Percebo essa mudança devido a microsoft socar apps de terceiros, anuncios, telemetria e ia forçada. Sem falar na obrigatoriedade de trocar de hardware funcional pra usar o win11.
03 MESES?
Tudo bem que os caras tem uma cultura digital (e formação profissional) bem mais ampla que a nossa. Mas migrar documentos, certificações, banco de dados e planilhas; isso sem falar nos softwares proprietários que não existem no linux dá pano pra manga pra cacete, rs…
Bom, concordo em partes. De fato e infelizmente não dá pra ter MS 365 local, o que torna a ferramenta proibitiva em alguns cenários. Mas do resto você pode ter Exchange (email) e mesmo versões de Windows Server locais servindo Windows virtualizado. Já a questão das licenças: o que não se gasta com licenciamento vai ser gasto com migração, treinamento e no futuro, suporte. Linux pode ser gratuito, mas se você quiser uma distro que ofereça suporte minimamente decente você tem que pagar por isso. Existem cases em que a infraestrutura baseada em Linux acaba sendo mais cara que a Windows pelo fato da questão do suporte.
E, aliás, o que mais existe é caso em que empresas voltaram atrás na migração justamente pelos constantes problemas enfrentados e o crescente custo com suporte por causa disso.
TI não é somente sobre licenças.
Acho que nesse caso é mais preocupação em depender de empresas de um país que está ficando cada vez mais hostil mesmo.
Sim, acredito que a junção desse e outros fatores, assim como tem sido na guerra do hardware.
É mais uma decisão política doq de usabilidade
3 meses é um prazo irreal. Qualquer junior de suporte saberia disso.
Pelo escopo, uma migração total (impossível) levaria anos…
Por incrível que pareça não. Na Alemanha a cultura digital é menor que a do Brasil, ainda tem muitos lugares que só aceitam dinheiro em cédula, as pessoas não são tão adeptas as redes sociais, serviços públicos ainda usam muito papel, eles só se livraram do fax na pandemia.
Se você for pesquisar sobre internet na Alemanha verá várias críticas, que é cara e muito ruim, mas nos últimos anos o governo resolveu investir nisso e tem uma meta de migrar tudo pra fibra óptica até 2030.
Eu sigo uns 2 gringos q moram na alemanha, e pelo que eles falam (supondo q é verdade) a burocracia lá é mto dependente de papel ainda.
Brasil já usou Linux uma vez. Isso mudou na época do Temer
3 meses é muito pouco até pra Alemanha. Mas como já disseram. Se for BO demais é só voltar. Deveriam ao menos testar antes. E o mais importante, já ir contratando profissionais especializados em Linux. Que podem ser mais caros.
A esperança é que isso sirva para melhorar o LibreOffice, já que muitos documentos criados no office vão ser abertos no Libre, aproveita e melhora essa compatibilidade
Qualquer movimento no intuito de libertar as pessoas desse engodo chamado “Teams” é louvável.
Esse merece o prêmio de pior software.
Que banco de dados que rodam na maquina do usuário final que tem de ser migrado?
A migração para o Linux não é imediata, e provavelmente vão seguir tendo maquinas compatíveis com esses softwares, só que em menos numero. Podem até migrar para MacOS alguns computadores.
Já fracassou antes mesmo de começar.
Nem empresa de médio porte consegue nesse prazo quanto mais um País.