Meu Hd está "sem sistema de arquivos"

Eu tenho um HD num antigo computador meu, e resolvi recuperar os arquivos dele. O único problema era o sistema operacional. De primeira eu consegui montar a partição dos arquivos numa boa.

Agora eu não consigo. O que parece é que rolou um erro e ele tá como se fosse uma partição que não ntfs quando eu olho o sistema de arquivos.

Queria poder simplesmente “renomear o tipo do sistema de arquivos” pois acredito que os arquivos ainda estejam lá. O nome da partição continua o mesmo.

Alguém sabe como fazer isso?
Tenho acesso a Mac e Windows aqui em casa.

Você montou o HD em qual sistema na primeira vez que conseguiu?
O Mac usa um sistema de arquivos que o Windows não reconhece, então pode ser isso.

Ou tanto o Mac quanto o Windows acusam o HD de estar sem sistema de arquivos?

Windows. Consegui passar alguns arquivos para meu computador e depois não mais consegui montar.

No mac ele lê, mas não monta. Mas meu mac tem suporte a diferentes sistemas de arquivo.

Pode ser que a tabela de partições tenha sido corrompida por algum motivo.

Eu nunca passei por isso então não tenho experiência, mas eu sei que existem programas pra tentar recuperar a tabela de partições, como o TestDisk.
Tem outros programas que dizem ser capazes de recuperar os dados de HDD que apresentam esse problema que você relatou, mas não sei quão bons ou confiáveis são, então nem vou indicar.

O Test disk é muito bom. Se for partição Mac, ele deve usar o Mac. Se for NTFS, deve tentar recuperar no Windows.

Eu recomendaria você bootar o Ubuntu de um pendrive e verificar o estado do disco (S.M.A.R.T.)… parece caso de HD morto.

1 Curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.