Mercado Livre recria voz do pai de Zico usando inteligência artificial

Causa nobre, sem dúvida.

Mas também mostra que num futuro muito próximo nós não poderemos mais confiar em tudo o que ouvimos mais.
E com cada vez mais gente gravando a própria voz e disponibilizando online de alguma maneira (principalmente em vídeos), muita gente pode estar vulnerável a ter sua própria voz recriada usando IA.

1 curtida

Isso é muito Black Mirror

Já não podemos confiar hoje, com o deepfake da pra manipular video e audio de maneira fácil, o que pode abrir precedentes bem preocupantes.

Imagine, com esses recursos em mãos, fake news pode ser o menor dos problemas, pode-se criar falsas provas e evidências, por exemplo, o que poderia resultar em falhas na justiça.

As coisas estão evoluindo muito rápido, seja para o bem ou para o mal, é melhor estarmos atento a tecnologia e o resultados que ela trará.

1 curtida

Saiu recentemente um artigo no NYT falando sobre isso.

Um ponto importante é que essa tecnologia provavelmente vai se tornar cada vez mais acessível, tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista computacional.
Não deve estar longe o momento em que qualquer pessoa com um smartphone consiga recriar a voz de outros usando um tanto de frases gravadas. Se considerarmos que estamos caminhando para a computação em nuvem, esse futuro vai parecer ainda mais próximo.

E isso pode afetar todo mundo.
Claro que casos mais emblemáticos vão ganhar a atenção da imprensa, casos envolvendo famosos e pessoas de poder. Mas o potencial risco envolvendo pessoas comuns também é gigante e, para a surpresa de ninguém, pouca gente parece preocupada em discutir isso.

2 curtidas

O melhor uso disso será pra jogos RPGs, imagino os diálogos infinitos sem precisar gravar 1817918739171h de conversações.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.