Mastodon descobre que crescer não é tão legal quanto parece

1 curtida

Só posso rir! kkkkkkkkkk

3 curtidas

Como a rede social é baseada em servidores, é possível pulverizar essa moderação, exigindo menos recursos para manter a rede organizada.

Entretanto, quando uma instância em específico fica grande demais, ai que mora o problema, pois a moderação fica sobrecarrega, e caso não haja adição de mais esforços, ela passa a comprometer a rede.

Ou seja, a descentralização, ponto chave do Mastodon, é tanto a solução quanto o problema para esta questão.

8 curtidas

O mais legal seria aproveitar esse boom de usuários e multiplicar as instâncias, não concentrar em poucas.

1 curtida

O problema começa aí: não há tanta demanda para se tornar dono de instâncias, mas há de usuários querendo usar.

3 curtidas

Para mim todo esse caso já é perdido quando a gente percebe que Mastodon é um “tipo Twitter” só na superfície, mas só o sistema de servidores já o torna totalmente diferente das outras rede sociais e se aproxima mais do Discord.

E sinceramente, entre Mastodon e Discord, prefiro conversar pelo que tem mais fama. E Mastodon com seu sistema de servidores muito nichado, não puxa nenhuma.

3 curtidas

Não tem como Mastodon crescer do jeito que é, vai precisa ter mais responsabilidade e vai precisar de dinheiro, Maatodon vai precisar mudar, não tem jeito

Kkkkk

Por outro, vai ser irônico Musk destruir duas redes sociais, uma diretamente e outra indiretamente

Eu preferi migrar para a rede indiana Koo. Ao menos gerou uns mega memes. Mas é de boa resulutivilidade como rede social.

2 curtidas

Na real, o Mastodon não nasceu pra ser um “Twitter” e nem deveria de ser.

É uma rede de alto nicho que não tem estrutura pra aguentar a demanda. Agora temos um ponto fraco que sempre existiu. Mas pra que ser um “Twitter”?

Se eu fosse user antigo eu também pularia do barco na hora. Já tem chorume tóxico demais no Twitter Musk, ninguém quer isso migrando pro Mastodon.

1 curtida

Sou administrador da instancia bolha(dot)US, e tenho que dizer que a minha leitura é um pouco diferente do que foi mostrado no post.

As grandes instâncias estão de fato enfrentando situações adversas, mas temos hoje cerca de 29 mil instancias no Fediverso, em sua maioria pequenas com no máximo 1000 a 3000 usuários oq torna mais fácil administrar, aquelas acima de 10 mil são mais raras e é lá que mora o problema.

A bolha(dot)US mesmo tem cerca de 1000 usuários e 18 moderadores voluntários, nosso foco é Tecnologia, e tem funcionado muito bem, sem problemas na moderação, administração ou operação.

Já temos um relay brasileiro para replicar conteúdo brazuca, relay (dot) instancias-br (dot) online, entre instâncias Brazucas e temos cerca de 20 instâncias Brasileiras conectadas e crescendo rápido.

Visite nosso site com a lista de instâncias, vocês vão se surpreender.

bolha (dot) io

O mastodon no Brasil tá se fortalecendo e crescendo.

:slight_smile:

2 curtidas

Aparentemente o autor da matéria não entendeu o conceito de rede social federada, assim como muitos novos usuários dessa e das ondas de migração anteriores.

Esse é o único “problema”. Quando um usuário entende que que existem milhares de outras instâncias (com suas regras e dinâmicas) ele pode migrar da que ele está (se sentindo chateado por qualquer motivo) para outra que lhe seja mais adequada e, caso não encontre, pode subir sua própria instância (ok, não é trivial mas isso é outra questão).

Acho que o advogado que falou que poderá haver processos para os adm de uma instância (no caso de violações da legislação de países onde as publicações alcançam mas não onde se encontram os servidores) estão assistindo muito séries de tv…

As redes federadas, por desenho, se descentralizam quando crescem… então a premissa básica da crítica das dores do crescimento do Mastodon só revelam que o autor da matéria parece não ter entendido a premissa básica do fediverso. O que não é nenhum demérito! O conceito é disruptivo mesmo pra quem acredita somente no paradigma da centralização…

De todo modo é uma matéria e crítica válida do ponto de vista didático! Quem veio do twitter para o Mastodon (ou qualquer outra rede do fediverso) buscando uma rede para engajar milhares de seguidores precisa entender que o foco é retornar ao estado nascente da redes: Estabelecer e/ou manter conversas!

rede social do nível do Twitter pra cima tem que vender os usuários para pagar as contas de milhões de dólares de operação, simplesmente porque quanto a maior a interação, maior será o lixo digital e acumulado e os usuários não vão pagar por serviço nenhum

e o Matodon é isso mesmo que vc falou, não nasceu e não está preparado para crescer para ficar gigante com milhões de usuários ou talvez bilhões (vai que a pessoa que criou o servidor consiga, que eu não duvido disso acontecer) isso vai ter um custo astronômico e doação e trabalhado voluntariado não vai aguentar a demanda.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.