíveis”. A minha opinião com relação a este novo Windows 11 é que como tudo que é novo até funcionar perfeitamente leva tempo e que este sistema não é otimizado para ser usados nos hardwares que estão em uso é um absurdo eles não darem suporte a certos processadores.

A versão inicial apenas dizia se era compatível ou não, sem mais detalhes. A versão atual lista os motivos de não ser compatível e links sobre como resolver o problema, se possível.

No caso de um processador incompatível, ele te direciona para a lista de modelos compatíveis no site da Microsoft, de acordo com o fabricante (Intel, AMD ou Qualcomm). O link que eu postei anteriormente é o mesmo link para onde o aplicativo vai te direcionar se usar ele em um PC com um processador Intel não suportado…

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.