Meta troca time de fact checking e por Notas da Comunidade

Liberdade de expressão irrestrita, piora na filtragem de conteúdo perigoso, acusação de censura até pra América latina…

Certeza que o piupiu dele é inversamente proporcional a sua fortuna

18 Likes

O dano epistêmico que isso vai causar ao já tóxico ambiente digital em relação a se informar com qualidade…

Sinceramente: que o STF declare inconstitucional o artigo 19 do marco civil da internet. Enquanto não houver regulação das redes sociais, temos que ir arranjando cada vez mais formas de agir contra essas desgraças

24 Likes

Redes sociais da Meta vão ficar mais lixo do que já são…

15 Likes

Incrível como os EUA odeia a soberania da América Latina né? E agora que a UE parou de finalmente ser submissa das medidas predatórias estadunidense virou também um alvo.

23 Likes

Só apontando uma pequena correção à redação da matéria:

Na sentença acima, falta um verbo no infinitivo, possivelmente “anunciar”, “contratar” ou “indicar”/“apontar”?

4 Likes

Não existe rede social com maior checagem de fatos que o X justamente porque a checagem é aberta. Ninguém consegue mentir a vontade enquanto usa meios internos para perseguir opiniões contrárias (às vezes só opiniões, não fatos). O próprio Elon Musk diversas vezes é desmentido ou tem suas postagens acompnhadas de contexto através das notas da comunidade.

Talvez o que você chama de “fake news” que precisa ser combatida com censura, é só uma opinião contrária a sua, não uma mentira.

Ganhamos todos com essa mudança de posicionamento da Meta. A melhor maneira de se combater mentiras é com a verdade, não com censura.

23 Likes

Os golpistas,conspiracionistas,negacionistas e donos dos jogos do tigrinho estão rindo para as paredes com uma notícia dessas…o último que sair apague a luz…

10 Likes

Se a pessoa não gostou, apenas não use ao invés de ficar falando abobrinha. Eu não gosto de jiló, logo eu não como, mas nem por isso eu fico praguejando. Não gostou, apenas fique de fora, simples. Muito mimi e zero atitudes.

6 Likes

Gostei, não é novidade que alguns fact-checkers são enviesados, para ambos os lados, e que até fact-check sofrem correções, vide esse post de Harvard. E as notas da comunidade se mostraram bem efetivas no X.

10 Likes

Queria ver isso na Wikipedia…o que tem de tópico enviezado por lá…

3 Likes

Aí é que tá o problema. O PIB de muitos países já passa pelos servidores da Meta. Se um país for banido, a economia iria derreter.

Boa! Notas da Comunidade representa a essência da Democracia.

7 Likes

Elabore, gostaria de entender.

1 Like

Certamente, o recurso de notas da comunidade é bastante parcial e enviesado em alguns tópicos.
Certamente, as redes da Meta terão problemas com esse recurso em alguns países.
O ideal seria uma curadoria que avalie de modo imparcial as notas da comunidade.
Pelo visto, redes sociais que respeitarem a checagem de fatos irão ganhar relevância nos próximos anos.

5 Likes

O Notas da Comunidade é péssimo justamente porque depende de algoritmo para ser apresentado ao público. Já cansei de ver notas que “caíram” porque foram lá em massa votar que aquela nota não era útil ou não dizia alguma verdade, quando estava 100% correta.

Pessoal sabe perfeitamente disso, mas finge que não sabe para perpetuar a desinformação.

O contrário também acontece, notas incorretas que foram mantidas graças aos votos.

Você junta uma rede que não combate bots com esse mecanismo e todo mundo já viu no que vai dar. Se não viu, basta entrar no Twitter e ver.

Sem falar na transferência de atribuições, usuário nenhum é obrigado a entrar numa rede pra ficar desmentindo nada, e justamente essa desobrigação compromete a checagem dos posts.

18 Likes

Vamos lembrar do famigerado apagão de out/21. Muitos pequenos negocios ficaram na mão durante seis horas. Teve um caso de uma dona de vendedora de marmitas que simplesmente perdeu o dia.

E eles sabem que os pequenos nao tem outro lugar pra se comunicar com os clientes sem ser pelos apps do Menino Zuck. E nao dispoe de grandes recursos, igual as empresas grandes, pra poderem continuar com seus negocios, e com a mesma escala, sem esses apps. Agora imagina se tivesse dado um B.O. generalizado, a ponto de demorar meses pros servidores voltarem ao ar. O estrago economico que poderia provocar mundo a fora.

Até peço desculpas pelos erros de ortografia, mas o teclado no notebook está com algumas teclas estragadas e acentuar tudo no teclado virtual é um pouco trabalhoso

2 Likes

E aqui eu vou “gritar para a nuvem” que é triste que o WhatsApp se popularizou no Brasil e não o Telegram. Não reclamo por isso político ou por aquilo de política, mas porque a função de canais do Telegram existia antes do WhatsApp lançar e é bem útil para essas pequenas empresas

4 Likes

Concordo, só que o problema é quando a sociedade nos “obriga” a usar uma determinada plataforma. Por exemplo, eu odeio a Meta, e já excluí minhas contas do Facebook e Instagram faz tempo, só que eu sou obrigado a manter o tal do WhatsApp, porque é como a sociedade brasileira acostumou-se a comunicar-se, particularmente o proprietário da casa que alugo, meus progenitores, possíveis retornos de RHs de empresas para as quais mandei currículo, entregadores de mercadorias/comida, etc. Por mim, já tinha excluído minha conta no WhatsApp faz tempo. A sociedade, no entanto, me obriga a mantê-lo em meu celular.

Se for do jeito que funciona no Xwitter, se não me falha a memória, as notas da comunidade são uma ferramenta (supostamente) “democrática”, isto é, não é uma única pessoa que simplesmente consegue botar uma nota ali ao próprio bel prazer, porque essas notas são votadas pelos demais (daí o “Comunidade” do Notas da “Comunidade”).

Assim sendo, se a tendência do uso dessa ferramenta acaba vertendo no “negacionismo”, “conspirações” e “golpes”, seria a ferramenta realmente o problema ou, na realidade, o problema estaria naqueles que estão usando tal ferramenta (a maioria, a sociedade, ou, na pior das hipóteses, de uma “minoria barulhenta” perante uma “maioria silenciosa”)? Nesse último cenário, onde os usuários são o problema e não a ferramenta, importaria realmente qual ferramenta ou plataforma?

7 Likes