Mercado Livre: clientes denunciam fraude em contas criadas usando seus CPFs

2 curtidas

Vai no Procon, explica o caso. Se complicarem explica que quer fazer uma aposta na mega sena online, do Governo Federal, e não pode utilizar o serviço (sena online apenas aceita mercado pago para pagar, agora bloqueado), portanto o mercado pago não pode bloquear sua conta por erro deles.
Mais ou menos assim eu consegui liberar minha conta em uma semana no passado.

4 curtidas

Mais um caso do estado ter de se meter pra regular o mercado pq o livre mercado só faz merda.

Deviam criar um precedente automático, 100 mil de indenização pra casos assim, rapidinho o mercado livre resolve essa bagunca de cadastros.

8 curtidas

5 mil mais ou menos

Na real tanto o estado quanto pessoas pertence as grandes corporações que fazem tumultos dividir ora conquistar esta é a regra deles, e claro politicos sao fantoches da lei.
Ja viu o Eua fazer algo sem autorização da blackrock kkk

1 curtida

Todos os jogos da Caixa na plataforma online, só aceitam pagamento em cartão de crédito, que pode ser de qualquer operadora. No entanto, pelo que sei, o Mercado Pago é quem faz o processamento. Inclusive, o resgate de prêmios de valores mais baixos, pode ser feito na conta do MP (incrível a Caixa não ter um sistema que permita receber na própria conta).

1 curtida

Ah pois é, nessas horas o liberal vai no procon, pequenas causas e tudo o mais que o papai estado proporciona.

No caso dessa empresa o livre mercado tá até no nome, é tão livre que até permitem mais de uma conta com o mesmo CPF…

4 curtidas

O Tecnoblog testou e comprovou: é mesmo possível abrir mais de uma conta por CPF no Mercado Livre. O sistema não confere se há outro registro com o mesmo documento, ao contrário do que outros sites costumam fazer.

Sério, quem achou que esse recurso era uma bom idéia? Porque alguém teria várias contas com o mesmo CPF?

O Mercado Livre devia limitar isso para ontem, não só abre possibilidades para golpes, como é um erro de projeto escancarado.

O Estado não precisa existir e nem ter que regular nada. Mas como ele existe e regula, então que faça isso pelo menos direito, com a justiça sendo usada para devolver as contas legítimas e penalizando quem fez o uso indevido.

Quanto ao livre mercado, você ainda tem outras lojas online para usar, pior se o Mercado Livre fosse um monopólio garantido pelo Estado, ai você com a conta banida não teria nenhuma outra alternativa e nem poderia recorrer a justiça.

Num cenário sem o Estado, o Mercado Livre provavelmente sofreria boicotes de usuários e punições de instituições e organizações privadas, motivando-o a tomar providências para resolver o problema o mais breve possível.

A diferença disso para o que temos hoje é o grau de descentralização, que resultariam em ações distintas para resolver um mesmo problema, o que não ocorre no modelo estatal atual.

Se não há outra alternativa, você vai fazer o quê? Enquanto se está dentro do Estado, ou joga o game dele ou você morre em algum nível por não seguir suas regras.

Como a justiça é um monopólio estatal, não da para você simplesmente querer a aplicar a mesma lógica de uma sociedade sem o Estado, porque ela simplesmente não funcionará.

1 curtida

Não tinha pessoa reportando isso na comunidade à uns meses atrás?

2 curtidas

Sim, está no segundo parágrafo:

Quem trouxe essa história foi o leitor Samuel Diniz Casimiro, que publicou seu relato na Comunidade do Tecnoblog. Ele diz que outra pessoa abriu uma conta no Mercado Livre usando seu CPF e praticou diversas fraudes.

3 curtidas

Não entendi onde o estado impede esses boicotes e punições de organizações privadas?

2 curtidas

Rodrigo, essa ideia de que o liberal não devia acessar o Estado não faz muito sentido. Embora o libertário não queria Estado nenhum, o liberal normalmente (pelo menos os que eu vejo) se aproxima mais de um minarquista, que aceita um estado mínimo(normalmente saúde, educação e segurança, podendo os 2 primeiros ser via voucher). A segurança inclui mediação de conflitos. Nunca vi nenhum liberal defender que livre mercado é perfeito.

E a pessoa querer acessar saúde e educação que ele já pagou caríssimo via impostos também não me parece ser nenhum absurdo.

Agora a minha dúvida maior é: na sua visão o Estado funciona bem? Ou de alguma forma você acredita que poderia funcionar bem com uma boa gestão? Acha isso viável?

Qual nota você daria para o Estado que te atende onde você está hoje e qual nota você daria para os políticos que te atendem hoje?

4 curtidas

De fato o boicote existe hoje, e qualquer um é livre para faze-lo, mas há pouco efeito prático na maioria dos casos.

