Metrô do Rio aceita mais cartões de pagamento por aproximação

Originally published at: https://tecnoblog.net/325995/metro-do-rio-aceita-mais-cartoes-pagamento-aproximacao/

Estações do MetrôRio têm pagamento via cartões NFC de crédito e débito da Mastercard e Visa, além de celular e smartwatch

Por algum motivo o Metrô de SP e a CPTM estão usando QR-codes (que muitas vezes são imprimidos incorretamente) mas nada de aceitar cartões com NFC… queria mesmo era Bilhete Único no Apple Pay e Google Pay, imagina o sonho.

tenho um cartão com débito e crédito habilitados, quando for passar a catraca, qual vai ser o padrão?

O crédito é o padrão

2 curtidas

Depende do cartão, nubank diz que o padrão (débito ou crédito) é definido pelo primeiro uso do cartão.

Se o primeiro foi no crédito é crédito, se o primeiro uso foi no débito então o débito acaba como primeira opção do Contactless :man_shrugging:t2:

Pelo menos foi o que falaram no fórum deles, mas nunca testei cartão múltiplo nos transportes públicos, prefiro usar cartão puro (só débito, ou só crédito) justamente pra não ter esses problemas.

Odeio cartão múltiplo, pois acontece demais de chegar na loja e perguntarem “crédito ou débito” eu digo “crédito” e selecionam débito na maquininha :man_facepalming:t2:

1 curtida

Nossa, muito burro esse sistema do Nubank, recuso a aceeditar que seja definitivo, não pode ser mano.

Sobre essa historia do crédito x débito, tinha um frentista no posto onde abasteço que era meio malandro, uma vez ele me perguntou duas vezes se ia pagar no crédito ou no débito, e mesmo eu respondendo crédito em ambas, ele ainda teve a cara de pau de botar débito na máquina.

Felizmente meu cartão atual (Petrobras) é só crédito, assim não corro mais esse risco.

Acabamos de testar (eu e minha esposa) aqui no metrô. O cartão dela é o Nubank com aproximação. O meu ainda é o modelo antigo, então não tem… Funcionou de boa

2 curtidas

Iniciativa da Autopass, que administra o Cartão BOM (aceito nos ônibus da EMTU, no Metrô e na CPTM). Bilhetes QR Code também podem ser comprados no app VouD (também da Autopass).
Agora, se o Bilhete Único não for privatizado (como Doria queria quando era prefeito), se entrar em uma carteira digital, vai ter que entrar nas três de uma vez (para não discriminar nenhuma plataforma onde essas carteiras existem).

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.