Mercado de TI tem bons salários, mas sobrecarrega funcionários, diz estudo

Resumindo. O empresário de TI continua na saga em encontrar o profissional “Severino” bonzinho que topa tudo pelo emprego; as faculdades não vão mudar sua metodologia engessada por burocracia;

Quem está no mercado não consegue emprego porque não domina todas as linguagens programação e nem o café do patrão (sim, já encontrei vagas exigindo isso), nem 5 idiomas e o :face_with_symbols_over_mouth: a quatro.

E quem já está na labuta sofre tanto quanto desenvolvedor de games. Prazos impossíveis e ameaças. Eu desisti de TI, ou era morrer na frente de um PC a troco de bronca, ou era viver como freela. Talvez eu devesse tentar Direito.

10 curtidas

Boa! quanto menos competição no mercado, maior salário no meu bolso. Por mais pessoas como você.

Olha só, que coincidência, cá estou eu trabalhando até as 22h pra dar conta da demanda, pq somente nesse mês, 3 pessoas deixaram o time.

Vagas arrombadas existem em todo lugar, não só no TI. É só saber dizer não… recuso oferta no linkedin com bastante frequência.

Quanto aos prazos e ameaças, com tanta vaga, se vc está numa empresa ruim, é por comodidade, pq dá pra trocar de emprego 4x no ano se quiser, basta ser qualificado de verdade.

TI não é pra qualquer um, tô vendo muita gente migrar pra área na ilusão de que tudo vai ser as mil maravilhas pelo bom momento atual…

Pra vc que está lendo isso, leia e estude bem cada área de TI pra ver qual combina mais com vc e se é isso mesmo que vc quer, lembre-se que vc vai ser um eterno estudante! :slight_smile:

É muito importante vc ter em mente que a TI exige uma postura mais proativa, e apesar da maioria ficar “só atrás de uma tela de computador”, são profissões bem estressantes na qual toda hora aparece um problema para resolver. É por isso que muitas vagas oferecem regalias que não se vê em outras áreas, tipo pausa para jogar videogames, sinuca, cerveja etc.

Não é atoa que muitos chamam TI de Tristeza e Insegurança

3 curtidas

Choradeira que falta profissional mas quando anunciam uma vaga, exige o supra sumo de um profissional.

5 curtidas

Não é bem assim, vire e mexe saí uma matéria dizendo que faltam profissionais de TI. Eu discordo, está faltando os profissionais de TI que os recrutadores querem, os caras pedem um monte de coisa, só falta pedir pro candidato saber plantar bananeira.
Se as faculdades forem se adequar a tudo que esse pessoal pede, cursos de 4 e 5 anos, vão virar cursos de 10 anos.
E fica a dica, a área de TI é super stress, quem pensa em ir pra ela já fique sabendo, principalmente quem quer ser desenvolvedor, depois que inventaram o tal do fullstack, ficou pior ainda.

9 curtidas

Mais uma matéria mentirosa para gerar mão de obra em abundância e barata…

Não há falta de profissionais. Nunca houve

Há um descompasso entre mentalidade do empregador, rh e empregados na TI

5 curtidas

Dos q conheço pessoalmente q trabalham com desenvolvimento acho q o único q não se sente explorado é pq é basicamente chefe, mas não vejo uma pessoa q trabalha até fds como tendo um emprego saudável.

Pra pagar pouco ainda por cima.

Eu trabalho com engenharia mecânica e é exatamente a mesma coisa. Exigem 3 idiomas e vc mal usa leitura de inglês, quem dirá fala. Querem q vc saiba mexer em uns 3 softwares de desenho, expert em excel e 5 anos de xp no setor pra ser contratado como júnior.

Os RHs e coachs da vida antes diziam q vc precisava se especializar, depois vc tinha que ser generalista, agora inventaram o termo “Proffisional T” pra dizer que vc tem q saber de tudo (mesmo q não use nada) e se aprofundar em uma coisa. Cada vez mais as exigências fazem menos sentido para as vagas.

2 curtidas

Profissional tem e muito.
É que a gente do T.I prefere tirar CNPJ e virar prestador de serviço do que trabalhar por 1200,00 seco e ter que fazer a função de T.I, pregar corrimão, fazer café e programar o GPS do carro do chefe só pq é o “carinha do computador”.
Por isso que ninguem quer CLT mais, a área de T.I é a que mais tem desvios de função.

2 curtidas

Exatamente.
Os caras te contratam pra crimpar cabo de rede mas exigem que vc saiba programar em 20 linguagens, saiba fazer cafe, limpar cocô do cachorro e arrumar a hora do microondas.

Tudo isso por um super salario de 1200 + VT

Minha ultima entrevista exigiram que eu soubesse Delphi, PHP, Java e C#… A vaga era pra técnico de telecom (só pra passar cabo de rede o dia todo).

5 curtidas

Uai… precisava de um estudo para isso?

kkkk

Vagas insanas de requisitos, uma pressão fudida de quem não sabe programar um “hello world”, rh’s cretinos que vendem uma mentira de imagem linda da empresa, qualidade de vida zero, o pós 8 , 9h diárias de empresa, viram horas gratuitas da empresa, pois vc é obrigado a se atualizar constantemente, pois criam novas ideias pq são “descolados e inovadores”. Isso tudo pelo incrível salário que não te mantém solo em uma grande cidade morando com dignidade. Muitas das vezes vc olha seu carro e o do patrão, o abismo é gigante, sendo que é superior intelectualmente, porém não sabe estalar o chicote nas pessoas e tirar tudo delas. Bem vindo ao mundo TI.

4 curtidas

Mentira deslavada. Não faltam profissionais, o que falta é vergonha na cara das empresas em pagarem salários compatíveis com as exigências do cargo. Quem duvida é só ver o Vagas Arrombadas, o que mais tem é empresa exigindo conhecimento de engenheiro da NASA, mas pagando salário de estagiário.

Mais um estudo fake patrocinado pelas empresas com o único intuito de pintar uma imagem bonita da área e assim conseguir mão de obra barata.

4 curtidas

Estou no mercado a 20 anos. Mesmo papo de sempre. Ninguém quer investir, pagar mais e dar mais condições de bem estar para os funcionários. Nada vai mudar.

6 curtidas

Direto? meu irmão eu larguei o direito para ir para o Ti, não tenho um pingo de arrependimento, judiciário lento, muito advogados, prazos e prazos, salários ridículos.

Depende né, pra concurso público é a melhor área. Mas para praticar como autônomo, sem ser em uma firma renomada como sócio ou filho do dono, realmente é bem mais complicado, já que a área está bem saturada, uma vez que toda esquina tem uma faculdade de Direito, a maioria de qualidade duvidosa.

1 curtida

Descobriram o Brasil com essa matéria né…

A turma tá sempre chorando, mas gente boa ganha bem e não fica um dia sem trabalho.

Ainda assim estamos anos luz em esforço e produtividade que China, índia e Coréia.

Não só trabalhamos menos, como não temos, proporcionalmente, um décimo dos artigos publicados nesses países.

Só choradeira!!!