Alguém sabe como abre o Meta App Installer, a Play Store da Meta, no celular? No meu (Redmi Note 10 5G) não tem como abrir o Meta App Installer. Ele não aparece na lista de aplicativos na tela inicial.
Mas eu fiz um teste no celular da minha tia (Galaxy A03 Core) e consegui abrir o Meta App Installer indo nas configurações de aplicativos e notificações, aparece a lista de aplicativos, quando clica nas informações do Meta App Installer tem a seção ‘Detalhes do app’ que dá para abrir o Meta App Installer. Lá tem o botão ‘Aplicativos instalados e atualizados’ que mostra os apps que são instalados e atualizados pelo Meta App Installer. O Facebook, o Instagram e o WhatsApp tem configurações de atualização, e o usuário tem a opção de desativar as atualizações automáticas. É isso que eu queria fazer no meu celular.
Abre a página do aplicativo na Playstore, nos três pontinhos no canto superior direito tem a opção de desativar atualizações automáticas.
Não entendo pq a Meta precisa de mais um app pra função de gerenciamento de atualizações dos seus apps. Nenhuma outra empresa tem isso. Chego a pensar que talvez seja esse um dos apps causadores de drenagem da bateria.
Esse Meta App Installer (e o Meta App Services) hoje vem pré-instalados em quase todos os smartphones Android, consequentemente tem permissões mais elevadas do que um app instalado pela Play Store. Nada me tira da cabeça que se aproveitam disso para ter um acesso mais invasivo, potencialmente coletando ainda mais dados para vincular anúncios nas redes do Zuckerberg…
Se eu removê-los, via adb, os apps da Meta deixam de funcionar corretamente?
Continuam funcionando normalmente. Não notei nenhuma diferença…
Pra poder contornar as atualizações via Play Store, por algum motivo
Desmarcar a opção de atualização automática na Play Store não fará com que os aplicativos da Meta parem de atualizar automaticamente porque esses aplicativos são gerenciados pelo Meta App Installer, mas é recomendado para que o sistema não fique consumindo recursos com dois serviços diferentes gerenciando atualizações para os mesmos aplicativos.
Desative o Meta App Installer.
Meta App Manager também.
Eve, esse deve ser o motivo que fez a Meta adotar o Meta App Installer. Por isso que mesmo que as atualizações automáticas de Facebook, Instagram e WhatsApp no Google Play Store estiverem desativadas, eles vão continuar sendo atualizados automaticamente.
Dan, na maioria dos celulares, tem a opção de desinstalar o Meta App Installer, Meta App Manager e Meta Services, mas eu evito desinstalar com medo de que eles possam acabar sendo reinstalados sozinhos.
Se for instalados sozinhos, é a Play Store fazendo isso então?
Bom, pelo menos no meu S23 não tem como desinstalar, só desativar.
Provavelmente o fabricante do aparelho fez pacto com a Meta.
Sério? Pensei que era só nos Samsung, que já vêm também com o aplicativo Facebook. Eu sempre desativo todo o lixo que vem de fábrica.
Se você desinstalar os aplicativos Meta App Installer, Meta App Manager e Meta Services, eles não serão reinstalados sozinhos.
Nos da Motorola e da Xiaomi estão vindo também.
Eu consigo desativá-los sem dificuldade, mas mesmo nesse estado, não os vejo com bons olhos.