Já numa sociedade livre, onde não há monopólio da justiça, poderíamos ter tribunais diferentes competindo por uma resolução mais justa, que poderia resultar em multas, indenizações, suspensões, etc para que casos assim fossem resolvidos o mais breve possível.

Nossa, eu li tudo e passei batido pelo paragrafo… (e eu achando que a anestesia no dente não tinha me afetado… hahaha)

Sempre achei estranho esse processo usando Mercado Pago, que é uma empresa privada. As Loterias são da Caixa Econômica Federal, logo a pessoa deveria receber por lá, nem que fosse pelo aplicativo Caixa Tem.

1 curtida

Já disponibilizei aí MercadoLivre uma base de 4 mil contas que foram criadas por golpistas, mas eles fazem vista grossa.

Os golpistas utilizam-se de alguns (vários) métodos para cadastrar contas falsas utilizando CPFs de terceiros.
Algumas das portas de entrada:

  • Compra de informações de pessoas em situação de vulnerabilidade, usuários de drogas ou pessoas muito leigas.

  • Falso correspondente bancário: Grupos que realizam o golpe de falso empréstimo bancário (basta dar um google com os termos “empréstimo negativados” ou “empréstimo sem comprovação de renda” que vai achar páginas aos montes que aplicam isso. São aqueles golpes em que a vítima, desesperada por dinheiro, preenche e assina documentos, digitaliza e manda pro golpista, que está se passando por agente bancário. E em seguida, após receber os documentos, passam a pedir o pagamento de taxas para liberar o empréstimo. Mesmo que a vítima não pague a taxa, parte do golpe já foi, que é o acesso às informações pessoais da vítima, utilizada para criar contas nos marketplaces e também solicitar empréstimos – agora sim – de agentes bancários (aqui fica uma dica: deixe bloqueada a consulta ao seu score no serasa).

  • OLX: o golpista acessa ao anúncio de alguém neste site e pede para criar um anúncio no Mercadolivre, para pagar por lá. Aí pergunta qual o email do vendedor, para localizar o anúncio, e depois fala que não localizou o anúncio pelo email, pedindo então o link do anúncio. O que acontece a partir daqui: O golpista pode enviar diferentes e-mails para o vendedor da olx (a vítima). Pode enviar um email fingindo ser a confirmação do pagamento, e assim tentando convencer a vítima a enviar o produto; Pode também - e aqui fica o destaque – entrar em contato com a vítima, via Whatsapp utilizando a logo do Mercadopago/Mercadolivre, fingindo ser um funcionário do Mercadolivre e pedindo para confirmar dados. Um destes dados é um código de validação. Este código é, na verdade, o código de troca de senha da conta da vítima. Quando ela (a vítima) envia para o fraudador fingindo ser operador do Mercadolivre, ele troca a senha da conta da vítima, e inicia aqui uma série de fraudes.

  • Instagram: Você provavelmente já foi vítima, ou conheceu alguém que teve a conta “hackeada”. Como funciona: O golpista sempre começa ou de uma conta fake, ou de uma conta que acabou invadindo com o acesso ao email da vítima (via uma das situações acima, ou qualquer outra). Então, como a vítima dona de uma conta no Instagram conta com certa quantidade de seguidores, e segue algumas pessoas (isso pode significar centenas ou milhares de pessoas), o golpista então apaga todas as postagens do instagram da vítima e faz diversas postagens sobre algum tipo de comércio, geralmente algo da região em que mora a vítima. Por exemplo: após apagar as postagens pessoais da vítima, altera o nome de usuário e informações do perfil para uma pousada muito popular na região em que mora a vítima, e provavelmente seus seguidores. Com isso, passa a entrar em contato com os seguidores e a enviar promoções. Daí temos as próximas vítimas: os seguidores. As promoções geralmente incluem falar “notamos que você nos segue há algum tempo, e por isso vamos lhe dar um desconto”, ou convidar para um sorteio. É sempre algo muito, mas muito convidativo. A tentativa de golpe fica clara quando pedem as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, cpf e email.
    Com estas informações em mãos, já há aqui uma porta de entrada para as diversas opções mencionadas acima. E aqui também a suposta pousada pede para confirmar um código para validar o cadastro no sorteio/promoção. O código chega por sms para a nova vítima, e, adivinhem? Sim, é o código de troca de senha da conta do Instagram.
    A partir daqui temos uma conta fresquinha para repetir este mesmo golpe com outros novos seguidores. Com estas informações, também é possível tentar vender coisas para os seguidores, fingindo se passar pela vítima, e, quando isso não funcionar mais, tornar a conta da vítima uma conta falsa de algum estabelecimento comercial popular e então reaplicar os golpes. Ah, e claro, lembrando que ali em cima o golpista já pegou nome completo, email, cpf e data de nascimento, tudo que era necessário para criar uma conta no Mercadopago/Mercadolivre e aplicar outros tipos de golpes.

