Piratear o Office nunca foi tão fácil.
Belo e moral
“Vamos dobrar o valor por algo que ninguém pediu” micro$hit
Então a assinatura Estudante passa ser a que era pros não-estudantes. E os não-estudantes pagam o dobro. E todo mundo leva o Copilot porque todos tem mais de 640KB de RAM. M$ é um Jênio!
Ué, se não comprar o desconto é maior…
Antes o Copilot era opcional, no valor de R$100,00. Agora resolveram embutir a assinatura dele no pacote básico, colocando a conta nas costas dos usuários.
Parabéns Nadella
Quando e se tiver a opção sem Copilot eu volto a assinar. Voltando para HD físico e Google Workspace.
Alguém vai ter que pagar a conta da usina nuclear que a MS arrendou. E o MS 365 (ou seja lá que nome teve no passado) perdeu o sentido pra mim. No Family pra trabalhar em grupo é algo bastante interessante já que você pode trabalhar em praticamente qualquer tipo de arquivo que a plataforma suporte de forma simultânea. Quando ajudava meu pai no escritório de advocacia dele (não sou formado em Direito), eu digitava os rascunhos dele que ele escrevia à mão e ele ia lendo em outro computador e já fazendo uma ou outra correção. Agilizava bastante o trampo.
Não sei a quantas anda a concorrência (em app desktop) mas da última vez que tentei migrar pro LibreOffice me aborreci (não tentei outros e nem vou tentar por hora). Pro “arroz com feijão” até dá pro gasto. Mas se você precisa escrever algo mais elaborado, que exija índices, margens espelhadas e coisa do tipo, esquece. Índice apenas não funcionava direito, margem espelhada até que ia mas seção e subseção (tipo primeira página de um capítulo que precisava ter margens diferentes do restante) o aplicativo se embananava. Excel tem limite infinitamente superior de células e coisa que ele calcula com 1 pé nas costas em segundos o LibreOffice buga ou trava. Não aconteceu comigo porque pra mim Excel é “arroz com feijão” mas já vi colegas tendo que voltar atrás da migração porque apenas não conseguiam fazer o serviço. Access, que apesar de ser subestimado e pouco usado, muitíssimo superior a qualquer coisa.
A minha realidade (hoje): Word e Excel online. Assinatura não preciso mais porque pagar só pra usar o APP no desktop acho desperdício. E “versão alternativa” não entra mais na minha máquina faz tempo. Cansei de ter que ficar formatando computador a cada 3 meses por causa de crack contaminado com malware que ferrava com a máquina. Última vez, aliás, que fiz uma formatação tem uns bons anos. E a próxima vai ser quando for instalar Windows na máquina nova.
Teoricamente versão de licença “permanente” ainda é opção mas os preços no Brasil estão surreais.
Dá vontade de usar a minha licença do 2010 até o fim dos dias (nesse ritmo, algum momento até o fim da década) em vez de ficar pagando 365…
R$51,00 por mês pra usar Word e Outlook é uma insanidade.
Esse aumento não surpreende em nada, a IA é o principal motivo apontado, mas é claro que o desejo em aumentar os ganhos se sobrepõe. Não sei em que planeta os acionistas e os liberais vivem, mas fica difícil não minimizar a pirataria (obs: sou completamente contra a pirataria), diante dessas praticas predatórias.
Quanto a IA, vulgo machine learning, não se provou, não provará e continuará sendo uma firula. Não conheço uma pessoa precupada com o fim da remuneração dos produtores de artigos científicos e pesquisas sem fins lucrativos, vivemos um momento de declínio da sociedade, e caminhamos para novos conflitos bélicos agora liderados por bilionários que desejam lucrar sem serem regulados.
Microsoft 365 não é a mesma coisa que o pacote de software. Quem assina o primeiro não necessariamente usa o segundo.
Quem paga não paga pra isso mesmo não.
Mas pior que até elas ficaram mais caras.
Já cheguei a pagar R$ 89 em um box (e em loja física), e sei de gente que pagou até mais barato.
Na última vez que comprei, já estava um pouco mais caro, R$ 120.
Hoje, se achar por menos de R$ 150, é sorte…