Oi pessoal
Sou usuária de Mac a +14 anos e estou migrando para o Windows após a falta de suporte da Apple para os equipamentos considerados “vintage”. Trabalho com 3d desde 2016 onde comprei um PC para renderizar. Passei um por 7 anos de doença e hoje tenho um PC quase nunca usado que me atende perfeitamente, porém incompatível com W11. Também tenho aplicativos caros com licença perpétua tipo zbrush que pretendo não ficar atualizando pois é caro demais.
Não tenho interesse em seguir atualizações e me tornar escrava dos requisitos do Windows para me manter segura, quero melhorar a máquina conforme necessário para trabalho ou caso REALMENTE o hardware apresentar defeito.
Quero seguir com 1 CPU até o fim da vida, só fazendo as mudanças necessárias. É claro, se a placa mãe der defeito, vou trocar somente a peça e se preciso comprar a licença do Windows separado, mas nunca trocar o PC completo.
A dúvida é, como navegar na internet e fazer compras, baixar arquivos de uma forma segura após a falta de suporte? Pensei em fazer um dual boot com Linux e usar a internet nele quando preciso , deixando o Windows quase sempre off-line.
Alguma dica?
Me manter no W10 até a placa mãe decidir
Quando queimar a placa vou ter que trocar por outra e compra a licença compatível com a placa
Trocar os componentes conforme a necessidade , nunca o PC completo
Deixar o Windows só para trabalho
Medo de vírus e de perder meus aplicativos
Navegar e fazer compras em outro lugar … Linux?? Tablet?
Nat, tem muita coisa em uma mensagem só, e ainda assim faltando diversas informações, como por exemplo, qual é este seu PC, as configurações dele (para a comunidade ajudar no motivo de não ser compatível com o Windows 11).
Antes de qualquer coisa, tudo que você disse sobre Windows e sobre PC está errado ou equivocado.
Você vem de um sistema completamente fechado (em hardware e software) e com o Windows não é assim.
O antivirus presente no windows 10 e 11 são equiparáveis a todas as outras soluções do mercado, não sendo mais necessária nenhuma solução terceira para isso. E você não vai “pegar vírus” por navegar na internet. Somente se baixar e instalar arquivos suspeitos, caso contrário, é seguro tanto quanto qualquer Apple.
Outro ponto, a licença do Windows pode ser a digital que fica atrelada à sua conta, logo, qualquer componente que você trocar no computador não será necessário uma nova. E apenas nos casos onde seja necessário formatar o computador, depois é só logar com sua conta Microsoft, nem mesmo digitar uma chave de ativação.
Se entendi bem, você tem uma máquina de 7 anos atrás? Se sim, desculpe, mas ela está chegando ao fim da vida. Pois, assim como a Apple, a Microsoft não fornece suporte ad aeternum para seus sistemas.
Então… como ninguém sabe quanto tempo tu ainda tem de vida, é complicado dizer que periodo é esse. hahaha
Falando sério agora, acho pouquissimo provável que tu consiga ficar com um único CPU por mais de 5, 10 anos. Toda hora muda alguma coisa no hardware que deixa incompatível com os componentes mais atuais…
Por exemplo, teu computador de 7 anos atras já não tem peças de reposição novas… e o hardware novo (placa mãe, processador e RAM) não são compatíveis… você precisaria comprar esses três novos.
Se tu quer segurança… acho pouco provável que tu consiga com o Windows 10 depois de 2025…
Se teu Windows não for oem, tu não precisa comprar outro na troca da placa mãe… é só reinstalar e usar o mesmo serial… alias, o serial do Windows 7 funciona no 10 e no 11…
Não existe isso. A menos que tu queira insistir em comprar hardware obsoleto a preço de novo… o que ao meu ver não compensa muito…
é uma opção, mas se ele tiver desatualizado…
Só não ficar navegando em site esquisito procurando trial extendido de software pago…
Não tem problema de fazer compra no Windows… faço isso a 20 anos e nunca tive um único problema. Se o site que tu comprou for falso, não importa se é Windows ou Linux…
Então, não tenho interesse em ter que ficar trocando peça pra atualizar MAS sou de acordo em atualizar porque precisa trocar a peça, entende? Se daqui a 6 anos minha placa mãe queimar eu entendo que vou ter que comprar outra atualizada e provavelmente vai me obrigar a migrar para um Windows atualizado. A Apple eu deixei por conta de ter que comprar um desktop novo de 10 em 10 anos. Meu pc tendo um Watercooler bom, gabinete show , fonte legal … porque tenho que comprar um pc inteiro sempre? Não quero isso
Minha dúvida é que em breve meu Windows vai perder suporte e tenho medo de vírus. Quero um lugar seguro para navegar apartir de 2025. Pensei num dual boot com Linux ?
