Mesmo prestes a acabar, Windows 10 volta a crescer no mundo

1 Like

Eu devo estar contribuindo pra isso kkkk. Se o cliente (Empresa ou pessoa física) não faz questão do 11, eu instalo o 10 em todas as máquinas que mexo.

4 Likes

c pode evoluir, q tal? vai w7, wxp, w2000, w98, w95 e w3.11…

se não houver reclamações, pode tentar msdos 6, 5, 4 e ibm-dos 3.3.

se ainda não tem reclamações, coloque uma olivetti linea 98…

e por aí vai…

3 Likes

Entendi seu ponto, mas não precisa exagerar, vai?

O Windows 11 (ainda) está mais exigente, mesmo nos hardwares que tem capacidade para rodar, o Windows 10 segue sendo mais amigável.
No meu caso, por exemplo, comprei um Lenovo que veio que Windows 11, achei ótimo e tal, usei até o sistema apresentar problemas após uma atualização.

Como uma das soluções que o suporte da Microsoft me apresentou foi a reinstalação do sistema, optei por experimentar o 10. Parecia (e ainda parece) que estou com um MacBook, o sistema inicia perceptivelmente mais rápido, e apresenta menos engasgos durantes tarefas que exigem alto processamento.

Sinto falta de alguns recursos do Windows 11 (como as legendas ao vivo, e o recurso de transcrever voz para texto, que funciona melhor no 11 do que no 10), mas a maior estabilidade do Windows 10 acaba sendo mais útil para meu perfil de uso. Até arrisco a dizer que a bateria está durando mais tempo (30-60 minutos a mais, a depender do uso).

2 Likes

Por mim, meu notebook rodaria o Windows 10 até o fim do suporte, mas ele atualiza automaticamente pro 11.

1 Like

Usei todas as versões do Windows desde o 95 e o Windows 11 consegue ser a pior experiência de todos eles (tirando as telas azuis da linha 9x).

• O explorer é extremamente mais lento que o do 10
  • O novo menu de contexto é lento e só te faz ter mais trabalho
  • O novo gerenciador de tarefas é lento
  • Mataram o painel de controle, mas não colocaram todas as configurações no novo aplicativo
  • Você não consegue ver duas janelas de configuração ao mesmo tempo
  • A nova barra de tarefas é um lixo
  • Propagandas em um sistema pago (e caro!)

Entre outros. A sensação que dá é que o sistema precisa “carregar” todas as suas ações antes de executar. Tudo parece mais lento.

Só não migro de vez pro Linux porque ainda é uma dor de cabeça extra pra usar o PC pra jogos online.

2 Likes

Eu só consegui começar à usar o Windows 11 depois que eu conheci a versão IoT Enterprise LTSC. Achei mais estável e menos sluggish e me deu mais liberdade de instalar o que eu queria. Foi a única solução que encontrei pra usar esse sistema. Eu já vi meus sistemas favoritos acabarem um por um, Windows 98, Windows XP, Windows 7 e brevemente o Windows 10. Se vou ser forçado a usar um sistema que eu não quero, vou achar meus meios.

Pra quem tem Windows 10, pode atualizar diretamente para o Windows 11 IoT Enterprise / Enterprise LTSC e manter arquivos e configurações seguindo esse guia do link

Além disso, por incrível que pareça, a versão IoT 24H2 relaxou os requisitos de instalação, podendo ser instalado em sistemas sem TPM, Secure Bott e UEFI

3 Likes

A parte visual você consegue ajeitar um pouco com o StartAllBack, já que você pode escolher o layout do W10 sem perder as funções do W11

1 Like

O W10 nas primeiras builds apresentava muitos problemas, fazendo as pessoas permanecerem no W7 e W8.1, só foi melhorar mesmo na versão 1903, e alguns testes que fiz mostraram que as versões 1903 pra frente eram mais rápidas que as anteriores.

Quando finalmente o W10 fica totalmente estável, a M$ vai lá e inventa outro sistema, quer dizer, pegam o W10, colocam uma maquiagem e algumas restrições artificiais, sistema novíssimo em folha.

Acho que daqui pra frente as builds do W11 vão melhorar, terá somente ela de sistema suportado e assim, mais pressão pra M$ consertar, mas está sendo lento a adoção do W11 mesmo com a distribuição grátis por 1 ano, a do W10 foi muito mais rápida.

4 Likes

Único problema que tive com o W10, foi que no inicio ele não reconhecia o drive de DVD (que eu tinha), mais foi só dar uma linha de comando no PowerShell, facilmente encontrada na internet, que ele voltou a funcionar.

Eu migrei assim que possível para o W10, não aguentava mais o w8.

Por um momento achei que o Paulo Higa tinha voltado

Aqui uso Win10 com alguns scripts do projeto Ameliorated e tá ótimo. Não vejo motivos para migrar pro Win11.

1 Like

Uso 2 pc,01 com Linux mint e 01 com Win 10 e não vou comprar pc novo só pra ter o 11.
Já estou bem acostumado com linux

1 Like

Na questão de segurança, se o PC não tiver suporte oficial do W11 oficial, só tem 2 jeitos de manter o PC seguro e funcional

*Windows 10 Enterprise LTSC
*Windows 11 IoT Enterprise / Enterprise LTSC

O primeiro ainda vai receber atualizações de seguranca, e o segundo é uma versão do W11 onde foi relaxada os principais pontos (Secure Boot, TPM, UEFI)

1 Like

dica anotada, vou testar depois no meu notebook (Asus, i5-4210U, 8Gb DDR3, 260 Gb SSD, Geforce 840M) que está em sobrevida, pois cumpria todos os requisitos do W11, exceto o TPM.

Se o seu Note for W10, não precisa formatar do zero, apenas atualize com a guia que postei aqui antes, assim ele conserva todos os apps e widgets instalados.

Porem, tem uma ‘‘pegadinha’’, a ISO LTSC do W11 IoT (presa a build 24h2) tem a versão PT-BR para donwload, porem a versão não LTSC (onde atualiza a build), só tem a versão Inglês (podendo usar a versão comum da ISO do W11 para atualizar para a IoT normal), o guia do link ensina direitinho a fazer a atualização ou instalação das versões IoT tanto do W10 quanto do W11

1 Like

Pior que estou fazendo o mesmo kkk, o Windows 11 tá me dando muitos problemas com clientes, estou preferindo ficar no 10 no momento