Mais um celular com Android One deixa de ser atualizado

Até hoje uso um Mi A2, mas com MIUI custom.
Pro meu uso, atende totalmente, mas acho que comprarei um novo com bateria maior ano que vem.

Sobre o One, o celular era um lixo com a ROM oficial.
Fiquei apenas um ano com a ROM One e, assim que acabou a garantia, já meti uma MIUI.

2 curtidas

Tudo no Android vira bagunça

Eu tive um Xiaomi A2 lite, toda vez que tinha uma atualização era um desespero, eu tinha que correr pra pesquisar se eu poderia ou não deixar ser feita. Vários relatos de pessoas que tiveram o celular inutilizado por atualizações mal otimizadas.
Hoje em dia eu tenho a sensação de que as atualizações do Android são um tanto quanto irrelevantes, não tem muitas melhorias significativas entre uma versão atual e duas anteriores, ao menos nada que me faça trocar de celular apenas por isso.

1 curtida

É o caso das atualizações do Android por dois anos e correções de segurança mensais por três anos, além de rápidas.

O que nunca foi cumprido pela Xiaomi, diga-se de passagem. O Mi A2 nunca viu atualizações mensais de segurança.

Tive o Motorola One. O celular só era bom por conta da comunidade e suas ROMs. A stock era terrível e visivelmente a Motorola não quis gastar muito esforço com o aparelho. Aliás, uma marca completamente arruinada pela Lenovo.
Sobre o Android One, era uma ideia boa com implementação muito ruim, o que é típico da Google.

O problema de um sistema operacional aberto que pode ser usado por todo mundo, é que todo mundo pode fazer o que bem quiser, e ai surge a tão falada fragmentação do Android.

O máximo que o Google pode conseguir fazer para se equiparar a Apple é investir nas atualizações de dispositivos próprios, como os da linha Pixel. O resto é torcer mesmo para as fabricantes atualizarem o sistema pelo menos por mais 1 ano.

A única forma que vejo desse cenário mudar seria o Google tomar para si todo o desenvolvimento do Android, algo que no momento é bem utópico, já que há milhares de aparelhos e fabricantes diferentes, tornando essa uma missão ultra complexa.

Interessante que a Motorola ainda lançou lá fora o Moto G Pro, versão com Android One do primeiro Moto G Stylus, exclusiva do mercado inglês, quando pensávamos que a Motorola já tinha deixado o programa pra trás.
E a Nokia incrivelmente vem insistindo no programa, mesmo que já não destaque na caixa dos aparelhos, como é o caso do Nokia G21.
O problema é que fazer parte do programa Android One hoje já não é garantia de patches mensais ou de upgrades rápidos, já que nesses dois quesitos os aparelhos da Nokia vem falhando seriamente. E daí o benefício de ter um aparelho desse programa já fica duvidoso.
E fica a pergunta: se não consegue manter um suporte de acordo com a exigência do Android One, será que não ficava mais barato pra Nokia (e consequentemente para o consumidor) só fazer um aparelho com Android Puro seguindo o caminho normal (como já acontece com os aparelhos dela nos Estados Unidos), sem precisar depender tanto da Google, que amarra bastante e faz o projeto encarecer só pra poder fazer parte do programa?

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.