Não se pega vírus assim do nada, a não ser que os sites que esteja entrando sejam duvidosos. Não precisa ter dual boot para navegar com segurança, se não me engano a partir do Windows 10 eles colocaram o Windows Sandbox, é basicamente uma máquina virtual dentro do windows que é totalmente separada do seu windows principal.
Olha, se você pretende migrar da Apple para um PC Windows na esperança de usar o mesmo hardware por mais de 10 anos, a única diferença vai ser um preço mais acessível no momento inevitável de comprar um PC novo (ou ter que trocar praticamente todos os componentes de um PC antigo), pois nem mesmo a Microsoft oferece suporte para hardware legado por tantos anos…
Um computador não é algo que você vai comprar um e usar o mesmo pelo resto da vida.
Apenas como exemplo, o modo que abria o gmail há 10 anos é completamente diferente do jeito que abre hoje.
Até mesmo os mecanismos de segurança que você se preocupa tanto, fazem uso mais intenso dos recursos, logo, esse seu pensamento de “não trocar porque ele tem que funcionar pela eternidade” é muito, mas muito errado e sinto lhe informar, não é privilégio da Apple.
Pelo que você descreveu seu computador, ele atualmente é mediano. Em 3 ou 4 anos já deve estar bem lento.
Desculpa a ignorância, mas pra que preciso de suporte da Microsoft? Se eu continuar com o W10 até a placa mãe queimar …vou deixar a placa mãe decidir o Windows que precisa.
Só mesmo a dúvida se da pra legalmente utilizar minha licença se trocar a placa por outro modelo
Agora triste é jogar a placa fora e processador funcionando e comprar outro SÓ pra ter que atualizar sempre e me manter “segura”
Se for moda pra Microsoft sempre trocar hardware daqui pra frente, ninguém vai dar conta
Olha, essa fixação por placa mãe queimar, eu sujiro resolver na terapia.
Uso computador há mais de 25 anos e nunca tive esse problema. Fazem anos que não ouço algum amigo passar por isso.
Já foi respondido.
Funcionando, mas a que custo? Um computador hoje, com mais de 10 anos, deve estar super lento.
E não se iluda, o Linux também não vai oferecer suporte pra hardware legado por tanto tempo não.
Sem suporte você não recebe mais correções críticas nem patches de segurança, logo você ficará vulnerável contra novas brechas de segurança que forem descobertas após o fim do suporte. Com as brechas escancaradas, você se torna alvo fácil em ataques cibernéticos.
E tem mais, após um certo tempo do fim do suporte, programas de terceiros também deixarão de oferecer atualizações neste SO (navegador, pacote Office, entre outros), e isso agrava mais a situação. No Windows 10 isso já tem data para acontecer: Outubro de 2025
Não é moda da Microsoft, é simplesmente como as coisas funcionam, especialmente em um mundo onde praticamente todo ano tem lançamento de hardware novo. Todos os SOs (até mesmo Linux) encerram o suporte para hardware obsoleto com o passar dos anos, e 10 anos é uma eternidade no mundo da tecnologia…
Dificil manter uma maquina pra vida toda, o ideal é pensar num gabinete de boa estrutura e conforme a tecnologia avança vai apenas trocando componentes já que gabinetes atuais são bem espaçosos. Na questão maquina pra vida toda impossível eu mesmo que uso PC apenas pra laudo médico a pouco tempo mudando de país tive que sair do meu core i7 sétima geração pois o sistema daqui da Jordânia pedia no minimo um i3 de décima geração pra logar no sistema deles…