Meus aparelhos não chegam a 1 Gbps de velocidade na TIM Live

Oi, gente!

Vocês se lembram quando, na época da Black Friday, a TIM anunciou 1Gbps por um preço muito bom? Então, fiz o upgrade pra esse plano, mas nunca consegui usufruir dessa velocidade. No meu celular (S21 Ultra), ao lado do roteador, seja nas redes 2Ghz ou 5Ghz, o máximo que consigo é 600Mbps. Um técnico veio e, ligando o Chromebook dele ao roteador via cabo, a velocidade bateu 1Gbps. Em meu notebook (um Lenovo S145 Ryzen 7), mesmo com o cabo, mal chegou a 300Mbps. Não estranho a limitação do computador, mas o S21U não chegar à velocidade contratada? Fecharam o protocolo e fiquei sem solução. Não que eu me incomode, já que a inclusão da Netflix e Deezer, por si só, já justificam o plano, mas estou encucado. Algum problema com os meus equipamentos?

Qual teu roteador sem fio?

Tenta colocar o servidor de testes pro próprio da TIM, como os técnicos fazem.

No WiFi dificilmente você vai chegar nessa velocidade mesmo, o meu Moto One Hyper fica em torno dos 350/350 no 5Ghz.
Agora no cabo é estranho não chegar, pois se a placa de rede é Gigabit e o cabo também era para bater o 1Gb.

EDIT: Pelo que vi aqui esse notebook não tem entrada para cabo, você esta usando algum adaptador para usar o cabo?

isso! ele não tem cabo. quando fiz o teste, foi com adaptador. e no celular, não tem como bater essa velocidade?

Pelo Wi-Fi do modem/roteador fornecido pela operadora você nunca vai chegar na velocidade contratada, são equipamentos de baixo custo e se você reclamar com a operadora vão dizer que só garantem a velocidade no cabo e que o Wi-Fi é uma cortesia (ou outra desculpa esfarrapada do tipo).

Pra você atingir os 1 Gbps no S21 Ultra, só utilizando um roteador próprio e topo de linha, que tenha Wi-Fi 6 e um SoC de potência adequada…

1 curtida

o @mbc07 já respondeu o motivo, no caso do adaptador o seu não deve ser de boa qualidade ou é vendido como se fosse fast ethernet (100Mb), mas por via das duvidas teste ele em outro dispositivo que você tenha.

eita! agora respondendo pra um completo noob, como faço isso? ligo esse roteador ao modem da empresa? você indica algum modelo?

Isso. Você desativaria o Wi-Fi do equipamento fornecido pela TIM Live, colocaria ele em modo bridge (se possível) e conectaria ele a um roteador próprio por cabo. O roteador então ficaria responsável pelo Wi-Fi e pelo gerenciamento da rede, e o equipamento da TIM passaria a operar apenas como modem.

Para atingir 1 Gbps, procure por roteadores com Wi-Fi 6 (802.11ax) e não assuste com os preços (são bem caros), só assim você tiraria todo proveito da internet no seu Galaxy S21 Ultra, que também é compatível com o Wi-Fi 6…

Sobre o wifi, uma velocidade alta assim só com os 2 equipamentos (roteador e celular/notebook) tendo wifi 6 mimo 3x3, uma situação que eu acho bem improvável de se ver por ai.

Já o teste no cabo, 300 Mbps me parece que tu usou um adaptador de rede gigabit ligado numa porta UBS 2.0 em vez da USB 3.0, já vi testes com velocidades parecidas com essa e era limite da por USB. Simplesmente testar nas outras portas USB pode resolve o problema.

1 curtida

O problema é que muitos routers tem saída nas portas de rede de 100 gbits.

Então não adianta entrar 300, 400…

Vai melhorar, no caso de muitas conexões, mais vI limitar o cabeado.

Precisaria ver as especificações wi-fi do modem (via de regra de baixa qualidade).

Não é só esse problema, mas esse é bastante comum.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.