Memória RAM: 4 pentes de 4 GB, 2 de 8 GB ou 2 de 4 GB e 1 de 8 GB?

Olá, tenho um pc com 8gb de ram no total, 2 pentes de 4gb ddr3, quero colocar 16gb, sofro muito com travamentos nos jogos, e queria saber se devo comprar mais 2 pentes de 4gb ou 1 pente de 8gb ou trocar todas as memórias por 2 de 8gb.

que pergunta doida hahahaha 4 de 8

Primeiro é bom falar o modelo da placa mãe e quanto suporta no total, mas normalmente considerando que é ddr3, antiga, creio que seria 4 de 4, mas espera mais respostas aí kkk

Nas 3 situações você vai estar ocupando os dois canais de memória com a mesma quantidade de RAM, então na prática não vai ter diferença.

Se optar pela rota de 2 de 4 GB e 1 de 8 GB, certifique-se apenas de colocar os dois pentes de 4 GB em um canal e o pente de 8 GB no outro canal. Normalmente fica impresso na própria placa-mãe, perto dos slots, se não encontrar na placa, consulte o manual (por exemplo, DIMM_A1 e DIMM_A2 formam o primeiro canal, DIMM_B1 e DIMM_B2 formam o segundo canal)…

Depende muito da placa mãe e CPU… por exemplo, eu tenho um problema pentelho com o meu Ryzen 5 1600 AF. Tenho um kit DDR4 3000MHz 4x4GB que funciona @ 3200MHz estáveis no meu Ryzen 5 5500, porém no Ryzen 5 1600 AF não saem de 2666MHz sem dar crash… (Não dá pra por no 5 5500 porque este terá 4x 16GB logo mais)

Se eu fosse você, experimentava comprar 2x8GB e deixar junto com os 2x4GB para ver se dava problema… se não der problema, tu teria 24GB de RAM, se der problema tu tira os 2x4GB e fica com os 16GB que tu queria.

4 curtidas

Também voto nessa solução.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.