Meta quer usar dados de todos os usuários para treinar IA; saiba desativar

1 Like

A pergunta que me faço é, vai mesmo funcionar?

Já vi formulários e coisas do tipo que estão lá só pra inglês ver. Na prática e nos bastidores, nada muda.

Sei não, pra mim a Meta vai dar uma de João sem braço.

7 Likes

Se preparem pois tudo que voces fazem na internet, cada ponto e virgula digitado vai ser usado para treinar AI.
Todos nos vamos contribuir na criação das ferramentas que irão pegar nossos empregos.

7 Likes

E o pior que essa bola já foi cantada a muito tempo, visto que tais cláusulas estavam nos Termos de Serviço das plataformas da Meta desde tempos imemoriais. Sabe, as letras miúdas que ninguém lê.
Da mesma forma que meio mundo ia ficar abismado se lessem uma bula de dipirona, a grande maioria dos serviços gratuitos e até mesmo pagos da internet sempre tem alguma clausula nos moldes de “ao usar esta plataforma, você reserva a gente o direito a usar seus dados para fins de ‘aprimorar o serviço’”. Afinal de contas, “não aceitou, não use”, mesmo se a plataforma em questão for amplamente difundida a ponto de você virar um pária digital caso não aceite usá-la (né, WhatsApp?).

E eu nem dou fé que alguma autoridade vá ilegalizar tal prática pois, bem, governos também adoram tal recurso para si mesmos.

5 Likes

Meta AI (em inglês) KKKKKKKKKKK

6 Likes

Fica uma questão para mim, de o quanto de inteligência essas AI terão, pois o que mais lemos é que todas elas estão sendo treinadas pelas redes sociais - uma talvez exclusivamente, você mesma X - que são postagens feitas por qualquer “tio e tia do zap”.

Não vemos anúncios de que a IA está sendo treinada com enciclopédias, livros conceituados nas mais diversas áreas.

Por isso que vemos a sugestão de colocar cola na pizza.

1 Like

Infelizmente, esses tipos de oposições a cláusulas contratuais é apenas uma mera formalidade. Inclusive, as recorrentes violações que ocorrem à LGPD e ao Marco Civil da Internet.

Há mais de 2 anos solicitei o encerramento de uma conta/cartão de um banco digital e a exclusão de todos os meus dados. Recentemente (janeiro) eu vi num desses comuns vazamentos de dados informações minhas que ainda estavam em posse do banco digital.

1 Like

Essa é a principal peculiaridade do que chamamos de “Inteligencia Fraca”: A IA só vai aprender aquilo que for baseado nas informações que ela é alimentada. Um ChatGPT não faz imagens tão detalhadas quanto um Stable Diffusion faz por conta disso.
O que a gente tem no momento são apenas IAs especialistas, treinadas para escopos específicos e limitados, coisa que Google, Microsoft e afins omitem quando vendem seus Copilots e Geminis, cujo o marketing faz pintarem elas como os assistentes pessoais supremos, sendo que na verdade eles são mais similares a algo tipo motores de busca vitaminados.

E digo isso não querendo duvidar da capacidade de criarmos uma “IA Forte” em breve (leia-se: uma IA capaz de analisar e INTERPRETAR dados entre contextos distintos), mas que o escopo comercial dessa tecnologia é repleta de perfumaria, ah isso é.

2 Likes

No que tange a isso, acredito que foi em conformidade com o seguinte:

Art. 16. Os dados pessoais serão eliminados após o término de seu tratamento, no âmbito e nos limites técnicos das atividades, autorizada a conservação para as seguintes finalidades:

I - cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;

Ainda assim, você pode e deve solicitar um comprovante da exclusão.

1 Like

Nunca vou confiar nisso, pois na prática nossos dados continuam com eles e não existe a possibilidade de sabermos exatamente o que eles farão com os dados.

Por outro lado, como não posto nada na internet, não estou preocupado. Pelo contrário, apaguei tudo que tinha até agora.

2 Likes

Uma dúvida sincera: como ficou a história do Reddit? Salvo engano, os posts de todos os usuários seriam usados para treinamento de IAs de parceiros sem possibilidade de desativação. Além de supostamente ter retirado a capacidade de desativar a personalização de anúncios e a ANPD não se manifestou sobre nada disso.

1 Like

Bom, não sei se vai funcionar ou não, já fiz o procedimento e já espalhei o link para a reportagem - inclusive no próprio face!

1 Like

Exatamente, eu tive uma conta da plataforma Tinder banida por “violar os termos de uso”, uma conta que eu não usava a anos, e que te pergunto, que termos de uso? Simplesmente, a empresa se nega a dizer, mesmo a LGPD exigindo clareza sobre o tratamento dos nossos dados, a empresa se nega.
E te pergunto, posso fzr algo? Boa sorte pra tentar achar um advogado que entenda sobre LGPD e direitos legais digitais, e que queira auxiliar num processo kkkkkkkkkkkkk

1 Like

Eu até vi uma vez um escritório especializado em LGPD, mas, os valores são altíssimos e só valem a pena caso seja pra entrar com uma ação coletiva, pois, como é sabido, quem perdeu a causa paga os custos dos advogados… imagina você entrar com um processo contra a Meta que tem advogados que recebem honorários de centenas de milhares de reais e depois perder e se ver obrigado a pagar a sua própria defesa e a defesa da empresa. #Surreal

2 Likes

Acontecendo, por isso que tratei de deletar meus 3 anos de postagens e tópicos de lá, sei que não faz diferença mas é isso.

Stackoverflow rolando o mesmo, o ideal é deletar as redes sociais e fingir que não existem, além do bom e velho ublock :+1:t4:

Exatamente!!! É uma briga praticamente perdida, somente em casos de ação coletiva, e de violações muito graves, pra valer entrar com um processo, até pq, sabemos que “defensoria pública” jamais vai acolher um caso do tipo!!!

Na reportagem só consta o link para se opor no Facebook, segue abaixo o link do Instagram também:

Na página https://privacycenter.instagram.com/privacy/genai/ consta o link direto https://help.instagram.com/contact/233964459562201

Enquanto que na página How Meta uses information for generative AI models consta o link direto This form isn’t available | Facebook

1 Like

O que a União Européia tem a ver com isso ? Eu que decido se vou permitir ou não ! Por acaso a Europa agora é dona dos meus dados pessoais pra proibir a Meta de usar como modo de treinar uma IA ? Eu quero ! E daí ? A Europa não deixa porque eles querem tudo primeiro, alguém cria algo novo eles querem usurpar proibir criar regras de uso até se tornar uma sensura até na identidade pessoal. Pode usar Meta ! Quero ser influenciador ! Monetiza minhas fotos ! A Europa não tem nada que decidir isso por mim.

Mais um pouco e você começa a entender pq somos chamados de celeiro do mundo e a UE e USA de imperialistas. :smiley: