Microfone do fone de ouvido HyperX não está funcionando no Windows 11

Tenho um fone de ouvido HyperX (não sei o modelo exato), e já tentei fazer muitas coisas para o microfone dele funcionar, mas nada adiantou.

O som do fone sai normal, mas o microfone não.

Todas as coisas que já tentei e não adiantou:

Reconectar e conectar o fone (meu fone é a cabo, não bluetooth)

Atualizar os drivers da Realtek no site oficial da Dell do modelo exato do meu pc (no site da Realtek falava pra eu fazer isso, mas não funcionou)

Permitir o uso do microfone em aplicativos

Clicar em “solucionar problemas em comum”

E o problema não é do microfone, pois conectando em outro computador, funciona perfeitamente, sem nenhum problema.

O problema é do meu computador? Do windows?

Lembrando que não posso formatar o computador, pois o pc não é meu e o real dono não deixa eu formatar, e também não tenho condições de comprar um fone/microfone novo.

Verifica qual é o dispositivo de gravação ativo.
Mas o que tu quer dizer com não está funcionando? Tu não tem retorno ou não está aparecendo o áudio em algum software em especifico?

simplesmente o som do microfone não funciona, isso em todos os softwares

Um amigo meu comprou, Hyperx cloud alpha S faz algumas semana e está com o mesmo problema no windows 11. Quando ele resolve funcionar fica extremamente baixo. Até o momento ele não encontrou solução.

Tentou habilitar o ganho?

o que seria isso?

Vou explicar de uma forma meio torta: mas seria algo como um aumento na sensibilidade do microfone. As vezes tu precisa disso pro microfone ficar audivel.

aí que vem o problema, parece que o windows não detecta o microfone ou algo do tipo

O plug de áudio dele é USB ou P2/P3?

1 curtida

Eu não sei diferenciar, mas acho que é P2, que são duas conexões, um do fone e outra do microfone

Baixou o MaxAudio no site de drivers da Dell?
Sei que aqui pra funcionar o microfone só assim.
Outra coisa, esse fone está ligado por um adaptador?

P2/P3 que eu quis dizer era tipo fone de ouvido normal. hahaha

Mas verifica se todos os drivers funcionam e se tá ligado na porta certa (as vezes muda. olha nos drivers da realtek se tem algo)

Tenho ele baixado, mas dá um erro, diz “o driver de áudio wave não é compatível com seu codec de áudio atual” sabe como resolvo isso?

Esse teu fone de ouvido tem dois conectores de audio, por acaso? Um para o fone de ouvido e outro para o microfone? Desse jeito:
firefox_pJJBhPilMt

Ou é do tipo que tem apenas um conector? Assim:
firefox_pNjoUhV2wx

o da primeira imagem, com os dois fios

Vamos por passo… assumindo que esse fone não tenha botão mudo ou que o botão mudo não esteja ativo…

  1. Retira os DOIS plugs do teu fone, olha se não tem alguma sujeirinha/pedrinha dentro da porta do microfone no PC que não tá funcionando e recoloca apertando um pouco mais mas não o suficiente para entortar.

  2. Verifica se em Configurações → Sons → Entrada está ajustado com o “Microfone (Realtek(R) Audio)” ou coisa do genero. Ai clica em “Propriedades do dispositivo”, verifica se não está desabilitado, depois vai em Volume e coloca em 100% e em seguida clica em Iniciar teste. Se ele detectar alguma coisa…

  3. ainda na tela anterior, clica em “Propriedades adicionais do dispositivo”. Verifica na primeira aba (Geral), na seção de “Informações sobre a tomada” se tem algo conectado ali. Se tiver, em seguida, vai na terceira aba “Niveis” e coloca ambas barras para 100% (Detalhe: é só para testar!) e depois na ultima aba (Avançado), tu coloca o Formato padrão para “Canal 2, 16bits, 41000Hz (Qualidade de CD)” e dá ok. Ai refaz o teste na janela anterior.

  • Se funcionar, tu é só reduzir o “Aumento da Sensibilidade do Microfone” para uns 15-20% ou até 5% antes tu notar ruido.
  • Se não funcionar, tenta pegar um outro fone de ouvido para testar ou usar um desses:

Você verificou se por acaso o plugue do microfone não está ligado no Line In? É bem comum isso acontecer, eu mesmo já fiz isso por engano.

1 curtida

E aí, @Gustavo_CB deu jeito no fone de ouvido?

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.