Venda falsa – Parte 1: É o mais popular dos golpes. Anunciam qualquer produto, e aqui reforço os olhos para eletrodomésticos e eletrônicos, pois são os dois nichos mais populares dos marketplaces. E entenda aqui popular como sendo o que é mais procurado entre pessoas mais leigas e pessoas mais “espertas” com internet. Sabe aquela geladeira frostfree anunciada pela metade do preço no Mercadolivre? É golpe. “Ah, mas Sr. Anonymous, o mercadolivre é seguro. Se eu compro lá, o Mercadolivre devolve o dinheiro”. Sim, é verdade. Mas o golpe está nas entrelinhas. Geralmente este anúncio está configurado com “frete a combinar”. Então, quando você paga, o Mercadolivre retém o dinheiro equivalente à venda do produto, e você negocia com o vendedor o frete.
Nesse momento, o vendedor lhe passa um valor até barato pro frete, mas que deve ser pago diretamente à transportadora. Isso significa que ele vai lhe mandar um boleto para pagar. O que mais vi foram boletos no valor de R$ 59,00, independente da distância entre o suposto vendedor e a vítima (comprador). Ao pagar este boleto, particular, não está garantida a segurança pelo Mercadolivre. E aqui você perdeu 59,00, no meu exemplo. Mesmo que pareça pouco, isso acontece o dia inteiro, todos os dias, com centenas de milhares de vítimas. Entre meus trabalhos de monitoramento de fraudes, identifiquei mais de 4000 contas falsas, que juntas teriam movimentado mais de 1 milhão de reais em apenas poucos meses.

Venda falsa – Parte 2: Agora que o golpista já faturou os R$ 59,00 da vítima, ele solicita à vítima que confirme um código que vai chegar no celular dela, via sms, que é uma confirmação da logística. E adivinhem? Sim, novamente é o código de troca de senha. Desta vez, do Mercadolivre. E assim, novamente, temos o acesso à conta da vítima. Este código pode ser também da troca de senha do email da vítima. Tudo depende do quanto o golpista está envolvido com a prática de crimes. Com estes dados em mãos, tudo é possível: pode aplicar qualquer um dos golpes aqui mencionados.

O Mercadolivre não toma qualquer atitude. Em minha comunidade, somos centenas de pessoas que já entraram em contato informando da prática. Como disse acima, apenas eu encontrei mais de 4000 – quatro mil – cadastros falsos na plataforma. O Mercadolivre faz vista grossa, dificulta a comunicação. Quando faz algo, é suspender a conta, e apenas isso, nada mais. Não se preocupa nem sequer em validar quem era realmente a conta verdadeira. Não separa o joio do trigo.

4 curtidas

para isso, a sociedade tem que ter um nível educação e coletividade extramente alto, e estamos muito longe para isso, um universo de distância no mínimo.

Mas aí você não entra em contradição, ter tribunais?

Porque tribunais públicos já erram demais, se a ideia for privada vai falhar ainda mais pelos poder, poder financeiro, fanatismo, ideologia, preconceito, etc… e mais etc…

Só que hoje existe câmaras de conciliação, é usado mais por empresas, porém que não aceitando a decisão, as empresas corre para os tribunais públicos do mesmo jeito, a treta da hyundai e Caoa foi isso

isso também aplica ao Mercado Livre, que envia e-mails falsos, um deles é o famoso mercadolivrebr.com para enviar confirmação de compra, isso vi acontecer mais em venda, em que o vendedor recebe “e-mail” de confirmação da compra.

Só que o mercado livre está vacilando demais, ter CPF para uma única conta já era para ser a quase uma década atrás.

larga o SMS já era para ter feito também.

3 curtidas

E não adianta acumular processos, denúncias e boletins de ocorrência, aparentemente. Pessoas quem ajudei acumulam BOs na dedic há pelo menos 2 anos, e nada do processo correr.

isso só vai resolver no dinheiro, enquanto o Mercado Livre estiver ganhando dinheiro nas compras falsas/fraudes não vai mudar em nada, isso do CPF só confirma isso

esses gastos com indenizações que sairão para as vítimas, nem entra mais como prejuízo, mas como custo operacional.

Essa, seria uma oportunidade boa para ANPD, porém a ANPD já foi desviada para infuncionalidade antes mesmo de tabalhar, sai vazamento ou problema, tudo que órgão se manifesta e o mais importante não manifesta ou quando se manifesta é o último ou já em outro problema.

3 curtidas

Exatamente.

1 curtida