Métodos de pagamento via aproximação ou QR code são seguros?

Gostaria de saber se métodos de pagamento como

Samsung Pay
download (1)

Apple pay

images (1)

NFC
images

Pic pay
download

Tem algum risco?

NFC não é metodo de pagamento, é recurso do smartphone. Near Field Contact, serve para pagamentos e inumeros outras coisas. Mas não é um serviço de pagamento.

Olha, risco acredito que TUDO tenha um risco mesmo que minimo. Mas acredito que Apple Pay, Samsung Pay, PicPay tenham sistemas antifraudes.

Seguros até são, o que tá pegando é o número gigantesco de empresas com o mesmo serviço que acaba dando um nó na cabeça de muita gente. Meu sonho seria ter Nubank no Samsung Pay com as vantagens do PicPay e Mercado Pago.

Tudo na vida tem risco. Agora, se são seguros? MIL VEZES mais do que um cartão de crédito convencional por causa de gerarem um número único de cartão para cada transação, tornando a clonagem impossível.

Citando post do tecnoblog:

Ambas as tecnologias prometem ser seguras. Além de ser necessário a autenticação do usuário, seja por meio da impressão digital ou reconhecimento de íris, a comunicação entre os dispositivos precisa ser curta, sendo praticamente impossível alguém interceptar as informações a distância.

>Além disso, em cada transação, o Samsung Pay gera um código diferente para o cartão salvo no aplicativo, mantendo o original protegido.

Sem que você dê sua íris ou impressão digital, a transação não ocorre. O problema são golpes de engenharia social em que atendentes ligam para você se passando por uma empresa de tecnologia para roubar o acesso à sua conta dizendo que vão bloqueá-la se você não passar seus dados.

Se não fossem seguros, sequer teriam sido criados com o nome de grandes empresas (Apple, Samsung) com reputação e imagem a serem mantidos.

Quanto ao NFC, é apenas uma tecnologia como Wi-Fi, bluetooth e afins

Picpay exige senha/impressão digital para acessar, desde que você não dê seus dados por telefone em algum golpe está em tese tão seguro ou mais do que serviços bancários e de pagamentos já existentes de bancões, lojas físicas e afins. Isso claro, sabendo que Picpay é uma empresa enquanto Samsung Pay e Apple Pay são métodos de pagamento que permitem que vc use seu cartão existente do Itaú, BB, etc para pagamentos desejados.

Caso venha a usar um desses dois (samsung/apple) é importante ir com carteira caso você vá para um lugar que nunca foi antes, pois nem todos os estabelecimentos (ainda que seja raro em 2020) possuem maquina de cartão com suporte à aproximação.

3 curtidas

Muito obrigado, mas qualquer maquininha vai, ou tem que ser uma específica…

Terminais de pagamento tem que ter a funcionalidade. Em relação ao nfc quase todos tem, só alguns modelos específicos (principalmente alguns conectados direto a caixa de supermercado) não vão ter. Basicamante se apareceu “aproxime ou insira o cartão” funciona aproximação.

Sobre o qr code ainda não é tão difundido nos terminais mas as marcas maiores aceitam. Com chegada do pix acho que devemos ter uma maior adoção porque o padrão de qrcode é mais unificado do que o cenário anterior.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.