Memória interna vs cartão de memória: qual o melhor?

Olá, senhores!

Eu tenho um LG G7 e precisarei realizar gravações pesadas (em alta qualidade) com ele, por isso, estou cogitando comprar um cartão de memória maior e melhor para fazer as filmagens. Tenho lido muito a respeito, mas os textos e vídeos que vi chegam a conclusões divergentes.

Em outras palavras, estou precisando de uma orientação ou dica de matéria/artigo confiável para eu entender onde seria melhor gravar o conteúdo, na memória interna ou um cartão classe com alto valor de leitura, pois quero evitar engasgos ou coisas do tipo. Grato!

Qual a memória interna do seu aparelho? Quais as especificações de leitura e escrita dela? Vc precisa saber esses detalhes para ponderar a melhor escolha.

Via de regra a memória interna sempre tende a ser melhor, porém ela tem um limite. Já o cartão de memória, você pode acrescentar memória, porém esses cartões não costumam ter boa velocidade e os que possuem, podem custar o preço de um smartphone.

Teria a possibilidade de gravar na memória interna e exportar para um computador ?

1 curtida

Tem cartões de alta velocidade que foram feitos para suportar gravação de alta qualidade (4k@60fps).
Você vai querer cartões da classe UHS Speed Class 3 pelo menos.
Eu acho que UHS-I Speed Class 3 é o suficiente.

A vantagem de usar o cartão de memória é que você escolhe o tamanho (dependendo da qualidade e da duração da gravação, você vai precisar de um cartão de 1TB fácil) e ainda pode trocar o cartão caso encha.

Se quiser um guia sobre velocidade de cartão de memória (um pouco defasado já, mas é o suficiente):

Ou você pode ler direto no site da Associação SD:

1 curtida

Escrita, para gravar tu precisa de taxa de escrita. Leitura vai ser na hora que tu for transferir pro computador pra editar.

Depende da resolução que tu pretende gravar, da compressão e da taxa de bits dela. Tu vai ter de olhar no app qual é a taxa. (Ou grava um video e abre no VLC. (dá pra achar essas infos lá))

Mas se tu não quer arriscar, tenta o cartão mais rápido que tem: UHS-II. (Não sei se todos aparelhos conseguem gravar na velocidade máxima, teria de verificar se o teu consegue.)

Outra coisa a considerar é a porta de dados do celular… se for MicroUSB, eu escolheria o cartão sem sombra de dúvidas, pois daria para remover o cartão e usar em um leitor externo maior velocidade.

Não adianta comprar o cartão mais rápido que existe pois ele segue uma pinagem diferente e não é todo aparelho que consegue utilizá-lo.

Um cartão classe 10 A1 U3 já é capaz de gravar em 4K.

Independente de tudo isso, a gravação nunca ocorre diretamente na mídia, ela sempre passa por um buffer na memória RAM, então é codificado e mandado pro armazenamento.
Então é melhor se preocupar sempre em liberar o máximo de RAM do que o armazenamento em si.

1 curtida

Vixi, tinha esquecido do barramento. hahaha
Tem de ver isso também.

1 curtida

Pois é, o foco do cartão seria para não ter que liberar a memória interna. Ele tem 64GB. Não encontrei informações sobre a velocidade dele ou coisas do tipo.

parece que o LG G7 ThinQ tem UHS-II

Outra fonte bem resumida:

Não sei muito sobre o seu projeto mas já viu que nenhuma das duas opções é o ideal pelo que já falaram aqui. Um cartão pode funcionar mas pode começar a engasgar no meio. Se tiver a possibilidade, recomendo usar seu smartphone plugado no computador e usar um software como o OBS pra gerenciar a gravação. Existe uma monte de jeito diferente de fazer seu celular virar uma “webcam” no computador mas é super fácil de achar isso!

memoria interna disparado!

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.